Resumo

Título do Artigo

RUMO AO TOPO: O IMPACTO DA TRANSFORMAÇÃO DIGITAL NO VALOR DE MERCADO DO MAGAZINE LUIZA
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Tema

Inovação Digital

Autores

Nome
1 - GUILHERME BATISTELLA CASTELLAR
Fundação Getúlio Vargas - FGV - EAESP
2 - Mateus Ferreira Rumbelsperger Querido
Fundação Getúlio Vargas - FGV - EAESP

Reumo

Objetivo do estudo
Este artigo tem como objetivo destacar os aspectos que impulsionaram a implementação da Transformação Digital no Magazine Luiza e contribuir para o desenvolvimento da teoria sobre Transformação Digital.
Relevância/originalidade
Apesar de existirem estudos a respeito do Magazine Luiza (Félix, Tavares, & Cavalcante, 2018, Saccol, 2005, Silva, 2015), nenhum estudo avaliou as iniciativas digitais de maneira ampla.
Metodologia/abordagem
Analisamos por meio de um estudo de caso os principais aspectos da Transformação Digital da varejista brasileira Magazine Luiza, que alcançou um aumento de 43.000% no preço das ações entre 2015 e 2020, principalmente devido às inovações possibilitadas pela TI.
Principais resultados
Identificamos que alguns dos principais aspectos da transformação digital da empresa não estão sendo adequadamente estudados na literatura, como o uso de uma estrutura de TI bimodal e o uso e a interconectividade entre tecnologias tradicionais e novas de maneiras inovadoras e até disruptivas.
Contribuições teóricas/metodológicas
Este estudo contribui com a literatura analisando dados empíricos sobre os pilares que sustentam a implementação da Transformação Digital em uma organização, que podem ser usados como insumo para o desenvolvimento da teoria sobre Transformação Digital.
Contribuições sociais/para a gestão
A transformação digital do Magazine Luiza resultou em um grande aumento no valor de mercado da empresa. Isso, alinhado à expansão da empresa e a resultados cada vez melhores, sugere que a tecnologia tem o potencial de mudar a estratégia da empresa e torná-la bem-sucedida, corroborando a visão de Bharadwaj (2013). Este estudo sugere que em uma estrutura de TI bimodal é possível unir estratégia de negócios e TI.

Abstract

Study goals
This article aims to highlight the aspects that drove the implementation of Digital Transformation in Magazine Luiza and contribute to the development of the theory about Digital Transformation.
Relevance / originality
Although there are studies about Magazine Luiza (Félix, Tavares, & Cavalcante, 2018, Saccol, 2005, Silva, 2015), no study has evaluated the company's digital initiatives with a broad perspective.
Methodology / approach
We analyzed through a case study the main aspects of the Digital Transformation on the Brazilian retailer Magazine Luiza, which achieved a 43,000% increase in its share price between 2015 and 2020, mainly due to innovations enabled by TI.
Main results
We identify that some of the main aspects in the company's Digital Transformation are not being properly studied in literature, such as the use of a bimodal IT structure and the use and interconnectivity between traditional and new technologies in innovative and even disruptive ways.
Theoretical / methodological contributions
This study contributes to literature by analyzing empirical data on the pillars that supports the implementation of Digital Transformation in an organization, which can be used as input to theory development on Digital Transformation.
Social / management contributions
The Digital Transformation of Magazine Luiza resulted in a large increase in the market value of the company. This, aligned with the company’s expansion and increasingly better results, suggests that technology has the potential to change the company’s strategy and make it succeed, corroborating Bharadwaj’s (2013) view. This study suggests that in a Bimodal IT structure it is possible to unite Business and IT strategy.