Resumo

Título do Artigo

IoT e Gestão do Conhecimento: Ecossistema IoT Inteligente
Abrir Arquivo

Tema

Internet das Coisas – IoT (Internet of Things) e Big Data Analytics

Autores

Nome
1 - Erika Kajiyama Ikeda
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Memorial

Reumo

Objetivo do estudo
Explorar o relacionamento entre IoT e KM para criar um ecossistema de IoT inteligente
Relevância/originalidade
Há evidências de um aumento nos estudos de IoT com foco no desenvolvimento ou uso das tecnologias para dar suporte ao ambiente e IoT. Alguns pesquisadores começaram a discutir IoT além das plataformas de tecnologia, visualizando a IoT como um ecossistema. Ainda assim, poucos estudos estão relacionados a Gestão do Conhecimento e IoT para criar ecossistemas inteligentes usando as melhores tecnologias emergentes em conjunto com os processos e habilitadores da Gestão do Conhecimento
Metodologia/abordagem
Abordagem qualitativa com revisão sistemática da literatura
Principais resultados
No ambiente de IoT, os elementos de IoT relacionados a tecnologias de IoT, como identificação, detecção, comunicação, computação, armazenamento de dados e semântica, podem ser considerados como facilitadores da Gestão do Conhecimento. No ecossistema de IoT, conhecimento, informações e dados fazem parte da rede dos processos de Gestão do Conhecimento para combinar inteligência coletiva em inteligência utilizável em tempo real para dar suporte a aplicativos e serviços de IoT
Contribuições teóricas/metodológicas
Apresentamos a evolução dos conceitos da IoT e do ecossistema da IoT, os modelos de negócios da IoT em um ambiente inovador com a interação com as partes interessadas e os usuários. Também mostramos os principais elementos da IoT para construir as bases do ecossistema da IoT. Alguns dos elementos da IoT suportam os habilitadores da Gestão do Conhecimento, prrincipalmente quando estão relacionados a tecnologias e alguns podem ser suportados pelos processos da Gestão do Conhecimento, enquanto outros estão vinculados tanto aos habilitadores e aos processos da Gestão do Conhecimento.
Contribuições sociais/para a gestão
A principal contribuição gerencial desse estudo, principalmente aos participantes de um ecossistema de IoT foi identificar os elementos necessários para a construção de um ambiente inteligente além do desenvolvimento das tecnologias, e que crie valor adicional as organizações e usuários pelo uso dos processos e habilitadores da Gestão do Conhecimento.

Abstract

Study goals
Explore the relationship between IoT and KM to create a smart ioT ecosystem
Relevance / originality
There is evidence of increasing IoT studies focusing on the development or use of the technologies to support the IoT environment. Some researchers start discussing IoT beyond the technology’s platforms, envisioning IoT as an ecosystem. Still, few studies are related to KM and IoT to create smart IoT ecosystems by using the best of emergent technologies in conjunction with KM processes and enablers.
Methodology / approach
Qualitative approach with Systematic Literature Review
Main results
In the IoT environment, the IoT elements related to IoT technologies such as Identification, Sensing, Communication, Computing, Data Storage, and Semantics, can be considered as KM enablers. In the IoT Ecosystem, knowledge, information and data are part of a KM Processes network to combine collective intelligence into real-time actionable intelligence to support IoT Applications and Services
Theoretical / methodological contributions
We presented the evolution of IoT concepts and the IoT ecosystem, the IoT business models in an innovative environment with the interaction with stakeholders and users. We also showed the main IoT elements to build the foundations of IoT ecosystem. Some of the IoT elements supports KM enablers, mainly when are related to technologies and KM processes and others can support some are linked to both KM enablers and KM processes
Social / management contributions
The main managerial contribution of this study, mainly for ecosystem stakeholders is to identify the main IoT elements to build a smart environment beyond the technology to create value to organizations and users by the use of KM processes and enablers.