Objetivo do estudo
O objetivo do estudo foi analisar o processo decisório de internacionalização conforme os autores Hammond, Keeney, e Raiffa (1999) em empresas da região Sul do Brasil. Para isso, foram traçados alguns objetivos específicos: a) Conhecer o processo de internacionalização das empresas; b) Realizar a análise do processo decisório de internacionalização conforme modelo dos autores Hammond, Keeney, e Raiffa (1999).
Relevância/originalidade
A decisão de escolher uma estratégia de inserção em mercados internacionais deve levar em conta os objetivos desejados. Ter a possibilidade de acesso a um mercado com características distintas do mercado interno aumenta, em vários sentidos, a capacidade de sobrevivência da empresa frente às dificuldades presentes, na qual, os processos de internacionalização não são simples e nem podem estar separados das estratégias competitivas das empresas.
Metodologia/abordagem
A abordagem da pesquisa foi realizada por meio de pesquisa quantitativa com questões fechadas. A pesquisa quantitativa possui a potencialidade de garantir resultados precisos, evitando distorção de interpretação (Roesch, 1999). O método de pesquisa adotado foi o survey, na qual coleta dados e informações sobre características, ações ou opiniões de determinado grupo de pessoas, por meio de um instrumento de pesquisa, normalmente um questionário (Pinsonneault & Kraemer, 1993).
Foi elaborado um questionário fechado com questões divididas em 4 blocos, com 24 questões. Antes de ser aplicada a toda a amostra, foi realizada um pré-teste com o diretor de uma empresa exportadora na cidade de Chapecó-SC. Após o pré-teste e o entendimento do questionário, foi realizado a aplicação sobre a população da pesquisa que se encontra no site Catálogo de Exportadores Brasileiros, extraídas de registros oficiais da Secretaria de Comércio Exterior (SECEX) órgão do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC).
Principais resultados
Referente à internacionalização, identificaram-se diversas formas de entrada ao mercado externo, sendo que a predominante entre elas é exportação, ou seja, o modo mais utilizado pelas empresas da região Sul do Brasil para iniciar a internacionalização. Além disso, verificou-se que a maioria das empresas definiu a escolha do mercado internacional por aspectos econômicos.
Na questão referente à teoria de tomada de decisão, focalizou-se a decisão em condições de certeza. A literatura pesquisada salienta que os riscos envolvidos na decisão tornam necessário o consenso em grupo, pois a percepção e a capacidade de análise de um único indivíduo são limitadas. Desta forma, o consenso tradicional destacou-se, pois as empresas não buscaram por especialistas em alguma área de trabalho ou conhecimento específico.
Contribuições teóricas/metodológicas
Na questão referente à teoria de tomada de decisão, focalizou-se a decisão em condições de certeza. A literatura pesquisada salienta que os riscos envolvidos na decisão tornam necessário o consenso em grupo, pois a percepção e a capacidade de análise de um único indivíduo são limitadas. Desta forma, o consenso tradicional destacou-se, pois as empresas não buscaram por especialistas em alguma área de trabalho ou conhecimento específico.
Ainda tratando-se sobre o processo decisório, pode-se depreender das informações obtidas, com diretrizes propostas por Hammond, Keeney e Raiffa (1999), o que as empresas apontaram ser necessário para a tomada de decisão: Identificar o problema (47,4% muito importante); Definir objetivos (55,3% muito importante); Criar alternativas com imaginação (31,6% muito importante); Entender as consequências de cada alternativa (55,3% muito importante); Analisar que negociações fazer nos objetivos mais importantes (47,4% muito importante); Esclarecer incertezas (44,7% muito importante); Analisar a tolerância aos riscos implícitos em cada alternativa de decisão (42,1% muito importante); Fazer um planejamento prévio com projetos para o futuro (34,2% extremamente importante); Examinar as decisões interligadas ao tempo (42,1% muito importante); Avaliar o que deve ser melhorado (36,1% extremamente importante).
Contribuições sociais/para a gestão
Por seu turno, a contribuição gerencial reside em pontuar as necessidades de se ampliar as análises organizacionais e institucionais antes de se internacionalizar. A decisão de internacionalizar baseada somente em proximidades culturais e relacionais pode conter barreiras quando se pretende estabelecer planos de expansão de maior amplitude (Vianna, Melo, & Ryngelblum, 2014).