Resumo

Título do Artigo

PREFERÊNCIA DE CONSUMIDORES POR SELOS DE CERTIFICAÇÃO EM ALIMENTOS. A INFLUÊNCIA DOS SELOS AMBIENTAIS E DE PROTEÇÃO A LUZ NA DECISÃO DE COMPRA DO LEITE FRESCO
Abrir Arquivo

Tema

Indicadores de Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - André Habiro
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Vergueiro
2 - Douglas Vidal
UNINOVE – Universidade Nove de Julho -

Reumo

Objetivo do estudo
Identificar o quanto os selos de certificação alimentares são relevantes no processo de decisão de compra e especificamente, o estudo busca entender o quanto os efeitos degradantes da luz sobre o leite fresco são conhecidos pela público consumidor.
Relevância/originalidade
Através deste estudo foi possível identificar a baixa relevância dos selos de certificação no processo de compra e o desconhecimento sobre os efeitos da luz sobre o leite fresco.
Metodologia/abordagem
Estudo qualitativo exploratório baseado em entrevistas realizadas através de grupos focais.
Principais resultados
No cenário brasileiro, a presença de selos/ certificações nas embalagens dos produtos é pouco relevante no processo de decisão de compra Curiosidade em relação ao tema incidência de luz e a degradação nutricional dos componentes do leite e de forma intrínseca, a importância dos selos indicativos dispostos nas embalagens dos produtos.
Contribuições teóricas/metodológicas
Colaborar para que pesquisadores identifiquem eventuais gaps de pesquisa e realizem estudos futuros sobre o tema.
Contribuições sociais/para a gestão
A pesquisa apontou a relevância dada às marcas, logo, sugere-se o desenvolvimento de campanhas que atrelem essas marcas aos indicadores presentes em suas embalagens proporcionando aos consumidores além de um aprofundamento nas relações de qualidade dos produtos, a oportunidade de relacionarem selos a estes padrões.

Abstract

Study goals
Identify how relevant food certification labels are in the purchase decision process and specifically, the study seeks to understand how the degrading effects of light on fresh milk are known to the consuming public.
Relevance / originality
Through this study it was possible to identify the low relevance of certification labels in the purchase process and the lack of knowledge about the effects of light on fresh milk.
Methodology / approach
Qualitative exploratory study based on interviews conducted through focus groups
Main results
In the Brazilian scenario, the presence of labels / certifications on product packaging is of little relevance in the purchase decision process. Curiosity in relation to the theme of incidence of light and the nutritional degradation of milk components and in an intrinsic way, the importance of the indicative seals arranged on the product packaging.
Theoretical / methodological contributions
Collaborate so that researchers identify possible research gaps and carry out future studies on the topic.
Social / management contributions
The research pointed out the relevance given to the brands, therefore, it is suggested the development of campaigns that link these brands to the indicators present in their packaging, providing consumers, in addition to a deepening in the quality relations of products, the opportunity to relate stamps to these standards.