Objetivo do estudo
O objetivo desse artigo é demonstrar a importância da comunicação nos projetos, tendo as competências conversacionais do gerente como uma habilidade indispensável para o sucesso, sendo primordial ter um planejamento das comunicações e saber lidar e comunicar as mudanças, atingindo a excelência do projeto.
Relevância/originalidade
Este trabalho evidência a importância da comunicação em gerenciamento de projetos, relatando dificuldades que existem nos mesmos, o qual um dos maiores problemas é a falta de comunicação entre os stakeholders. O estudo de caso analisado descreve que uma pequena falha em comunicação pode ocorrer em atrasos, frustrações e problemas financeiros prejudicando toda a estrutura do projeto em criação e seus envolvidos.
Metodologia/abordagem
A abordagem metodológica do estudo é de forma quantitativo, do tipo descritiva. Foi analisado um problema de comunicação em uma empresa dentro de um estudo de caso.
A complexidade dos projetos pode intensificar o papel da comunicação e do conhecimento da equipe devido a maior necessidade de coordenação e tomada de decisão. O estudo de caso analisado trata-se de uma obra alocada em uma cidade aproximadamente 400 km do escritório central na cidade de Sorriso, Mato Grosso do Sul. Esta obra é composta: estagiários, técnicos, engenheiro residente, mestre de obra, auxiliares de escritório, almoxarife e encarregados.
Principais resultados
Neste estudo de caso relatasse uma situação em que o engenheiro é convocado para uma reunião na obra para rever alguns valores pagos pelos serviços de um empreiteiro em função de aumentos salariais da categoria, o problema foi discutido e o engenheiro residente levou ao conhecimento do diretor. O diretor da empresa analisou os dados e a situação do mercado de trabalho e aprovou o reajuste, as informações trocadas pelo diretor e o engenheiro residente foram por e-mail.
No escritório central o setor que aprova as medições possui uma planilha de serviços e preços aprovado pelo diretor da empresa para pagamento. As informações sobre a mudança nos valores não foram encaminhadas ao setor responsável para ser atualizado. Não houve uma preocupação com o registro desse processo e a distribuição para os interessados. A medição de serviço desse empreiteiro foi enviada para pagamento que já estavam com os valores reajustados, foi verificado que não estavam de acordo com os valores acordados inicialmente da planilha, assim não encaminhando para pagamento, pois os valores não estavam corretos.
A medição do empreiteiro não pode ser aprovada e encaminhada para pagamento pois quem estava ciente da mudança e poderia autorizar a aprovação não foi possível contatá-lo, o problema só foi resolvido no dia seguinte quando o engenheiro residente conseguiu contato e oficializou a atualização da planilha com a autorização do diretor. A falha no procedimento gerou atraso no pagamento dos colaboradores.
Contribuições teóricas/metodológicas
O gerenciamento de projetos é um instrumento para o acompanhamento e condução das atividades dos projetos, buscando resultado, dentro do tempo estabelecido e de acordo com o orçamento analisado (PMBOK, 2013). Para Heldman (2009, p. 51) constitui-se na “[...] aplicação de conhecimento, competências, ferramentas e técnicas às atividades do projeto, com vista ao cumprimento dos requisitos em pauta”. Ele destaca também, que as instituições são altamente reconhecidas em termos de definições das melhores práticas de gerenciamento de projetos, além de trabalhar para apoiar e manter valores, éticas e padrões.
Nesse sentido destaca-se que existe o Instituto de Gerenciamento de Projetos - Project Management Institute (PMI), que constitui-se em uma associação para ajudar os profissionais de quase todos os países do mundo, com o intuito de alcançarem a excelência no projeto através de metodologias (PMI, 2018). Alguns autores sustentam que o processo de comunicação está significativamente associado ao sucesso ou fracasso na atividade de projetos (PMBOK, 2013). Para Arantes (1998), a comunicação é a base para o desenvolvimento nas grandes empresas, somente por meio da comunicação eficaz é possível que dentro das organizações consigam atingir os objetivos planejados.
Contudo, Ferreira (1996) identifica no processo de comunicação os seguintes elementos básicos: emissor, receptor, mensagem, canal, codificação/decodificação e feedback.
Contribuições sociais/para a gestão
As organizações estão passando por um processo de transformação e inovação, assim a gestão de projetos vem ganhando espaço dentro das empresas, se estruturando para dar respostas eficazes e ágeis aos problemas que surgem no ambiente de trabalho, principalmente as que buscam um posicionamento de mercado.