Objetivo do estudo
Verificar se as demonstrações dos indicadores de inovação estão alinhadas as dimensões econômica, social e ambiental.
Relevância/originalidade
A necessidade de inovação aliada a sustentabilidade tem despertado interesse na academia e nas empresas, considerando as restrições impostas por pressões sociais e ambientais que tem provocado mudanças nas estratégias de inovação das organizações.
Metodologia/abordagem
Foram analisados os relatórios das dez empresas com maior participação na carteira teórica do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE). Utilizou-se do método de análise de conteúdo, que representa um grupo de técnicas visando obter indicadores que possibilitam a inferência de conhecimentos na produção e recepção das mensagens. Foram efetuadas análises exploratórias, sobre o tema “inovação”, nos relatórios de sustentabilidade do ano de 2018, das empresas deste estudo.
Principais resultados
O maior impacto dos resultados é a ausência de dados sobre a inovação na maioria dos relatórios, onde as empresas se limitam apenas a apresentar seus projetos inovadores sem informações quantitativas que levem a comparabilidade entre as organizações.
Contribuições teóricas/metodológicas
O artigo se propõe a discutir as estratégias inovadoras sob o viés da sustentabilidade, o quanto os relatórios de sustentabilidade informam sobre os impactos sociais e ambientais provados pelas inovação de produtos, serviços ou processos.
Contribuições sociais/para a gestão
Preocupa a ausência de informações mensuráveis sobre os impactos que a inovação pode trazer, notadamente nos aspectos econômicos, sociais e ambientais. O estudo contribui para o debate no qual as empresas devem demonstrar suas reais intenções quando inovam seus produtos.