Resumo

Título do Artigo

METODOLOGIA ATIVA E SUA INSERÇÃO NO MERCADO DE TRABALHO BASEADO EM FEEDBACK DOS UNIVERSITÁRIOS
Abrir Arquivo

Tema

Inovação Digital

Autores

Nome
1 - Mayara Machado Santana
UAM - UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI - Mocca
2 - Guilherme Valerio de Souza
UAM - UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI - Mooca
3 - Mariane Aggio Ribeiro
UAM - UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI - Centro
4 - Jader de Amorim
UAM - UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI - Centro

Reumo

Objetivo do estudo
Com o objetivo de melhorar as atividades acadêmicas e a interação entre os universitários com base na análise de dados produzidos para este assunto e através do feedback dos universitários e ex-universitários analisar os pontos de metodologia ativa nas universidades, os recursos educacionais presentes e quais as dificuldades que encontram para inserir-se no mercado de trabalho. Os resultados apresentados neste artigo contribuirão para uma inovação na educação e podendo também auxiliar as instituições identificar as dificuldades que os universitários enfrentam para sua inserção no mercado.
Relevância/originalidade
O mundo atual é completamente globalizado, o conhecimento é em rede, o que facilita o ganho para novas modalidades de educação. Graças a esse conhecimento é possível apontar os aspectos bons e os que precisam ser melhorados na educação superior.
Metodologia/abordagem
Por meio de pesquisa de campo, coletamos os dados necessários para estudar os pontos abordados nesse artigo.
Principais resultados
Com a análise dos resultados da pesquisa conseguimos observar que recursos das instituições estão ficando para trás, quase sendo inutilizados. Apesar de a instituição bonificar o aluno para que ele seja um monitor, os alunos procuram outras ferramentas fora da universidade para tal atividade e recompensa. Já na inserção dos alunos no mercado de trabalho, pudemos analisar que a maioria sente falta de experiência para ingressar no mercado profissional. As instituições como maiores agentes na capacitação desses alunos deveriam disponibilizar mais ferramentas para esses futuros profissionais adquirirem a tão esperada experiência.
Contribuições teóricas/metodológicas
O próximo passo deste projeto inclui o planejamento e desenvolvimento da plataforma, suas principais necessidades e aplicações. O estudo mais aprofundado das ferramentas que podem otimizar os estudos e as conexões sociais, para que ambas possam caminhar juntas e facilitar as demais ferramentas que já estão disponíveis para nosso uso.
Contribuições sociais/para a gestão
A internet é um universo gigante, esperamos com isso conseguir filtrar o que há de confiável e de melhor nela para aplicarmos no nosso dia a dia e formar profissionais mais bem capacitados para enfrentar o mercado de trabalho.

Abstract

Study goals
In order to improve academic activities and interaction among undergraduates based on the analysis of data produced for this subject and through feedback from undergraduates and former undergraduates analyze the points of active methodology in universities, the educational resources present and what difficulties in entering the labor market. The results presented in this article will contribute to an innovation in education and may also help institutions to identify the difficulties that university students face for their insertion in the market.
Relevance / originality
The current world is completely globalized, knowledge is networked, which facilitates the gain for new forms of education. Thanks to this knowledge it is possible to point out the good aspects and those that need to be improved in higher education.
Methodology / approach
Through field research, we collected the necessary data to study the points covered in this article.
Main results
By analyzing the survey results, we can see that the institutions' resources are being left behind, almost being useless. Although the institution rewards the student to be a monitor, students look for other tools outside the university for such activity and reward. In the insertion of students in the labor market, we could analyze that most lack experience to enter the professional market. Institutions as major players in training these students should provide more tools for these future professionals to gain the long-awaited experience.
Theoretical / methodological contributions
The next step of this project includes the planning and development of the platform, its main needs and applications. Further study of the tools that can optimize studies and social connections, so that both can walk together and facilitate the other tools that are already available for our use.
Social / management contributions
The internet is a giant universe, we hope that we will be able to filter the best and reliable in it to apply in our daily lives and train better qualified professionals to face the job market.