Resumo

Título do Artigo

Aplicações de Software Gratuito (freeware) para suporte à Gestão do Conhecimento em Incubadora de empresas: um estudo de caso
Abrir Arquivo

Tema

Metodologias e Ferramentas de Gestão de Projetos

Autores

Nome
1 - Andreici Daiani Vedovatto Vitor
Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC - TRINDADE
2 - Eduardo Zeferino Máximo
Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC - Florianópolis
3 - Phillipi de Macedo Coelho
-
4 - Eduardo Costa
Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC - EGC

Reumo

Objetivo do estudo
As incubadoras tecnológicas são habitats criados com o objetivo de estimular o empreendedorismo e a criação de negócios inovadores capazes de transformar positivamente o meio em que estão inseridos e impactar o desenvolvimento de soluções tecnológicas para o país. Além de atuarem como catalisadoras dos esforços da tríplice-hélice (governo, empresas e instituições de ensino), oferecem suporte às iniciativas empreendedoras por meio de um pool de serviços diferenciados, espaços colaborativos, assessorias especializadas e conexões com redes de parceiros. Desta forma, o ambiente na qual estão inseridas exige uma gestão eficiente, suportada por ferramentas inovadoras capazes de facilitar o armazenamento, acesso e distribuição da informação, atuando como um aliado inteligente na gestão do conhecimento (GC). Alinhados com essa perspectiva, e com a preocupação de direcionar as incubadoras a uma gestão profissional com planejamento estratégico e fluxos de processos definidos, a Anprotec conjuntamente com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Sebrae criaram a metodologia Cerne, plataforma que visa melhorar os resultados das incubadoras por meio de inserção de boas práticas. Diante disso, surge a oportunidade de estudo tendo como objetivo geral: Propor e validar uma ferramenta digital de Gestão do Conhecimento - GC para Incubadora Tecnológica da Unochapecó - INCTECh. E como objetivos específicos: i) analisar ferramentas web para GC; ii) estabelecer características, segmentação e nível de alimentação de informações; iii) Identificar a ferramenta mais adequada de GC para a INCTECh; iv) Validar a ferramenta com diferentes usuários no processo de incubação na INCTECh.
Relevância/originalidade
As incubadoras tecnológicas são habitats comprometidos em criar negócios inovadores cujo o principal ativo é o conhecimento. Desta forma, realizar uma gestão do conhecimento eficiente é fundamental para o sucesso dessas organizações. Diante disso, surge a oportunidade deste estudo tendo como objetivo geral: Propor e validar uma ferramenta digital de Gestão do Conhecimento para a Incubadora Tecnológica da Unochapecó - INCTECh. A relevância está em contribuir com essa rede de habitats tão importante para o ecossistema de inovação do país: as incubadoras, podendo indicar um sistema de gestão que contribua positivamente para a profissionalização das suas informações, servindo de piloto e podendo ser utilizado em outras incubadoras do Brasil. A originalidade está em fazer gestão do conhecimento com uso de software free em incubadoras de empresas.
Metodologia/abordagem
Com base no objetivo de pesquisa estabelecido, a investigação foi estruturada a partir de uma abordagem exploratória e descritiva, enquadrada por Morgan (1980) no quadrante estruturalista (interpretativista), no qual impera a interação sujeito-objeto (SACCOL, 2009), possibilitando também uma definição crítica do mundo e seus fenômenos. Nesse sentido, optou-se pela estratégia qualitativa do Estudo de Caso, tendo como instrumentos de coleta de dados entrevistas com os gestores da empresa e análise das características das ferramentas digitais de Gestão do Conhecimento. a busca por dados foi efetivada a partir de entrevistas com a equipe gestora da incubadora em um primeiro momento e, posteriormente, com empreendedores incubados. As entrevistas mais tarde foram transcritas e analisadas para identificação dos aspectos fundamentais exigidos para análise. Além dos questionamentos, a identificação e análise das ferramentas digitais de GC deu-se a conforme a Teoria Unificada de Aceitação e Uso da tecnologia (UTAUT), a qual se baseia na expectativa de desempenho, expectativa de esforço, influência social e condições facilitadoras; além de quatro moderadores, sendo eles: gênero, idade, experiência e voluntariedade de uso (VENKATESH et al., 2003). A partir dos dados obtidos, surge o processo de análise de dados (LAKATOS, MARCONI, 2003). Nessa etapa, visou-se compreender a lógica dos objetivos específicos pré definidos, de modo a, portanto, i) analisar ferramentas web para GC; ii) estabelecer características, segmentação e nível de alimentação de informações; iii) Identificar a ferramenta mais adequada de GC para a INCTECh; iv) Validar a ferramenta com diferentes usuários no processo de incubação na INCTECh.
