Resumo

Título do Artigo

ENTRE A FRONTEIRA DA APRENDIZAGEM E DO EMPREENDEDORISMO, ONDE ESTÃO OS EMPREENDEDORES SENIORES?
Abrir Arquivo

Tema

Estratégia e Empreendedorismo

Autores

Nome
1 - Mariza Cândido da Siva
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Memorial
2 - Leticia Oliveira dos Ouros
UNINOVE – Universidade Nove de Julho -
3 - Alessandra Demite Gonçalves de Freitas
Universidade São Judas Tadeu - USJT / UFSC - Mooca

Reumo

Objetivo do estudo
identificar na literatura as modalidades de aprendizagem dos empreendedores que podem ser aplicadas aos empreendedores seniores.
Relevância/originalidade
a evidente preocupação de diversos países quanto ao empreendedorismo sênior como alternativa de sobreviênvia pessoal e financeira para indivíduos com cinquenta anos ou mais.
Metodologia/abordagem
Revisão Sistemática da Literatura
Principais resultados
Analisando a faixa etária das unidades de análise foi possível localizar os empreendedores seniores, embora nenhum estudo tenha tratado exclusivamente de empreendedores com 50 anos ou mais. Os tipos de aprendizagem apresentados nos artigos que contém empreendedores com ou mais de cinquenta anos são: Aprendizagem através do fracasso, aprendizagem informal e, aprendizagem social. Ainda que todos os estudos incluam nas amostras indivíduos com mais de cinquenta anos, os resultados generalizados não permitem a extração de detalhes sobre seus modos de aprendizagem, dificultando a identificação de como eles aprendem o empreendedorismo. A ausência desses estudos também dificulta a inclusão do empreendedor sênior no debate sobre empreendedorismo.
Contribuições teóricas/metodológicas
a aprendizagem de empreendedores seniores transcende a fronteira da aprendizagem experiencial reivindicando a exploração de outras modalidades de aprendizagem como por exemplo a aprendizagem intergeracional.
Contribuições sociais/para a gestão
contribui com novas perspectivas estratégicas de inclusão e interação do empreendedor sênior no contexto socioeconômico.

Abstract

Study goals
identify in the literature the entrepreneurial learning modalities that can be applied to senior entrepreneurs.
Relevance / originality
the evident concern of several countries regarding senior entrepreneurship as an alternative for personal and financial survival for individuals aged fifty or over.
Methodology / approach
Systematic Literature Review
Main results
Analyzing the age group of the analysis units, it was possible to locate the senior entrepreneurs, although no study has dealt exclusively with entrepreneurs aged 50 or over. The types of learning presented in the articles that contain entrepreneurs over fifty years old are: Learning through failure, informal learning and social learning. Although all studies include individuals over fifty in the samples, the generalized results do not allow the extraction of details about their modes of learning, making it difficult to identify how they learn entrepreneurship. The absence of these studies also makes it difficult to include the senior entrepreneur in the entrepreneurship debate.
Theoretical / methodological contributions
the learning of senior entrepreneurs transcends the frontier of experiential learning, claiming the exploration of other learning modalities such as intergenerational learning.
Social / management contributions
it contributes with new strategic perspectives of inclusion and interaction of the senior entrepreneur in the socioeconomic context.