Resumo

Título do Artigo

EDUCAÇÃO AMBIENTAL E GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS EM UMA ESCOLA DA ALDEIA INDÍGENA DO JARAGUÁ
Abrir Arquivo

Tema

Logística Reversa e Gestão de Resíduos

Autores

Nome
1 - Kátia Beatrice Pereira da Cunha Andrade
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - vergueiro
2 - Andreza Portella Ribeiro
UNINOVE – Universidade Nove de Julho -
3 - Mauro Silva Ruiz
Espiral - Educação e Assessoria Ltda - Espiral - Educação e Assessoria Ltda

Reumo

Objetivo do estudo
Este relato técnico tem por objetivo minimizar os problemas gerados pelo excesso de resíduos sólidos descartados de forma incorreta pelos alunos ao redor da Escola Estadual Indígena Djekupe Amba Arandy.
Relevância/originalidade
Contribuir para diminuir os impactos ocasionados pelo descarte incorreto dos resíduos sólidos por meio de ações de educação ambiental com os alunos da escola Djekupé Amba Arandy, promovendo zelo pelos bens naturais, o embelezamento da região, proporcionando um ambiente agradável e despertando nos estudantes a sensibilização da conservação ambiental, alcançando um impacto positivo na vida dessa comunidade.
Metodologia/abordagem
A metodologia utilizada neste relato técnico foi uma pesquisa de natureza qualitativa, descritiva de caráter exploratório. Os resultados foram obtidos por meio da observação participante. Foram realizadas capacitações e rodas de conversas com os alunos da escola Djekupe na Aldeia Indígena do Jaraguá, em parceria com os professores. As ações trataram como temática a questão dos resíduos sólidos, os impactos gerados pelo descarte incorreto, assim como os benefícios advindos de uma gestão adequada destes materiais. Por fim, outra ação realizada foram os mutirões de limpeza para o recolhimento dos resíduos descartados de forma incorreta pelos alunos ao redor da escola, podendo assim segregar e analisar por meio da observação participante quais são os tipos de resíduos e quantificar de forma aproximada.
Principais resultados
Desde o início do projeto, verificou-se uma mudança na visão das crianças e um maior conhecimento com relação a importância do descarte correto destes resíduos. Essa mudança ocorreu principalmente na diminuição de descartes irregulares que eram realizados no entorno da Escola Estadual Djekupé, principalmente onde existe maior movimento e circulação das crianças durante os intervalos das aulas.
Contribuições teóricas/metodológicas
Contribuir para que pesquisadores realizem estudos futuros sobre educação ambiental em Aldeias Indígenas.
Contribuições sociais/para a gestão
Contribuir com o estudo e pesquisas de abordagens culturais e socioambientais.

Abstract

Study goals
This technical report aims to minimize the problems generated by the excess of solid waste disposed of incorrectly by the students around the Djekupe Amba Arandy State School.
Relevance / originality
Contribute to reduce the impacts caused by the incorrect disposal of solid waste through environmental education actions with the students of the Djekupé Amba Arandy school, promoting zeal for natural goods, the beautification of the region, providing a pleasant environment and raising awareness among students. environmental conservation, achieving a positive impact on the life of this community.
Methodology / approach
Finally, another action taken was the cleaning efforts to collect the waste discharged incorrectly by students around the school, thus being able to segregate and analyze through participant observation what are the types of waste and quantify approximately.
Main results
The Cleaning and Environmental Education Workshops began in February 2019, totaling two events with six classrooms from the 1st to the 3rd year of elementary school. During this work, 79 students were sensitized with environmental education actions and cleaning efforts with the collection of different residues. These collections totaled 30 100-liter garbage bags. When segregating the waste collected during the joint efforts, it is possible to observe different materials such as biscuits and snacks, candy wrappers and plastic cups. Since the beginning of the project, there has been a change in the children's view and greater knowledge regarding the importance of the correct disposal of this waste. This change occurred mainly in the reduction of irregular discharges that were carried out around the State School Djekupé, mainly where there is greater movement and circulation of children during the breaks between classes. This can demonstrate that Environmental Education has fulfilled its role, which is to raise public awareness of environmental issues and its participation in the defense of the environment, as dictated in articles 9 to 13 of the National Environmental Education Policy, Law No. 9,795 of 04/27/1999.
Theoretical / methodological contributions
Contribute to researchers carrying out future studies on environmental education in Indigenous Villages.
Social / management contributions
Contribute to the study and research of cultural and socio-environmental approaches.