Principais resultados
5 Resultados Primeiramente foi concluída a identificação da melhor ferramenta para GC aplicado às demandas da INCTECh, posteriormente foi realizado a validação junto ao time da Incubadora. 5.1 Identificação das ferramentas Com base nas características identificadas, no modelo de Teoria Unificada de Aceitação e Uso da tecnologia (UTAUT), foi realizado um ranqueamento para definição de qual software seria testado e validado, indicando o Trello (12 características) com melhor opção. 5.2 Validação das ferramentas O processo de validação ocorreu por meio de um grupo de trabalho em duas etapas. O primeiro passo foi a apresentação da ferramenta para a equipe de gestão da incubadora, que iniciou o processo de estudo e usabilidade do software. Posteriormente realizou-se a análise da metodologia mais eficiente para a migração das informações offline para online. No processo de planejamento, a INCTECh definiu usar o software tanto para gestão dos empreendimentos incubados, quanto para o seu processo de incubação, tendo no Trello uma ferramenta que integra as etapas de GC. Validada a ferramenta, foi hora de apresentar os resultados para os empreendedores e coletar feedbacks. Todos os entrevistados foram unânimes em afirmar que a ferramenta atendeu as expectativas de GC, possibilitando de forma simples e ágil a criação até o compartilhamento de conhecimento entre incubadora e incubados. Concluíram relatando que o Trello é de fato intuitivo e que adotaram também para o seus empreendimentos.
Contribuições teóricas/metodológicas
As contribuições teóricas e metodológicas se apresentam especialmente no teste e relato do uso dos principais softwares web para Gestão do Conhecimento, com versões free, utilizando da tecnologia (UTAUT), a qual se baseia na expectativa de desempenho, expectativa de esforço, influência social e condições facilitadoras; além de quatro moderadores, sendo eles: gênero, idade, experiência e voluntariedade de uso (VENKATESH et al., 2003). Os resultados apresentados estão disponíveis para pesquisadores e habitats de inovação interessados em ferramentas eficazes de gestão do conhecimento. O estudo se limitou a um estudo de caso. Para contribuições futuras de pesquisa sugere-se: a) testar o modelo adotado pela INCTECh em outros habitats de inovação, e b) analisar outras ferramentas adotadas por incubadoras em seu processo de GC.
Contribuições sociais/para a gestão
Incubadoras de empresas trabalham essencialmente com o conhecimento gerado por elas e especialmente criado pelos empreendimentos incubados. Desta forma, realizar GC é fundamental na gestão eficiente desses habitats de inovação. Por meio do cumprimento dos objetivos específicos, foi possível atender o objetivo geral deste estudo, propondo o software Trello como ferramenta web para gestão do conhecimento na INCTECh, sendo validado sua usabilidade e eficiência juntamente ao stakeholders envolvidos no processo de incubação que apresentaram feedbacks positivos. O Trello, ferramenta que permite trabalhar com mais colaboração e produtividade, gerenciando projetos por meio de quadros e listas de um jeito divertido, flexível e visual (Trello, 2019) após validado, foi implantado na GC da incubadora, sendo inclusive adotado por vários empreendimentos incubados. A adoção desse software contribuiu para que a INCTECh alcançasse sua certificação Cerne, cumprindo com o propósito e relevância desse estudo. A metodologia adotada pela INCTECh utilizando o Trello, está disponível no endereço eletrônico https://trello.com/b/9uiQfaOu/modelo-quadro-incubados oportunizando que outras incubadoras possam fazer adaptações para sua realidade, e cumprindo com um dos objetivos da gestão do conhecimento: o compartilhamento e disseminação do conhecimento.

