Resumo

Título do Artigo

A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA O ALCANCE DA GESTÃO SOCIAL. UM ESTUDO DE CASO ENVOLVENDO O PROJETO SUSTENTABILIDADE EM AÇÃO NA CIDADE DE SÃO JOÃO DEL REI-MG
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Tema

Tópicos especiais em Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Laísa Santos Magalhães
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) - Coração Eucarístico
2 - Luciana Martins Ezequiel Sousa Lima
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) - Coração Eucaristico - Belo Horizonte
3 - Pablo Luiz Martins
UFSJ - Universidade Federal de São João del-Rei - Departamento de Ciências Administrativas e Contábeis - DECAC

Reumo

Objetivo do estudo
Esta pesquisa apresenta um estudo sobre a educação ambiental na cidade de São João Del Rei, onde foi analisado o envolvimento dos cidadãos sanjoanense com as práticas de cunho sustentável (oficinas de reciclagem, palestras, atividades de plantio, feiras sobre reciclagem entre outras) que foi realizada pelo projeto Sustentabilidade em Ação durante os anos de 2016 a 2019.
Relevância/originalidade
A sustentabilidade ambiental está pautada em um desenvolvimento econômico e social que não gere impactos negativos ao Meio Ambiente e o mantenha de forma segura às gerações. Assim sendo, é essencial o uso inteligente dos recursos dispostos para a humanidade. Dessa maneira, tornar-se-á necessário uma mudança da população nos seus hábitos de consumo, descarte, substituição do uso e reciclagem de materiais, entre outros fatores que podem minimizar efeitos nocivos ao meio ambiente. Umas das formas de sensibilizá-la, refere-se a inserção e continuidade da educação ambiental nas escolas, instituições de ensino e demais esferas públicas e privadas que compõe a sociedade. Através da participação da sociedade civil nas questões ambientais é possível o desenvolvimento do seu senso crítico, sua participação e monitoramento na formação de políticas públicas que podem vir a sanar os problemas de sua cidade e até mesmo de seu país.
Metodologia/abordagem
Para fundamentar o estudo foi realizado um apanhado teórico sobre o tema sustentabilidade, gestão de resíduos sólidos urbanos, educação ambiental, gestão social. Ainda, foi realizada um comparativo das ações realizadas durante os anos do projeto onde foram comparados com a bibliografia estudada, com a finalidade de analisar a progressão das atividades e das pessoas envolvidas.
Principais resultados
Os resultados apresentados, indicam que grande maioria dos entrevistados tem como como objetivo satisfazer as necessidades do presente, sem comprometer as necessidades das gerações futuras onde grande parte diz-se dispostos a adotar práticas e ações sustentáveis, como a coleta seletiva, reciclagem de resíduos, racionalização de água, racionalização de energia dentre outras.
Contribuições teóricas/metodológicas
Logo, este estudo poderá servir como um sinalizador da participação social em temas relacionados ao meio ambiente, sendo de importância para o meio acadêmico e para a sociedade.
Contribuições sociais/para a gestão
Dessa maneira, constata-se que a educação ambiental é imprescindível, pois torna os interesses individuais em coletivos para o alcance do bem comum. Contudo, ainda são necessários maiores esforços das outras esferas públicas e privadas para a formação de políticas públicas efetivas na área ambiental e a participação da sociedade como um todo.

Abstract

Study goals
This research presents a study on environmental education in the city of São João Del Rei, where the involvement of citizens of Sanjoanense with sustainable practices (recycling workshops, lectures, planting activities, fairs on recycling, among others) was analyzed. carried out by the Sustainability in Action project during the years 2016 to 2019.
Relevance / originality
Environmental sustainability is based on an economic and social development that does not generate negative impacts on the Environment and keeps it safe for generations. Therefore, the intelligent use of resources available to humanity is essential. Thus, it will be necessary to change the population in their consumption habits, disposal, substitution of use and recycling of materials, among other factors that can minimize harmful effects to the environment. One of the ways to raise awareness is the insertion and continuity of environmental education in schools, educational institutions and other public and private spheres that make up society. Through the participation of civil society in environmental issues, it is possible to develop their critical sense, their participation and monitoring in the formation of public policies that can solve the problems of their city and even their country.
Methodology / approach
To support the study, a theoretical overview was carried out on the theme of sustainability, urban solid waste management, environmental education, social management. Also, a comparison of the actions carried out during the years of the project was carried out, where they were compared with the studied bibliography, with the purpose of analyzing the progression of the activities and the people involved.
Main results
The results presented indicate that the vast majority of respondents aim to satisfy the needs of the present, without compromising the needs of future generations, where a large part say they are willing to adopt sustainable practices and actions, such as selective collection, waste recycling, water rationalization, energy rationalization among others.
Theoretical / methodological contributions
Therefore, this study may serve as a sign of social participation in issues related to the environment, being of importance for the academic environment and for society.
Social / management contributions
Thus, it appears that environmental education is essential, as it turns individual interests into collectives to achieve the common good. However, greater efforts from other public and private spheres are still needed to form effective public policies in the environmental area and the participation of society as a whole.