Resumo

Título do Artigo

ENSINO DE PEDAGOGIA E EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE: UMA REVISÃO DE LITERATURA
Abrir Arquivo

Tema

Tópicos especiais em Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Valdenildo Pedro da Silva
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte-IFRN - Campus Natal Central
2 - André Menezes de Jesus
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte-IFRN - Campus Natal Central

Reumo

Objetivo do estudo
O presente estudo refere-se a uma revisão da literatura de trabalhos pesquisados em três bases de pesquisas como a ERIC, o Google scholar e a SciELO, visando desvendar e propor um novo processo de educar mais sustentável em sintonia com a Agenda 2030 rumo a uma educação de qualidade mais inclusiva e equitativa de longo prazo.
Relevância/originalidade
A revisão la literatura sobre a educação para a sustentabilidade no ensino superior de Pedagogia é atual e de suma importância, devido proporcionar um ensino inovador e de qualidade na busca de novas atitudes e valores mais sustentáveis.
Metodologia/abordagem
Para a consecução dessa revisão da literatura, seguiram-se quatro passos: identificação das palavras-chave; análise de fontes secundárias; recolhimento de fontes primárias; e leitura crítica dos artigos selecionados.
Principais resultados
Os resultados do estudo mostraram existir 32 artigos publicados por essas bases de pesquisa sobre o ensino-aprendizagem da educação para a sustentabilidade no cerne do ensino superior. Desse total, apenas 12 artigos foram analisados os conteúdos dos títulos e resumos e, em seguida, do texto na integralidade, permitindo uma reflexão acerca do tema pesquisado, ao mesmo tempo revisitar as práticas de ensino e de como tem sido tratado o tema nas instituições de ensino superior, em especial no curso de Pedagogia.
Contribuições teóricas/metodológicas
O estudo traz a tona literaturas que ressaltam a importância da implementação da educação para a sustentabilidade no ensino superior, em especial dos cursos superiores de Pedagogia.
Contribuições sociais/para a gestão
Esta análise desvendou se nos currículos existiam princípios e ensino-aprendizagem no rumo de uma educação para a sustentabilidade. A pesquisa contribuirá tanto para o meio acadêmico quanto para a sociedade, no sentido de propor as instituições de ensino superior, que alterem no projeto político pedagógico do curso, as linhas de pesquisas voltadas à sustentabilidade, e insiram atividades de extensão que visem à transformação das atitudes em comportamentos e práticas mais sustentáveis dos alunos, para que venham a agir como cidadãos conscientes e preocupados com a sustentabilidade de seu meio vivencial.

Abstract

Study goals
The present study refers to a literature review of works researched in three research bases such as ERIC, Google scholar and SciELO, aiming to unveil and propose a new process of more sustainable education in line with the 2030 Agenda towards a long-term, more inclusive and equitable quality education.
Relevance / originality
The literature review on education for sustainability in higher education in Pedagogy is current and extremely important, as it provides innovative and quality teaching in the search for new attitudes and more sustainable values.
Methodology / approach
To achieve this review of the literature, four steps were followed: identification of keywords; analysis of secondary sources; collection of primary sources; and critical reading of the selected articles
Main results
The results of the study showed that there are 32 articles published by these research bases on the teaching-learning of education for sustainability at the heart of higher education. Of this total, only 12 articles were analyzed, the contents of the titles and abstracts and, subsequently, of the text in its entirety, allowing a reflection on the researched theme, at the same time revisiting teaching practices and how the theme has been treated in institutions higher education, especially in the Pedagogy course.
Theoretical / methodological contributions
The study brings up literature that underscores the importance of implementing education for sustainability in higher education, especially in higher education courses.
Social / management contributions
This analysis revealed whether there were principles and teaching-learning in the curriculum towards education for sustainability. The research will contribute both to the academic environment and to society, in the sense of proposing higher education institutions, which change the lines of research aimed at sustainability in the pedagogical political project of the course, and include extension activities aimed at transforming attitudes in more sustainable behaviors and practices of students, so that they come to act as conscious citizens and concerned with the sustainability of their living environment.