Resumo

Título do Artigo

EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA A INCLUSÃO DE CATADORES
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Tema

Economia Circular

Autores

Nome
1 - Rosana Maria Vieira Cayres
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Memorial - Prédio D

Reumo

Resumo
Desde 1965, com Código Florestal, até 2020, institucionalizou-se o dever do Estado em assegurar o direito dos cidadãos, de usufruir de um ambiente ecologicamente equilibrado, incluindo os catadores de materiais recicláveis na cadeia produtiva da reciclagem. O objetivo deste estudo foi analisar comparativamente iniciativas de educação ambiental desenvolvidas por empreendimentos de catadores de materiais recicláveis, com vistas à inclusão da categoria na prática da coleta seletiva municipal. Como embasamento teórico, além da legislação normativa vigente no Brasil, foram buscadas referências nos estudos de Marcos Reigota, Genebaldo Freire Dias, Mauro Grün, Mauro Guimarães, Edgar Morin e Michele Sato. A esta pesquisa aplicada, foi dada uma abordagem qualitativa. Foi uma pesquisa participante, explicativa e exploratória, que envolveu um estudo multi-casos. A amostra foi intencional. Como instrumentos de coleta de dados, foram realizadas entrevistas não estruturadas e observações não participantes. A pesquisa demonstrou que as duas associações tem práticas comuns, como participação em atividades e eventos escolares, no entorno da comunidade, além de diversas parcerias. Observou-se que o volume das demandas apresentado para a associação da capital paulistana é bem maior, assim como seu trabalho na comunidade do entorno, onde trabalha parcerias com as lideranças locais, prática ainda não realizada pelo empreendimento paraense, mas que pode ser replicada. Os catadores de materiais recicláveis enquadram-se na perspectiva de Campina (2008), entendendo que o projeto político pedagógico de uma EA crítica contribui para uma mudança de valores e atitudes, contribuindo para a formação de um sujeito ecológico.

Abstract

Abstract
Since 1965, with the Forest Code, until 2020, the State's duty to ensure the right of citizens to enjoy an ecologically balanced environment, including the collectors of recyclable materials in the recycling production chain, was institutionalized The objective of this study was to analyze comparatively environmental education initiatives developed by enterprises of recyclable material collectors, with a view to including the category in the practice of municipal selective collection As a theoretical basis, in addition to the normative legislation in force in Brazil, references were sought in the studies of Marcos Reigota, Genebaldo Freire Dias, Mauro Grün, Mauro Guimarães, Edgar Morin and Michele Sato This applied research was given a qualitative approach It was a participatory, explanatory and exploratory research, which involved a multi-case study The sample was intentional As data collection instruments, unstructured interviews and non-participating observations were carried out The research demonstrated that the two associations have common practices, such as participation in school activities and events, around the community, in addition to several partnerships It was observed that the volume of demands presented for the association of the capital of São Paulo is much greater, as well as its work in the surrounding community, where it works in partnership with local leaders, a practice that has not yet been carried at Pará, but that can be replicated The collectors of recyclable materials fit the perspective of Campina (2008), understanding that the political pedagogical project of a critical EA contributes to a change in values and attitudes.