Objetivo do estudo
Este estudo tem por objetivo identificar modelos de negócio inerentes a Indústria 4.0, com o propósito de fornecer definições e compreender tais modelos, além de encontrar lacunas de estudo.
Relevância/originalidade
Os modelos de produção criados pela indústria ao longo do século XX passam a ser questionados diante da evolução tecnológica, e da nova transformação digital da manufatura, conhecida como Indústria 4.0. Embora muitas vantagens e possibilidades sejam percebidas a partir desta transição, existe pouca discussão acerca dos modelos de negócio que melhor se adaptarão a este contexto, tornando-se oportuna uma revisão dos modelos de negócios que surgem ou são adaptados a este novo paradigma.
Metodologia/abordagem
Esta pesquisa tem uma finalidade descritiva com uma abordagem qualitativa por meio de uma revisão sistemática da literatura, fazendo uso de fontes secundárias por meio de levantamento bibliográfico, com consulta as bases de dados SCOPUS e Scielo.
Principais resultados
Conclui-se que os modelos de negócio no contexto da Indústria 4.0 tendem a ser direcionados aos consumidores, com uma oferta de demanda flexível e customizada, inclinando-se ao lote “size one”, onde as empresas não mais comercializarão seus produtos, mas sim, fornecerão soluções para os problemas dos clientes.
Contribuições teóricas/metodológicas
Após analisados os artigos escolhidos, foram identificados diferentes modelos de negócio no contexto da Indústria 4.0. Da mesma forma, o estudo tornou evidente o largo espaço para pesquisas futuras.
Contribuições sociais/para a gestão
A partir dos resultados, verificou-se que os gestores precisam estar atentos, cada vez mais, às preferências de seus consumidores, e compreender seus anseios, ao invés de empurrar produtos e servidos aos seus clientes.