Objetivo do estudo
Mapear a evolução e limitações do conhecimento sobre o ensino baseado em competências nas escolas de ensino superior de engenharias no contexto da indústria 4.0.
Relevância/originalidade
A forma como as escolas de engenharia formam seus alunos pode não estar mais adequada visto às mudanças que a revolução 4.0 incorreu na sociedade, e o ensino baseado em competências pode ajudar a mapear os conhecimentos, habilidades e atitudes que um bom profissional precisa para se destacar nesse contexto.
Metodologia/abordagem
Foi feita uma revisão de literatura a partir das palavras chaves definidas. Elencou-se uma grande quantidade de artigos pertinentes sobre o tema utilizando plataforma Scopus e mapeou-se os principais conceitos dos artigos mais relevantes, fazendo assim um paralelo com o objeto do trabalho em questão.
Principais resultados
Foram identificados deficiências na utilização do ensino baseados em competências no ensino superior, o que dificulta o desenvolvimento de grades curriculares mais bem elaboradas e de acordo com a indústria 4.0. As rápidas mudanças causadas por essa revolução foi outro empecilho identificado para a total compreensão de processos atuais por parte dos alunos.
Contribuições teóricas/metodológicas
Mapeamento do estado onde encontra-se o conhecimento sobre o tema e sugestões para próximos passos
Contribuições sociais/para a gestão
Foram feitas sugestões sobre como as habilidades, conhecimento e atitudes necessárias dos alunos de engenharia no contexto da indústria 4.0 podem ser trabalhadas e melhor identificadas.