Objetivo do estudo
Explorar o relacionamento entre IoT e KM para criar um ecossistema de IoT inteligente
Relevância/originalidade
Há evidências de um aumento nos estudos de IoT com foco no desenvolvimento ou uso das tecnologias para dar suporte ao ambiente e IoT. Alguns pesquisadores começaram a discutir IoT além das plataformas de tecnologia, visualizando a IoT como um ecossistema. Ainda assim, poucos estudos estão relacionados a Gestão do Conhecimento e IoT para criar ecossistemas inteligentes usando as melhores tecnologias emergentes em conjunto com os processos e habilitadores da Gestão do Conhecimento
Metodologia/abordagem
Abordagem qualitativa com revisão sistemática da literatura
Principais resultados
No ambiente de IoT, os elementos de IoT relacionados a tecnologias de IoT, como identificação, detecção, comunicação, computação, armazenamento de dados e semântica, podem ser considerados como facilitadores da Gestão do Conhecimento. No ecossistema de IoT, conhecimento, informações e dados fazem parte da rede dos processos de Gestão do Conhecimento para combinar inteligência coletiva em inteligência utilizável em tempo real para dar suporte a aplicativos e serviços de IoT
Contribuições teóricas/metodológicas
Apresentamos a evolução dos conceitos da IoT e do ecossistema da IoT, os modelos de negócios da IoT em um ambiente inovador com a interação com as partes interessadas e os usuários. Também mostramos os principais elementos da IoT para construir as bases do ecossistema da IoT. Alguns dos elementos da IoT suportam os habilitadores da Gestão do Conhecimento, prrincipalmente quando estão relacionados a tecnologias e alguns podem ser suportados pelos processos da Gestão do Conhecimento, enquanto outros estão vinculados tanto aos habilitadores e aos processos da Gestão do Conhecimento.
Contribuições sociais/para a gestão
A principal contribuição gerencial desse estudo, principalmente aos participantes de um ecossistema de IoT foi identificar os elementos necessários para a construção de um ambiente inteligente além do desenvolvimento das tecnologias, e que crie valor adicional as organizações e usuários pelo uso dos processos e habilitadores da Gestão do Conhecimento.