Abstract

Study goals
Technological incubators are habitats created with the objective of stimulating entrepreneurship and the creation of innovative businesses capable of positively transforming the environment in which they operate and impact the development of technological solutions for the country. In addition to acting as catalysts for the triple-helix efforts (government, companies and educational institutions), they support entrepreneurial initiatives through a pool of differentiated services, collaborative spaces, specialized advisory services and connections with partner networks. In this way, the environment in which they operate requires efficient management, supported by innovative tools capable of facilitating the storage, access and distribution of information, acting as an intelligent ally in knowledge management (KM). In line with this perspective, and with the concern of directing incubators to professional management with strategic planning and defined process flows, Anprotec jointly with the Brazilian Micro and Sebrae Support Service created the Cerne methodology, a platform that aims to improve results incubators through the insertion of good practices. In view of this, the study opportunity arises with the general objective: To propose and validate a digital knowledge management tool - KM for Unochapecó Technological Incubator - INCTECh. And as specific objectives: i) analyze web tools for KM; ii) establish characteristics, segmentation and level of information feed; iii) Identify the most appropriate KM tool for INCTECh; iv) Validate the tool with different users in the INCTECh incubation process.
Relevance / originality
Technological incubators are habitats committed to creating innovative businesses whose main asset is knowledge. Thus, performing an efficient knowledge management is fundamental to the success of these organizations. In view of this, the opportunity of this study arises with the general objective: To propose and validate a digital Knowledge Management tool for the Unochapecó Technological Incubator - INCTECh. The relevance is to contribute with this network of habitats so important for the country's innovation ecosystem: incubators, which may indicate a management system that contributes positively to the professionalization of your information, serving as a pilot and being able to be used in other incubators in the country. Brazil. The originality is in managing knowledge with the use of free software in business incubators.
Methodology / approach
Based on the established research objective, the investigation was structured from an exploratory and descriptive approach, framed by Morgan (1980) in the structuralist (interpretive) quadrant, in which the subject-object interaction prevails (SACCOL, 2009), also allowing a critical definition of the world and its phenomena. In this sense, we opted for the qualitative strategy of the Case Study, having as instruments of data collection interviews with the company managers and analysis of the characteristics of the digital tools of Knowledge Management. the search for data was carried out through interviews with the incubator's management team at first and, subsequently, with incubated entrepreneurs. The interviews were later transcribed and analyzed to identify the fundamental aspects required for analysis. In addition to the questions, the identification and analysis of the digital KM tools took place according to the Unified Theory of Acceptance and Use of technology (UTAUT), which is based on the expectation of performance, expectation of effort, social influence and facilitating conditions; in addition to four moderators, namely: gender, age, experience and voluntary use (VENKATESH et al., 2003). From the data obtained, the data analysis process emerges (LAKATOS, MARCONI, 2003). In this stage, the aim was to understand the logic of specific pre-defined objectives, in order, therefore, to i) analyze web tools for KM; ii) establish characteristics, segmentation and level of information feed; iii) Identify the most appropriate KM tool for INCTECh; iv) Validate the tool with different users in the INCTECh incubation process.
Main results
5 Results Firstly, the identification of the best KM tool applied to INCTECh's demands was completed, then validation was carried out with the Incubator team. 5.1 Identification of tools Based on the characteristics identified, in the Unified Theory of Acceptance and Use of Technology (UTAUT) model, a ranking was performed to define which software would be tested and validated, indicating Trello (12 characteristics) with the best option. 5.2 Validation of tools The validation process took place through a two-stage working group. The first step was the presentation of the tool to the incubator's management team, who started the process of studying and using the software. Subsequently, the analysis of the most efficient methodology for the migration of information offline to online was carried out. In the planning process, INCTECh decided to use the software both for the management of the incubated enterprises and for its incubation process, using Trello as a tool that integrates the stages of KM. Once the tool was validated, it was time to present the results to the entrepreneurs and collect feedbacks. All respondents were unanimous in stating that the tool met the expectations of KM, making it simple and agile to create up to the sharing of knowledge between incubators and incubators. They concluded by reporting that Trello is indeed intuitive and that they have also adopted it for their endeavors.
Theoretical / methodological contributions
Theoretical and methodological contributions are presented especially in the test and report on the use of the main web software for Knowledge Management, with free versions, using technology (UTAUT), which is based on performance expectations, effort expectations, social influence and facilitating conditions; in addition to four moderators, namely: gender, age, experience and voluntary use (VENKATESH et al., 2003). The results presented are available to researchers and innovation habitats interested in effective knowledge management tools. The study was limited to a case study. For future research contributions, we suggest: a) testing the model adopted by INCTECh in other innovation habitats, and b) analyzing other tools adopted by incubators in their KM process.
Social / management contributions
Business incubators work essentially with the knowledge generated by them and specially created by the incubated enterprises. Thus, carrying out KM is essential in the efficient management of these innovation habitats. Through the fulfillment of specific objectives, it was possible to meet the general objective of this study, proposing the Trello software as a web tool for knowledge management at INCTECh, validating its usability and efficiency with the stakeholders involved in the incubation process that presented positive feedbacks. Trello, a tool that allows you to work with more collaboration and productivity, managing projects through tables and lists in a fun, flexible and visual way (Trello, 2019) after validated, was implemented in the incubator's GC, and was even adopted by several enterprises incubated. The adoption of this software contributed to INCTECh achieving its Cerne certification, fulfilling the purpose and relevance of this study. The methodology adopted by INCTECh using Trello, is available at https://trello.com/b/9uiQfaOu/modelo-quadro-incubados, allowing other incubators to adapt to their reality, and fulfilling one of the management objectives knowledge: knowledge sharing and dissemination.