Objetivo do estudo
A presente pesquisa foi desenvolvida com o objetivo de apoiar a utilização de ferramentas visuais de gerenciamento de projetos, especificamente o Modelo LCC (Veras, 2016) para promover o processo de internacionalização de empresas incubadas por meio de uma técnica que prioriza a escolha de áreas-chave para o gerenciamento de projetos com base no construtos mais relevantes encontrados na literatura de negócios sobre estratégias e barreiras de internacionalização, incubadoras de empresas e competitividade internacional (Costa et al, 2019a). Seu principal objetivo é analisar os resultados da aplicação de uma ferramenta de priorização de projetos para o planejamento de internacionalização previamente desenvolvido por Costa et al (2019a), a fim de avaliar sua utilidade, bem como os prováveis novos desenvolvimentos que sua aplicação pode sugerir para empreendedores e incubadoras.
Relevância/originalidade
Não há estudos significativos focados no gerenciamento de projetos em empresas incubadas e incubadoras de empresas, especialmente no que diz respeito à internacionalização, o que resulta em uma lacuna teórica que pode ser mais explorada (Costa et al; 2019a; Luiz et al, 2017; Vanderstraeten e Matthyssens, 2010, Bruneel et al. 2012, Engelman, Zen e Fracasso, 2015); o processo de internacionalização pode ser abordado da perspectiva do gerenciamento de projetos, a fim de otimizar a utilização dos recursos e maximizar os resultados, tornando-se uma ferramenta alternativa para atender às demandas do mercado internacional e criar vantagem competitiva global em quatro categorias fundamentais: a) requisitos regulatórios, legais ou sociais ; b) solicitações das partes interessadas; c) estratégias empresariais ou tecnológicas; d) alterações de produtos, processos ou serviços (Costa et al, 2019a; Luiz et al, 2017; Kerzner, 2017; Carvalho & Rabechini, 2017; PMI, 2017; Kerzner, 2017).
Metodologia/abordagem
O presente estudo é uma pesquisa orientada para negócios de três etapas, de natureza qualitativa e quantitativa (Costa et al, 2019; Costa et al 2019a; Saunders et al, 2016), realizada entre março de 2017 e novembro de 2019, com foco no estudo da internacionalização, gerenciamento de projetos e desenvolvimento e aplicação de ferramentas visuais. A pesquisa piloto foi aplicada entre agosto e setembro de 2019. A pesquisa foi entregue em mãos aos CEOs das empresas e, ao longo dos processos de resposta, os pesquisadores estavam disponíveis para responder a quaisquer perguntas dos entrevistados, dada a complexidade técnica e organizacional em torno do tópico (Whyte, Stasis & Lindkvist, 2016).
Principais resultados
Como resultado do estudo, várias áreas-chave para o gerenciamento de projetos foram identificadas em cada empresa incubada, como: a) reconhecimento internacional do mercado e expansão de redes; b) Treinamento em gestão do conhecimento na incubadora de empresas; c) Adaptação do processo produtivo e comercial ao processo internacional; d) Desenvolvimento de canais internacionais de vendas; e) Treinamento em gestão da inovação na incubadora de empresas. Várias dessas áreas têm um alto potencial de compartilhamento de projetos, o que pode resultar em melhor cooperação entre incubadoras de empresas e empresas incubadas.
Contribuições teóricas/metodológicas
A idéia de projetos compartilhados em empresas incubadas foi levantada e percebeu-se que o modelo LCC poderia funcionar como uma ferramenta para convergir idéias de projetos que duas ou mais empresas podem compartilhar, sendo o ponto focal de esforços compartilhados. O conceito de projetos compartilhados não é claro nem explorado na literatura especializada (Kerzner, 2017; Dinsmore; Cabanis-Brewin, 2014; Hanisch; Wald, 2011; Morris; Pinto; Söderlund, 2011; Köster, 2010; Judgve, 2010) o que abriria um novo e considerável campo de estudo que poderia potencialmente ir além das empresas incubadas, incorporando outras organizações que possam pretender usar uma abordagem de gerenciamento de projetos para expansão internacional.
Contribuições sociais/para a gestão
Com base nos resultados, existem algumas idéias que podem ser exploradas para apoiar ainda mais a estratégia de internacionalização das empresas incubadas, como: a) A possibilidade de atividades de projetos compartilhados entre as empresas; b) A criação de um processo de gerenciamento de portfólio de projetos nas incubadoras de empresas; e c) O desenvolvimento de um Balance Score Card para Internacionalização, explorando a opção de escolher os projetos mais críticos em cada empresa e colocá-los em um mapa estratégico, seguindo um modelo BSC para internacionalização.
Os resultados podem ajudar as incubadoras de empresas a desenvolver uma estratégia mais robusta para auxiliar as empresas incubadas em seu processo de internacionalização, aumentando suas vantagens competitivas e criando mais valor para a sociedade como um todo.