Resumo

Título do Artigo

Inovação Frugal no Brasil
Abrir Arquivo

Tema

Tópicos Especiais em Inovação e Empreendedorismo

Autores

Nome
1 - Gabriela Theis
UNIVILLE - Universidade da Região de Joinville - Bom Retiro
2 - Andréa Maristela Bauer Tamanine
UNIVILLE - Universidade da Região de Joinville - São Bento do Sul
3 - Denise Abatti Kasper Silva
UNIVILLE - Universidade da Região de Joinville - Campus Zona Industrial Norte

Reumo

Objetivo do estudo
Abordar os estudos da Inovação Frugal no Brasil, realizando uma pesquisa bibliográfica sobre o tema.
Relevância/originalidade
Pesquisa bibliográfica sobre a Inovação Frugal no Brasil.
Metodologia/abordagem
Para a revisão bibliográfica, fora pesquisados periódicos na base de dados do portal de periódicos da CAPES, com as palavras chaves "Frugal Innovation" e "Brazil" e periódicos revisados por pares. Os periódicos para a pesquisa foram selecionados com base em sua relevância com o tema Inovação Frugal. A seleção dos artigos fora realizada com base na leitura dos resumos e pelo julgamento de possível relevância com o tema. Após a seleção dos artigos, fora feito a leitura completa dos artigos e montado o estado da arte. O estado da arte foi utilizado como material de consulta para a construção do artigo.
Principais resultados
- A Inovação Frugal está desenvolvendo seu espaço nos mercados emergentes. Os estudos mostram que as empresas estão reconhecendo que há recursos escassos e que precisam se adaptar à atitudes frugais, focadas na comunidade/localidade, inclusive algumas empresas de países desenvolvidos estão tomam a iniciativa de instalar-se ou vender seus produtos e serviços em mercados emergentes com intuito de atingir o mercado local. Entretanto a Inovação Frugal ainda enfrenta as lacunas do conhecimento e problemas com infraestrutura local, políticas fracas e canibalização. - Faltam pesquisas e estudos de caso sobre o reconhecimento da Inovação Frugal no mercado brasileiro, principalmente envolvendo empresas locais. - O baixo índice de estudos de casos envolvendo a Inovação Frugal em relação a quantidade de pesquisas bibliográficas sobre o tema, mostra que inovação está em fase embrionária, mas que há modelos de negócios capazes de alavancar a inovação nos mercados emergentes.
Contribuições teóricas/metodológicas
Como sugestão a trabalhos futuros, faltam pesquisas e estudos de caso sobre o reconhecimento da Inovação Frugal no mercado brasileiro, principalmente envolvendo empresas locais.
Contribuições sociais/para a gestão
Como o Brasil é um país com potencial para a Inovação Frugal, é preciso atrair as empresas locais à aplicarem a metodologia da Inovação Frugal em suas empresas e localidades.

Abstract

Study goals
To approach the studies of Frugal Innovation in Brazil, conducting a bibliographic research on the theme.
Relevance / originality
Bibliographical research on Frugal Innovation in Brazil.
Methodology / approach
For the literature review, journals were searched in the database of the CAPES journals portal, with the keywords "Frugal Innovation" and "Brazil" and peer-reviewed journals. The research journals were selected based on their relevance to the theme of Frugal Innovation. The articles were selected based on reading the abstracts and judging the possible relevance to the theme. After selecting the articles, the articles had been read in full and the state of the art was assembled. The state of the art was used as reference material for the construction of the article.
Main results
- Frugal Innovation is developing its space in emerging markets. Studies show that companies are recognizing that there are scarce resources and that they need to adapt to frugal attitudes, focused on the community / locality, including some companies in developed countries that are taking the initiative to install or sell their products and services in emerging markets. in order to reach the local market. However, Frugal Innovation still faces knowledge gaps and problems with local infrastructure, weak policies and cannibalization. - There is a lack of research and case studies on the recognition of Frugal Innovation in the Brazilian market, mainly involving local companies. - The low rate of case studies involving Frugal Innovation in relation to the amount of bibliographic research on the subject, shows that innovation is in its embryonic stage, but that there are business models capable of leveraging innovation in emerging markets.
Theoretical / methodological contributions
As a suggestion for future work, there is a lack of research and case studies on the recognition of Frugal Innovation in the Brazilian market, mainly involving local companies.
Social / management contributions
As Brazil is a country with potential for Frugal Innovation, it is necessary to attract local companies to apply the methodology of Frugal Innovation in their companies and localities.