Objetivo do estudo
Identificar qual o papel da Internet das Coisas no modelo de negócios das empresas
Relevância/originalidade
Às vésperas de seu vigésimo aniversário, Internet das Coisas (Internet of Things - IoT) ainda requer pesquisas sobre abordagens de negócio. A contribuição do estudo para a prática de administração está na síntese dos resultados de pesquisas anteriores sobre IoT por meio de revisão sistemática, levantamento de casos e síntese de conceitos, identificando novos caminhos para a pesquisa sobre abordagens de negócios da IoT e outras tecnologias da Indústria 4.0.
Metodologia/abordagem
Revisão sistemática da literatura com abordagem em conceitos e levantamento de casos.
Principais resultados
Foram mapeados casos em que a adoção de Internet das Coisas alterou diferentes dimensões do modelo de negócios, de forma geral ou em dimensões específicas, como: o posicionamento estratégico, o modelo de operações, o modelo de relacionamento com clientes, o modelo econômico, o modelo de inovação, o modelo de gestão e a cadeia de valor, com maior frequência no modelo de operações (logística).
Contribuições teóricas/metodológicas
A revisão sistemática da literatura com abordagem em conceitos permitiu mapear pesquisas anteriores que evidenciam quais dimensões do modelo de negócios foram afetadas pela introdução de Internet das Coisas.
Contribuições sociais/para a gestão
O estudo permitiu Identificar como IoT pode contribuir para o modelo de negócios das organizações, ou seja, como pode auxiliá-las a agregar valor a suas ofertas e, assim, ter maior sustentabilidade de seus investimentos nesse tipo de tecnologia.