Resumo

Título do Artigo

SUSTENTABILIDADE EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: UMA ANÁLISE DO CÂMPUS DE ARAGUAÍNA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS (UFT)
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Tema

Indicadores de Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Gilberto Soares da Silva
Universidade Federal do Tocantins - UFT - Araguaína
2 - Lia de Azevedo Almeida
Universidade Federal do Tocantins - UFT - Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional

Reumo

Objetivo do estudo
Analisar a sustentabilidade (nas dimensões econômica, social e ambiental) das práticas adotadas pela Universidade Federal do Tocantins, Câmpus Universitário de Araguaína – Unidade CIMBA, por meio de indicadores que contemplam seis aspectos principais: acadêmicos, administrativos, operações e serviços, ensino, pesquisa e extensão.
Relevância/originalidade
Este trabalho visa preencher a lacuna na construção de indicadores de sustentabilidade para IES, selecionando por meio de revisão de literatura, indicadores que contemplem as três dimensões da sustentabilidade, e que sejam aplicáveis à realidade das universidades brasileiras.
Metodologia/abordagem
Os dados foram analisados quanti-qualitativamente, considerando uma abordagem exploratória e descritiva, por meio de uma revisão bibliográfica e documental. utilizaram-se documentos, tais como: relatórios, resoluções, decretos, leis, fichas catalográficas, sistemas internos, notas fiscais, solicitações de compras e outros. Os dados coletados referem-se ao interstício que corresponde ao período de julho de 2016 a julho de 2017.
Principais resultados
Os principais resultados indicam que há práticas sustentáveis em 43,3% dos indicadores pesquisados. Por outro lado, a ausência de práticas de sustentabilidade foi identificada em 32,4%. Um total de 24,3% dos indicadores apresentou pontos positivos, entretanto, não atendiam totalmente os critérios de sustentabilidade. Averiguou-se que o Câmpus de Araguaína apresenta pontos positivos, principalmente nos aspectos acadêmicos, administrativos e de extensão; e possui os pontos negativos, nos aspectos operações e serviços.
Contribuições teóricas/metodológicas
Teoricamente, a principal contribuição é aplicar um conjunto de indicadores que contemplavam as três dimensões da sustentabilidade (social, ambiental e econômica).
Contribuições sociais/para a gestão
O trabalho contribui socialmente e para a gestão, quando abre espaço para que possíveis medidas sejam tomadas, com o desenvolvimento de ações sustentáveis tendo por base o diagnóstico realizado.

Abstract

Study goals
This study aimed to analyze the sustainability (in the economic, social and environmental dimensions) of the practices adopted by the Federal University of Tocantins, Campus Universitário de Araguaína - CIMBA Unit, through indicators that contemplate six main aspects: academic, administrative, operations and services , teaching, research and extension.
Relevance / originality
This work aims to fill the gap in the construction of sustainability indicators for HEIs, selecting through literature review, indicators that contemplate the three dimensions of sustainability, and that are applicable to the reality of Brazilian universities.
Methodology / approach
The data were analyzed quantitatively and qualitatively, considering an exploratory and descriptive approach, through a bibliographic and documentary review. documents were used, such as: reports, resolutions, decrees, laws, catalog sheets, internal systems, invoices, purchase requests and others. The data collected refer to the interstice that corresponds to the period from July 2016 to July 2017.
Main results
The main results indicate that there are sustainable practices in 43.3% of the indicators surveyed. On the other hand, the absence of sustainability practices was identified in 32.4%. A total of 24.3% of the indicators presented positive points, however, they did not fully meet the sustainability criteria. It was found that the Campus de Araguaína presents positive points, mainly in the academic, administrative and extension aspects; and has the negative points, in the operations and services aspects.
Theoretical / methodological contributions
Theoretically, the main contribution is to apply a set of indicators that included the three dimensions of sustainability (social, environmental and economic).
Social / management contributions
The article contributes socially and to management, when it opens space for possible measures to be taken, with the development of sustainable actions based on the diagnosis made.