Resumo

Título do Artigo

RUMO À SUSTENTABILIDADE: ESTUDO SOBRE A ELABORAÇÃO DO PLANO DE GESTÃO DE LOGÍSTICA SUSTENTÁVEL EM IES
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Tema

Políticas Públicas e Marco Regulatório Ambiental

Autores

Nome
1 - GABRIEL FONSECA SOUZA DE ALENCAR
CEFET-RJ - Maracanã
2 - José Aires Trigo
Universidade Estácio de Sá - Centro / Rio de Janeiro
3 - Aline Monteiro Guimaraes Trigo
Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ - Maracanã
4 - Ursula Gomes Rosa Maruyama
CEFET-RJ -

Reumo

Resumo
A elaboração de uma ferramenta de planejamento reflete o início do desenvolvimento de um novo modelo de gestão sustentável, que se verifica mediante a sensibilização e capacitação dos atores de uma organização com vistas à mudança de conduta e ao acompanhamento dos resultados com estabelecimento de indicadores para redução dos gastos e menor impacto ambiental negativo, contribuindo para a melhoria da eficiência do órgão público. O objetivo desta pesquisa é realizar a análise comparativa entre os Planos de Gestão de Logística Sustentável (PLS) de órgãos da Administração Pública Federal, especialmente Instituições de Ensino Superior (IES), com foco no ensino, pesquisa e extensão, destacando suas convergências e propondo um arcabouço teórico de PLS para o Cefet/RJ. O resultado demonstra que, na teoria, a maioria das instituições investigadas possuem requisitos mínimos para o PLS, bem como o conteúdo para as ações a serem implementadas e apresentam uma boa adesão às iniciativas referências relacionadas ao PLS.

Abstract

Abstract
The development of a planning tool reflects the beginning of a new model of sustainable management, which is achieved by raising awareness and training of an organization stakeholders with a perspective to change of conduct with KPIs establishment for reducing expenses and lower negative environmental impact, contributing to Higher Education Institutions (HEI) efficiency improvement. The objective of this research is to comparative analysis between Sustainable Logistics Management Plan (PLS) of Federal Public Administration, especially HEI, focusing on teaching, research and extension, highlighting their convergences and proposing a theoretical framework of PLS for Cefet/RJ. The results show that, in theory, most of the institutions investigated have minimum requirements for PLS, as well as the content for actions to be implemented and good adherence to PLS referencing initiatives.