Resumo

Título do Artigo

ANÁLISE DOS RELATÓRIOS DE SUSTENTABILIDADE COM RELAÇÃO A ESTRATÉGIA DE INOVAÇÃO
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Tema

Inovação Sustentável

Autores

Nome
1 - MACÁRIO NERI FERREIRA NETO
Universidade de Fortaleza - PPGA - Programa de Pós-graduação em Administração
2 - Sérgio Henrique Arruda Cavalcante Forte
Universidade de Fortaleza -

Reumo

Objetivo do estudo
Verificar se as demonstrações dos indicadores de inovação estão alinhadas as dimensões econômica, social e ambiental.
Relevância/originalidade
A necessidade de inovação aliada a sustentabilidade tem despertado interesse na academia e nas empresas, considerando as restrições impostas por pressões sociais e ambientais que tem provocado mudanças nas estratégias de inovação das organizações.
Metodologia/abordagem
Foram analisados os relatórios das dez empresas com maior participação na carteira teórica do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE). Utilizou-se do método de análise de conteúdo, que representa um grupo de técnicas visando obter indicadores que possibilitam a inferência de conhecimentos na produção e recepção das mensagens. Foram efetuadas análises exploratórias, sobre o tema “inovação”, nos relatórios de sustentabilidade do ano de 2018, das empresas deste estudo.
Principais resultados
O maior impacto dos resultados é a ausência de dados sobre a inovação na maioria dos relatórios, onde as empresas se limitam apenas a apresentar seus projetos inovadores sem informações quantitativas que levem a comparabilidade entre as organizações.
Contribuições teóricas/metodológicas
O artigo se propõe a discutir as estratégias inovadoras sob o viés da sustentabilidade, o quanto os relatórios de sustentabilidade informam sobre os impactos sociais e ambientais provados pelas inovação de produtos, serviços ou processos.
Contribuições sociais/para a gestão
Preocupa a ausência de informações mensuráveis sobre os impactos que a inovação pode trazer, notadamente nos aspectos econômicos, sociais e ambientais. O estudo contribui para o debate no qual as empresas devem demonstrar suas reais intenções quando inovam seus produtos.

Abstract

Study goals
Check if the statements of the innovation indicators are aligned with the economic, social and environmental dimensions.
Relevance / originality
The need for innovation combined with sustainability has aroused interest in academia and companies, considering the restrictions imposed by social and environmental pressures that have caused changes in the innovation strategies of organizations.
Methodology / approach
The reports of the ten companies with the largest participation in the theoretical portfolio of the Corporate Sustainability Index (ISE) were analyzed. We used the content analysis method, which represents a group of techniques aimed at obtaining indicators that allow the inference of knowledge in the production and reception of messages. Exploratory analyzes were carried out on the theme “innovation” in the sustainability reports for 2018 of the companies in this study.
Main results
The greatest impact of the results is the lack of data on innovation in most reports, where companies are limited to presenting their innovative projects without quantitative information that leads to comparability between organizations.
Theoretical / methodological contributions
The article proposes to discuss innovative strategies from the point of view of sustainability, how much the sustainability reports inform about the social and environmental impacts proved by the innovation of products, services or processes.
Social / management contributions
It concerns the absence of measurable information about the impacts that innovation can bring, notably in economic, social and environmental aspects. The study contributes to the debate in which companies must demonstrate their real intentions when innovating their products.