Resumo

Título do Artigo

EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA REVISÃO DE LITERATURA
Abrir Arquivo

Tema

Tópicos especiais em Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Valdenildo Pedro da Silva
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte-IFRN - Campus Natal Central
2 - Alline Silva do Vale Guedes
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte-IFRN - Campus Natal Central

Reumo

Objetivo do estudo
O objetivo do trabalho é analisar nas literaturas já publicadas recentemente as formas como a educação para a sustentabilidade têm sido abordadas no cotidiano do ensino-aprendizagem das instituições de educação básica, principalmente no ensino fundamental.
Relevância/originalidade
O tema é atual, devido o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) ter estabelecido em 2000 metas que deveriam ser atendidas pelos objetivos do Desenvolvimento do Milênio (ODM) até 2015, como por exemplo: acabar com a fome e a miséria, difundir uma educação básica de qualidade para todos, dentre outro 6 objetivos e que não foram plenamente alcançados. Essa agenda global é importantíssima para os países, em especial os em desenvolvimento, na busca da melhoria da qualidade de vida das pessoas. Esses 15 anos de ODM revelou também uma série de novas questões sociais que necessitavam de mais atenção. Por isso, em 2015 o PNUD elaborou novos objetivos e metas, chamados de ODS, com meta até 2030, dentre os quais, o objetivo 4, a busca por uma Educação de qualidade, constitui central a formação humana, mas tem sido pouco investigado de como se buscar a melhoria dos ensinos com estratégias inovadoras de ensino-aprendizagem.
Metodologia/abordagem
A revisão da literatura foi realizada seguindo as ideias propostas por Bento (2012), a qual indica quatro passos essenciais para a realização de uma revisão de literatura: i) identificação das palavras-chave; ii) análise de fontes secundárias; iii) recolhimento de fontes primárias; e iv) leitura crítica do material selecionado.
Principais resultados
Os resultados apontaram que existem lacunas na forma como a EPS vem sendo tratada no contexto da sala de aula do ensino fundamental apesar da sua importância perante a atual situação do planeta. Por isso, torna-se necessário um maior compromisso das instituições de ensino fundamental, por meio de estratégias de ensino inovadoras, rumo a um futuro sustentável.
Contribuições teóricas/metodológicas
A sistematização de literaturas que tem tratado do tema educação para a sustentabilidade no ensino fundamental, mas sobretudo a demonstração de lacunas sobre como se trabalhar com esse tema no período atual, abrindo-se um flanco de possibilidade de novos estudo e modelos didáticos que dinamizem e contribuam com a difusão de uma educação de qualidade que ponha as pessoas e o mundo em um caminho sustentável, por meio de medidas ousadas e transformadoras.
Contribuições sociais/para a gestão
O estudo literatura já está contribuindo para que se possa buscar com uma educação inclusiva e equitativa de qualidade, e possa promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. A promoção do acesso universal à educação primária é realidade em quase todo mundo, mas falta a difusão de medidas e estratégias que melhore essa qualidade da educação, a inclusão baseando-se nos princípios de direitos e sustentabilidade humanos. Por isso, o estudo visa contribuir, sobretudo com a promoção da capacitação e empoderamento dos indivíduos com o fito de se ampliar as oportunidades das pessoas mais vulneráveis no caminho do desenvolvimento sereno e convivial.

Abstract

Study goals
The objective of the work is to analyze in the recently published literature the ways in which education for sustainability has been approached in the daily teaching-learning of basic education institutions, mainly in elementary education.
Relevance / originality
The theme is current, since the United Nations Development Program (UNDP) established in 2000 goals that should be met by the Millennium Development Goals (MDGs) by 2015, such as: ending hunger and misery, spread quality basic education to all, among 6 other objectives that have not been fully achieved. This global agenda is very important for countries, especially developing countries, in the quest to improve people's quality of life. These 15 years of MDG also revealed a series of new social issues that needed more attention. For this reason, in 2015, the UNDP developed new objectives and goals, called SDGs, with a goal by 2030, among which, objective 4, the search for quality education, is central to human training, but little has been investigated in any way. how to seek the improvement of teaching with innovative teaching-learning strategies.
Methodology / approach
The literature review was carried out following the ideas proposed by Bento (2012), which indicates four essential steps for conducting a literature review: i) identification of keywords; ii) analysis of secondary sources; iii) collection of primary sources; and iv) critical reading of the selected material.
Main results
The results showed that there are gaps in the way EPS is being treated in the context of the elementary school classroom despite its importance in the current situation on the planet. For this reason, it is necessary to make a greater commitment from primary education institutions, through innovative teaching strategies, towards a sustainable future.
Theoretical / methodological contributions
The systematization of literature that has dealt with the theme education for sustainability in elementary school, but above all the demonstration of gaps on how to work with this theme in the current period, opening up a flank of possibility for new studies and didactic models that dynamize and contribute to the diffusion of quality education that puts people and the world on a sustainable path, through bold and transformative measures.
Social / management contributions
The literature study is already contributing to the search for an inclusive and equitable quality education, and to promote lifelong learning opportunities for all. The promotion of universal access to primary education is a reality in almost everyone, but the dissemination of measures and strategies that improve this quality of education, inclusion based on the principles of human rights and sustainability, is lacking. For this reason, the study aims to contribute, above all with the promotion of training and empowerment of individuals with the aim of expanding the opportunities of the most vulnerable people in the path of serene and convivial development.