Resumo

Título do Artigo

CARACTERÍSTICAS DO GESTOR DE PROJETOS E SUCESSO DO PROJETO: EFEITO MODERADOR DA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL
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Tema

Competências Organizacionais e Individuais na Gestão de Projetos

Autores

Nome
1 - LINCOLN SPOSITO
UNINOVE – Universidade Nove de Julho -

Reumo

Objetivo do estudo
Este estudo objetiva determinar o efeito moderador da inteligência emocional na relação entre o comportamento do gestor de projetos e o sucesso do projeto.
Relevância/originalidade
Este estudo inova no sentido de avaliar o efeito da moderação da inteligência emocional na relação comportamental do gestor de projetos e o sucesso do projeto. Outra inovação relevante foi o uso da lente teórica da teoria do alto escalão, que não havia sido utilizada para esta abordagem.
Metodologia/abordagem
Um estudo quantitativo foi conduzido com os dados obtidos, por meio de uma survey.
Principais resultados
Como principal resultado deste estudo a constatação da influência positiva da moderação da inteligência emocional na relação entre o comportamento dos gestores e o sucesso do projeto pela sua característica de experiência específica na função.
Contribuições teóricas/metodológicas
A aplicação dos conceitos da teoria do alto escalão para gestores de projetos promove um novo horizonte na avaliação destes profissionais quando da seleção do gestor em projetos.
Contribuições sociais/para a gestão
A primeira contribuição a ser destacada é a possibilidade de avaliação dos profissionais de gestão de projetos por características básicas. Outra contribuição está no resultado apurado neste estudo quanto à relevância da característica da formação do profissional especificamente em gestão de projetos. Desta maneira, as organizações deveriam focar mais neste quesito quando da seleção de profissionais. Adicionalmente, gestores de projetos experientes em gestão de projetos com altos índices de inteligência emocional influenciam positivamente a relação comportamental com o sucesso do projeto. Esta é uma contribuição relevante, pois as organizações podem avaliar gestores de projetos experientes considerando índices de inteligência emocional para a seleção do profissional correto para os projetos da organização. Finalizando, outra contribuição está na constatação de que organizações maduras influenciam positivamente o sucesso de projetos.

Abstract

Study goals
This study aims to determine the moderating effect of emotional intelligence on the relationship between the project manager's behavior and the project's success.
Relevance / originality
This study innovates in order to assess the effect of moderating emotional intelligence on the behavioral relationship of the project manager and the success of the project. Another relevant innovation was the use of the theoretical lens of high-level theory, which had not been used for this approach.
Methodology / approach
A quantitative study was conducted with the data obtained, through a survey.
Main results
As the main result of this study, the verification of the positive influence of the moderation of emotional intelligence in the relationship between the behavior of managers and the success of the project due to its characteristic of specific experience in the function.
Theoretical / methodological contributions
The application of the concepts of high-level theory to project managers promotes a new horizon in the evaluation of these professionals when selecting the manager in projects.
Social / management contributions
The first contribution to be highlighted is the possibility of evaluating project management professionals by basic characteristics. Another contribution is the result found in this study regarding the relevance of the characteristic of professional training specifically in project management. Thus, organizations should focus more on this issue when selecting professionals. Additionally, project managers experienced in project management with high levels of emotional intelligence positively influence the behavioral relationship with the project's success. This is a relevant contribution, as organizations can evaluate experienced project managers considering emotional intelligence indexes for selecting the right professional for the organization's projects. Finally, another contribution is in the finding that mature organizations positively influence the success of projects.