Objetivo do estudo
Este trabalho objetiva-se analisar de forma geral o impacto das estratégias de comunicação online desenvolvidas pelos bancos nas mídias sociais sobre os níveis de engajamento online dos usuários no contexto mercadológico Brasileiro. Especificamente apresentar os resultados relacionados à pesquisa, entender quais estratégias de postagens geram maiores níveis de engajamento. Assim pretende-se responder a seguinte pergunta norteadora: Quais são os impactos das estratégias de comunicação online desenvolvidas pelos bancos sobre os níveis de engajamento online dos internautas?
Relevância/originalidade
Interagir, gostar, compartilhar, e comentar são meios usados pelos internautas para demonstrar o seu engajamento a uma marca (Lin & Lu, 2011). Os bancos valorizam cada vez mais o uso das mídias sociais, o que permite um aumento quantitativo de usuários e atividades nas plataformas sociais (Shankar & Khan 2012). Existem grandes desafios para criar conteúdos atraentes e entender as preferências dos consumidores nas plataformas e entre plataformas (Aldous, An, & Jansen, 2019). As empresas alteram as suas estratégias de comunicação de marketing e investem no desenvolvimento de atividades virtuais visando gerar maior lealdade às marcas (Ajina, 2019). Inovam com plataformas modernas para assegurar a comunicação e manter as imagens e identidades das marcas (Guggenmos & Bennett, 2018). Pois obter vantagens competitivas torna-se um processo prioritário independentemente do tamanho e do setor (Minović, Lazarević–Moravčević, & Beraha, 2017).
Metodologia/abordagem
Trata-se de uma pesquisa de natureza quantitativa. Analisou-se os dados secundários dos Cinco melhores bancos no Brasil segundo a revista forbes em 2019 Nubank, Neon, Banco Inter, Caixa e Itaú. Considerando os seguintes critérios: confiança, termos e condições, atendimento ao cliente, serviços digitais e consultoria financeira. A coleta de dados secundários foi feita através das planilhas de excel considerando as postagens feitas nas páginas de facebook do dia 01/08/2018 a 01/08/2019. Foi utilizado o software SPSS 2.0. Adotando os meios da estatística descritiva e multivariada, como o teste t de Student e de Levene para validar as hipóteses ( significância p<0,01 & p<0,05).
Principais resultados
Os principais resultados apontaram às seguintes hipóteses H1: As postagens feitas em fotos geram mais curtidas comparado a aquelas feitas em vídeos; H2: As postagens feitas com celebridades aumentam o nível de visualização. H3: As postagens feitas com celebridades aumentam o nível de compartilhamento. H4: As postagens em vídeos humanizados geram mais visualizações. Todas verificadas e aceitas com p<0,01 e p<0,05.
Contribuições teóricas/metodológicas
As curtidas, test t (t(657) = 2,65: p < 0,05. Considerando p=0,002<0,01 & p= 0,002 <0,05 podemos deduzir que os testes t student e de Levene são significativos. o que leva confirmar a H1.
As visualizações das postagens feitas com figuras de celebridades; test t (t(8)= -1,26: p<0,5, Considerando p=0,000<0,1 & p=0,000<0,5 podemos concluir que os testes t student e de Levene são altamente significativos. O que leva confirmar a H2.
Os compartilhamentos das postagens feitas com figuras de celebridades; test t (t(8)= -1,73: p<0,5; Considerando p=0,001<0,1 & p=0,001<0,5 podemos concluir que os testes t student e de Levene são altamente significativos. O que leva confirmar a H3.
Os vídeos humanizados postados: test t (t(323) = -2,32: p < 0,05, Pode-se concluir que as postagens feitas em vídeos humanizados geram mais visualizações. Considerando p=0,000<0,01 & p= 0,000 <0,05 podemos deduzir que os testes t student e de Levene são significativos. o que leva confirmar a H4.
Contribuições sociais/para a gestão
Na escolha de estratégias de comunicação online para o setor bancário Brasileiro recomenda-se que o quadro gerencial dos Bancos deem mais a preferência para postagens feitas com fotos, pois geram maiores quantidade de curtidas. Também o uso da figura das celebridades e dos vídeos humanizados. Trata-se de uma pesquisa de alta contribuição pois todas as hipóteses foram verificadas através de análise e teste t student e de Levene levando em consideração as principais significância. Nota-se grande ausência da figura dos afrodescentes, idosos em seus anúncios algo que não corresponde à realidade da sociedade Brasileira