Resumo

Título do Artigo

Educação ecológica nas IES brasileiras: desinformação sobre questões ambientais
Abrir Arquivo

Tema

Tópicos especiais em Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Ursula Gomes Rosa Maruyama
CEFET-RJ -
2 - wladmir henriques motta
CEFET-RJ - Maracanã
3 - Liz Rejane Issberner
-

Reumo

Objetivo do estudo
Em termos de sustentabilidade, o ensino superior pode introduzir novas tendências nos domínios da educação, pesquisa e extensão. No entanto, entender a Agenda Ambiental requer uma análise mais cuidadosa das informações, dinâmica das partes interessadas, gestão pública e conflito de interesses. Como combater a desinformação sobre educação ambiental nas instituições de ensino superior?
Relevância/originalidade
Mesmo com milhões de pessoas sem acesso ao consumo de produtos e serviços essenciais para uma vida decente, já estamos consumindo 50% a mais do que o planeta pode substituir e precisamos reduzir as emissões de gases de efeito estufa em 40% para que a temperatura do planeta não caia. acima de 2 ° C, limite indicado pelos cientistas para evitar grandes desastres climáticos (IPCC, 2014). No entanto, como alerta Lima (1997, 2011), o “debate sobre sustentabilidade já foi estabelecido em uma sociedade insustentável”. Os desafios no Brasil para uma mudança no comportamento institucional e governamental são muitos, uma vez que as questões ambientais têm sido consideradas obstáculos aos projetos políticos e econômicos dos segmentos de poder da sociedade (Léna & Issberner, 2018). Segundo José Eli da Veiga (2007), o processo de adoção do termo socioambiental não tem mudança ou acaso. Responde a uma necessidade objetiva. Ou seja, a necessidade de entender o mundo como um organismo, de maneira sistêmica, ampla, interativa e complexa, inscrita na necessidade de sobrevivência, desencadeada pelos problemas ambientais em que estamos inseridos. A mudança no uso dos recursos naturais em nosso planeta é um tópico mais urgente a ser abordado nas agendas ambientais de todos os governos e discutido pela sociedade civil e pela comunidade acadêmica. Como conseqüência desse período conhecido como Antropoceno, o aquecimento global é uma das questões mais críticas da agenda ambiental do século XXI, pois afeta os ciclos biogeoquímicos e a biodiversidade planetária.
Metodologia/abordagem
Esta pesquisa qualitativa, baseada na Rede Federal de Ensino Profissional Científico e Tecnológico (RFEPCT), busca, através da proposta de uma plataforma digital, apresentar um meio de educação ecológica.
Principais resultados
Construir uma plataforma digital com mais de 1.000 dados ambientais, incluindo documentos, e-books, papéis. Mais de 20 vídeos compõem um conjunto de informações, organizado como um modelo de repositório digital que busca integrar uma rede de informações por meio de hiperlinks com outras plataformas digitais, como a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações do Ibict e outros sites de organizações internacionais, facilitando estudantes, pesquisadores e cidadãos, acesso a fontes confiáveis de informação sobre educação ecológica.
Contribuições teóricas/metodológicas
A sociedade geralmente tem dificuldade em obter informações confiáveis sobre políticas de proteção ambiental, pois elas são organizadas e controladas; apesar de não perceber os impactos que o comportamento do consumidor pode ter na biodiversidade do planeta. Quais são as ferramentas ou maneiras de gerar esse 'estado de ignorância' na sociedade? Como a informação pode ser 'manipulada' ou 'construída' para criar uma realidade 'mais sustentável' do ponto de vista econômico e 'mascarada' do ponto de vista ambiental. Para multiplicar os resultados que a Ciência da Informação pode contribuir para a educação dos jovens nas IES, propõe-se observar quais são as perspectivas discutidas sobre a tipologia da informação enganosa e sua diferença com o conceito de desinformação.
Contribuições sociais/para a gestão
A relação entre meio ambiente e educação para a cidadania assume um papel cada vez mais desafiador, exigindo o surgimento de novos conhecimentos para apreender processos sociais cada vez mais complexos. Nesse momento, é preciso haver um processo educacional capaz de se posicionar politicamente e conduzir uma análise crítica dos vários projetos sociais e ambientais que contestam objetivos sociais e político-pedagógicos.

Abstract

Study goals
In terms of sustainability, higher education can introduce new trends in the domains of education, research, and extension. However, understanding the Environmental Agenda requires a more careful analysis of information, stakeholder dynamics, public management and conflict of interest. How to counter desinformation about environmental education in HEIs?
Relevance / originality
Even with millions of people without access to the consumption of products and services essential for a decent life, we are already consuming 50% more than the planet can replace and we need to reduce greenhouse gas emissions by 40% so that the planet's temperature does not rise above 2°C, a limit indicated by scientists to avoid major climate disasters (IPCC, 2014). However, as Lima (1997, 2011) warns, the “sustainability debate has already been established in an unsustainable society”. The challenges in Brazil for a change in institutional and governmental behavior are many, since environmental issues have been considered obstacles to the political and economic projects of power-holding segments of society (Léna & Issberner, 2018). According to José Eli da Veiga (2007), the process of adopting the social and environmental term has nothing of change or chance. Responds to an objective need. That is, a need for understanding the world as an organism, in a systemic, broad, interactive and complex way, inscribed in a need for survival, triggered by the environmental problems in which we are all inserted. The change in the use of natural resources on our planet is a most urgent topic to be addressed in the environmental agendas of all governments and discussed by civil society and the academic community. As consequence of this period known as Anthropocene, global warming is one of the most critical issues on the environmental agenda in the 21st century as it affects biogeochemical cycles and planetary biodiversity.
Methodology / approach
This qualitative research based on the Federal Network of Professional Scientific and Technological Teaching (RFEPCT) seeks, through the proposal of a digital platform, to present a means of greening education.
Main results
Building a digital platform with more than 1,000 environmental data, including documents, e-books, papers. More than 20 videos compose a set of information, organized as a digital repository model that seeks to integrate an information network through hyperlinks with other digital platforms such as Ibict's Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations and other websites of international organizations, facilitating students, researchers and citizens, access to reliable sources of information on greening education.
Theoretical / methodological contributions
Society generally has difficulty in obtaining reliable information on environmental protection policies, as they are organized and controlled; while not realizing the impacts that consumer behavior can have on the planet's biodiversity. What are the tools or ways to generate this 'state of ignorance' in society? How information can be 'manipulated' or 'constructed' to create a 'more sustainable' reality from an economic point of view, and 'masked' from an environmental point of view. In order to multiply the results that Information Science can contribute to the education of young people in HEI, it is proposed to observe what are the perspectives discussed about the typology of misleading information and its difference with the concept of misinformation.
Social / management contributions
The relationship between environment and citizenship education takes on an increasingly challenging role, demanding the emergence of new knowledge to grasp social processes that are becoming more complex every day. At this point, there needs to be an educational process capable of positioning itself politically and conducting a critical analysis of the various social and environmental projects that dispute social and political-pedagogical goals.