Resumo

Título do Artigo

GESTÃO DO PROJETO DE IMPLANTAÇÃO DE METODOLOGIA 5S EM CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO
Abrir Arquivo

Tema

Metodologias e Ferramentas de Gestão de Projetos

Autores

Nome
1 - Gilmar Carvalho Daneluci
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Memorial

Reumo

Objetivo do estudo
Demonstrar os problemas enfrentados durante o projeto, às etapas de execução e as ações necessárias para que ele fosse implantado com sucesso
Relevância/originalidade
Este relato apresenta um projeto de implantação do 5S em um centro de distribuição do setor automotivo, que atuava com ineficiências de produtividade, alto risco de acidentes e falta de engajamento das pessoas.
Metodologia/abordagem
Estudo de caso, observação direta.
Principais resultados
Aumento de produtividade, menos riscos de acidentes de trabalho e aumento do índice de satisfação dos empregados no ambiente de trabalho.
Contribuições teóricas/metodológicas
Foram apresentadas as fases fundamentais para implantação bem sucedida do método 5S.
Contribuições sociais/para a gestão
Recomenda-se em estudos futuros o aprimoramento para implantação em outros centros de distribuição de outros segmentos, ou até mesmo, em departamentos administrativos com aprofundamento das questões humanas e técnicas em relação ao ambiente de trabalho, pois o projeto desenvolvido ficou limitado às perspectivas da alta gestão, onde abrem oportunidades para pesquisa mais ampla.

Abstract

Study goals
Demonstrate the problems faced during the project, the stages of execution and the actions necessary for it to be successfully implemented.
Relevance / originality
This report presents a project to implement the 5S in a distribution center in the automotive sector, which worked with productivity inefficiencies, high risk of accidents and lack of people engagement.
Methodology / approach
Case study, direct observation.
Main results
Increased productivity, less risk of accidents at work and increased employee satisfaction rate in the workplace.
Theoretical / methodological contributions
The fundamental phases for the successful implementation of the 5S method were presented.
Social / management contributions
In future studies, it is recommended to improve it to be implanted in other segment distribution centers, or even in administrative departments with a deeper understanding of human and technical issues in relation to the work environment, as the project developed was limited to the perspectives of senior management , where they open up opportunities for broader research.