Resumo

Título do Artigo

Práticas Socioambientais no Varejo Supermercadista: Um Estudo Multicasos
Abrir Arquivo

Tema

Responsabilidade Social Corporativa

Autores

Nome
1 - Caroline Miranda Correa
UNESP -
2 - João Guilherme de Camargo Ferraz Machado
UNESP - Faculdade de Ciências e Engenharia (FCE), Campus de Tupã
3 - Gessuir Pigatto
UNESP - Faculdade de Ciências e Engenharias
4 - Sergio Silva Braga Junior
UNESP - Faculdade de Ciências e Engenharia de Tupã

Reumo

Objetivo do estudo
O presente estudo tem como objetivo analisar as práticas socioambientais em supermercados da região da Alta Paulista, noroeste do Estado de São Paulo.
Relevância/originalidade
Moravcikova et al. (2017) afirmam que seis de cada dez empresas irão investir em iniciativas sustentáveis. Independentemente do tamanho, as empresas estão reconhecendo os benefícios de se tornarem verdes (Lu, Bock & Joseph, 2013). Portanto, ser sustentável é um elemento necessário e um custo inevitável para o funcionamento de uma empresa
Metodologia/abordagem
Para a verificação do objetivo proposto, foi realizada uma pesquisa descritiva, de abordagem qualitativa, por meio de um estudo de caso múltiplo, em que foram estudados dois supermercados da região da Alta Paulista. Sendo assim, a primeira etapa da pesquisa foi constituída a partir do levantamento bibliográfico. Essa busca proporcionou suporte teórico para a pesquisa. A segunda etapa da pesquisa caracterizou-se no planejamento dos casos. Nessa etapa, foram escolhidas as unidades de análise. Justifica-se a escolha das lojas, por fazerem parte de redes de supermercados. E também pelo acesso e disposição das empresas em participarem da pesquisa. Nessa fase também foram determinados os métodos e técnicas para a coleta e análise dos dados. Para a terceira etapa, a coleta de dados, a técnica escolhida foi a entrevista, para tanto foi elaborado um formulário composto por questões abertas. O formulário foi embasado nas principais práticas socioambientais das três maiores redes de supermercado presentes no Brasil: GPA, Carrefour e, Walmart.
Principais resultados
Foi possível observar que nos casos pesquisados, os aspectos ambientais e sociais são tratados de forma declarada na política da empresa e existe uma preocupação para que os impactos ambientais sejam reduzidos, que ficou demonstrado com a prática de separação de produtos para reciclagem e com a busca pela eficiência no uso dos recursos, por exemplo.
Contribuições teóricas/metodológicas
Apesar de ser um pesquisa de carater qualitativo, o metodo empregado se mostrou eficiente para se atingir o objetivo proposta. Desta forma, o estudo permitiu observar que, na pesquisa descritiva quando os procedimentos são realizados dentro dos procedimentos exigidos pelo método, os resultados podem ser valiosos.
Contribuições sociais/para a gestão
Os resultados demonstram que as práticas sócio=ambientais adotadas pelo varejo supermercadista trazem contribuições relevantes para a empresa, sociedade e meio ambiente. Também demonstram que o retorno em marketing e financeiro, superam os custos de investimento.

Abstract

Study goals
The present study aims to analyze socio-environmental practices in supermarkets in the Alta Paulista region, northwest of the State of São Paulo.
Relevance / originality
Moravcikova et al. (2017) state that six out of ten companies will invest in sustainable initiatives. Regardless of size, companies are recognizing the benefits of going green (Lu, Bock & Joseph, 2013). Therefore, being sustainable is a necessary element and an inevitable cost for the functioning of a company
Methodology / approach
To verify the proposed objective, a descriptive research was carried out, with a qualitative approach, through a multiple case study, in which two supermarkets in the Alta Paulista region were studied. Thus, the first stage of the research was constituted from the bibliographic survey. This search provided theoretical support for the research. The second stage of the research was characterized in case planning. In this stage, the units of analysis were chosen. The choice of stores is justified, as they are part of supermarket chains. And also for the access and willingness of companies to participate in the research. In this phase, the methods and techniques for data collection and analysis were also determined. For the third stage, data collection, the technique chosen was the interview, for which purpose a form was created with open questions. The form was based on the main socio-environmental practices of the three largest supermarket chains present in Brazil: GPA, Carrefour and, Walmart.
Main results
It was possible to observe that in the researched cases, the environmental and social aspects are treated in a declared way in the company policy and there is a concern for the environmental impacts to be reduced, which was demonstrated with the practice of separating products for recycling and with the search for the efficient use of resources, for example.
Theoretical / methodological contributions
Despite being a qualitative research, the method used proved to be efficient to achieve the proposed objective. In this way, the study allowed to observe that, in the descriptive research when the procedures are performed within the procedures required by the method, the results can be valuable.
Social / management contributions
The results demonstrate that the socio = environmental practices adopted by the supermarket retailer bring relevant contributions to the company, society and the environment. They also demonstrate that the returns in marketing and finance outweigh the investment costs.