Resumo

Título do Artigo

ENSINO DE ENGENHARIA BASEADO EM COMPETÊNCIAS NA INDÚSTRIA 4.0: UMA REVISÃO DE LITERATURA
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Tema

As tecnologias habilitadoras da Indústria 4.0 e seus impactos na Engenharia de Produção e na Estratégia e Gestão de Operações

Autores

Nome
1 - Thiago Espinossi Fontanello
Universidade Federal do ABC - São Bernardo
2 - Vanderli Correia Prieto
Universidade Federal do ABC - CECS

Reumo

Objetivo do estudo
Mapear a evolução e limitações do conhecimento sobre o ensino baseado em competências nas escolas de ensino superior de engenharias no contexto da indústria 4.0.
Relevância/originalidade
A forma como as escolas de engenharia formam seus alunos pode não estar mais adequada visto às mudanças que a revolução 4.0 incorreu na sociedade, e o ensino baseado em competências pode ajudar a mapear os conhecimentos, habilidades e atitudes que um bom profissional precisa para se destacar nesse contexto.
Metodologia/abordagem
Foi feita uma revisão de literatura a partir das palavras chaves definidas. Elencou-se uma grande quantidade de artigos pertinentes sobre o tema utilizando plataforma Scopus e mapeou-se os principais conceitos dos artigos mais relevantes, fazendo assim um paralelo com o objeto do trabalho em questão.
Principais resultados
Foram identificados deficiências na utilização do ensino baseados em competências no ensino superior, o que dificulta o desenvolvimento de grades curriculares mais bem elaboradas e de acordo com a indústria 4.0. As rápidas mudanças causadas por essa revolução foi outro empecilho identificado para a total compreensão de processos atuais por parte dos alunos.
Contribuições teóricas/metodológicas
Mapeamento do estado onde encontra-se o conhecimento sobre o tema e sugestões para próximos passos
Contribuições sociais/para a gestão
Foram feitas sugestões sobre como as habilidades, conhecimento e atitudes necessárias dos alunos de engenharia no contexto da indústria 4.0 podem ser trabalhadas e melhor identificadas.

Abstract

Study goals
Map the evolution and limitations of knowledge about competency-based teaching in engineering schools in the context of industry 4.0.
Relevance / originality
The way that engineering schools train their students may not be more appropriate given the changes that the 4.0 revolution has undergone in society, and competency-based teaching can help map the knowledge, skills and attitudes that a good professional needs to stand out in that context.
Methodology / approach
A literature review was made based on the defined keywords. A large number of pertinent articles on the topic were listed using the Scopus platform and the main concepts of the most relevant articles were mapped, thus making a parallel with the object of the work in question.
Main results
Shortcomings in the use of competency-based teaching in higher education have been identified, which makes it difficult to develop better elaborated curricula and according to industry 4.0. The rapid changes caused by this revolution were another obstacle identified for students to fully understand current processes.
Theoretical / methodological contributions
Mapping the state of the knowledge on the topic and suggestions for next steps
Social / management contributions
Suggestions were made on how the skills, knowledge and attitudes needed by engineering students in the context of industry 4.0 can be worked on and better identified.