Resumo

Título do Artigo

INTERNET DAS COISAS (IoT) E MODELOS DE NEGÓCIOS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA
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Tema

Internet das Coisas – IoT (Internet of Things) e Big Data Analytics

Autores

Nome
1 - JULIANA NELIA DO NASCIMENTO CORREA
USP - Universidade de São Paulo - FEA - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
2 - CESAR ALEXANDRE DE SOUZA
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - USP - Administração

Reumo

Objetivo do estudo
Identificar qual o papel da Internet das Coisas no modelo de negócios das empresas
Relevância/originalidade
Às vésperas de seu vigésimo aniversário, Internet das Coisas (Internet of Things - IoT) ainda requer pesquisas sobre abordagens de negócio. A contribuição do estudo para a prática de administração está na síntese dos resultados de pesquisas anteriores sobre IoT por meio de revisão sistemática, levantamento de casos e síntese de conceitos, identificando novos caminhos para a pesquisa sobre abordagens de negócios da IoT e outras tecnologias da Indústria 4.0.
Metodologia/abordagem
Revisão sistemática da literatura com abordagem em conceitos e levantamento de casos.
Principais resultados
Foram mapeados casos em que a adoção de Internet das Coisas alterou diferentes dimensões do modelo de negócios, de forma geral ou em dimensões específicas, como: o posicionamento estratégico, o modelo de operações, o modelo de relacionamento com clientes, o modelo econômico, o modelo de inovação, o modelo de gestão e a cadeia de valor, com maior frequência no modelo de operações (logística).
Contribuições teóricas/metodológicas
A revisão sistemática da literatura com abordagem em conceitos permitiu mapear pesquisas anteriores que evidenciam quais dimensões do modelo de negócios foram afetadas pela introdução de Internet das Coisas.
Contribuições sociais/para a gestão
O estudo permitiu Identificar como IoT pode contribuir para o modelo de negócios das organizações, ou seja, como pode auxiliá-las a agregar valor a suas ofertas e, assim, ter maior sustentabilidade de seus investimentos nesse tipo de tecnologia.

Abstract

Study goals
Identify the role of Internet of Things (IoT) in the companies' business models.
Relevance / originality
On the eve of its 20th anniversary, IoT still calls for research on business approaches. The contribution to management practice is to identify how IoT allows organizations to add value to their offerings. This paper presents an academic contribution as it synthesizes the findings of the previous research on IoT through a case survey, identifying new avenues for research on business approaches of IoT and other technologies of Industry 4.0, which represents an academic contribution.
Methodology / approach
Concept-centric systematic literature review and case survey.
Main results
The study found cases in which the adoption of Internet of Things changed different dimensions of the companies' business model, as a whole or in its specific dimensions, such as: the strategic positioning, the operations model, the customer relationship model, the economic model, the innovation model, the management model and the value chain, most frequently in the operations model (logistics).
Theoretical / methodological contributions
The concept-centric systematic literature review allowed mapping previous research that shows which dimensions of the business model were affected by the introduction of Internet of Things.
Social / management contributions
The study allowed to identify how IoT can contribute to the business model of organizations, how it can help organizations to add value to their offerings and, thus, have greater sustainability of their investments in this type of technology.