Resumo

Título do Artigo

MODELOS DE NEGÓCIO NO CONTEXTO DA INDÚSTRIA 4.0: UMA REVISÃO DA LITERATURA
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Tema

As tecnologias habilitadoras da Indústria 4.0 e seus impactos na Engenharia de Produção e na Estratégia e Gestão de Operações

Autores

Nome
1 - Ernani José Fortunato Lisbôa Enke
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Campus Vergueiro
2 - Mauro Luiz Martens
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - PPGEP /UNINOVE - Vergueiro

Reumo

Objetivo do estudo
Este estudo tem por objetivo identificar modelos de negócio inerentes a Indústria 4.0, com o propósito de fornecer definições e compreender tais modelos, além de encontrar lacunas de estudo.
Relevância/originalidade
Os modelos de produção criados pela indústria ao longo do século XX passam a ser questionados diante da evolução tecnológica, e da nova transformação digital da manufatura, conhecida como Indústria 4.0. Embora muitas vantagens e possibilidades sejam percebidas a partir desta transição, existe pouca discussão acerca dos modelos de negócio que melhor se adaptarão a este contexto, tornando-se oportuna uma revisão dos modelos de negócios que surgem ou são adaptados a este novo paradigma.
Metodologia/abordagem
Esta pesquisa tem uma finalidade descritiva com uma abordagem qualitativa por meio de uma revisão sistemática da literatura, fazendo uso de fontes secundárias por meio de levantamento bibliográfico, com consulta as bases de dados SCOPUS e Scielo.
Principais resultados
Conclui-se que os modelos de negócio no contexto da Indústria 4.0 tendem a ser direcionados aos consumidores, com uma oferta de demanda flexível e customizada, inclinando-se ao lote “size one”, onde as empresas não mais comercializarão seus produtos, mas sim, fornecerão soluções para os problemas dos clientes.
Contribuições teóricas/metodológicas
Após analisados os artigos escolhidos, foram identificados diferentes modelos de negócio no contexto da Indústria 4.0. Da mesma forma, o estudo tornou evidente o largo espaço para pesquisas futuras.
Contribuições sociais/para a gestão
A partir dos resultados, verificou-se que os gestores precisam estar atentos, cada vez mais, às preferências de seus consumidores, e compreender seus anseios, ao invés de empurrar produtos e servidos aos seus clientes.

Abstract

Study goals
This study aims to identify business models inherent to Industry 4.0, in order to provide definitions and identify some gaps
Relevance / originality
The production models created by the industry throughout the XX century are now put in check in the face of technological developments and the new digital transformation of manufacturing, known as Industry 4.0. Although many advantages and possibilities are perceived from this transition, there is still little discussion about the business models that will best adapt to this context, making it opportune to review the business models that emerge or are adapted to this new paradigm.
Methodology / approach
This research has a descriptive purpose with a qualitative approach, making use of secondary sources through bibliographic survey, with consultation of the SCOPUS and Scielo databases. Representative keywords and strict criteria were used to find the articles aligned with the study goals.
Main results
It is concluded from the research, that business models in the context of Industry 4.0 tend to be directed to consumers, with a flexible and customized demand offer, leaning towards the size one lot, when companies will no longer market their products, but rather, will provide solutions to customers' problems.
Theoretical / methodological contributions
After analyzing the articles chosen, different business models were identified in the context of Industry 4.0. Likewise, the study made clear the wide scope for future research.
Social / management contributions
From the results, it was found that managers need to be increasingly aware of their consumers' preferences, and understand their desires, instead of pushing products and services to them.