Resumo

Título do Artigo

Internacionalização por meio do gerenciamento de projetos: desenvolvimento de um modelo para priorização de projetos de internacionalização em empresas incubadas.
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Tema

Metodologias e Ferramentas de Gestão de Projetos

Autores

Nome
1 - Joao Florêncio da Costa Júnior
Universidade Potiguar UnP - Escola de Ciências Sociais Aplicadas, Educação, Artes e Humanidades - HECSA
2 - Josué Vitor de Medeiros Júnior
Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN -
3 - Afranio Galdino de Araújo
Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN -
4 - Manoel Veras de Sousa Neto
Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN -

Reumo

Objetivo do estudo
A presente pesquisa foi desenvolvida com o objetivo de apoiar a utilização de ferramentas visuais de gerenciamento de projetos, especificamente o Modelo LCC (Veras, 2016) para promover o processo de internacionalização de empresas incubadas por meio de uma técnica que prioriza a escolha de áreas-chave para o gerenciamento de projetos com base no construtos mais relevantes encontrados na literatura de negócios sobre estratégias e barreiras de internacionalização, incubadoras de empresas e competitividade internacional (Costa et al, 2019a). Seu principal objetivo é analisar os resultados da aplicação de uma ferramenta de priorização de projetos para o planejamento de internacionalização previamente desenvolvido por Costa et al (2019a), a fim de avaliar sua utilidade, bem como os prováveis novos desenvolvimentos que sua aplicação pode sugerir para empreendedores e incubadoras.
Relevância/originalidade
Não há estudos significativos focados no gerenciamento de projetos em empresas incubadas e incubadoras de empresas, especialmente no que diz respeito à internacionalização, o que resulta em uma lacuna teórica que pode ser mais explorada (Costa et al; 2019a; Luiz et al, 2017; Vanderstraeten e Matthyssens, 2010, Bruneel et al. 2012, Engelman, Zen e Fracasso, 2015); o processo de internacionalização pode ser abordado da perspectiva do gerenciamento de projetos, a fim de otimizar a utilização dos recursos e maximizar os resultados, tornando-se uma ferramenta alternativa para atender às demandas do mercado internacional e criar vantagem competitiva global em quatro categorias fundamentais: a) requisitos regulatórios, legais ou sociais ; b) solicitações das partes interessadas; c) estratégias empresariais ou tecnológicas; d) alterações de produtos, processos ou serviços (Costa et al, 2019a; Luiz et al, 2017; Kerzner, 2017; Carvalho & Rabechini, 2017; PMI, 2017; Kerzner, 2017).
Metodologia/abordagem
O presente estudo é uma pesquisa orientada para negócios de três etapas, de natureza qualitativa e quantitativa (Costa et al, 2019; Costa et al 2019a; Saunders et al, 2016), realizada entre março de 2017 e novembro de 2019, com foco no estudo da internacionalização, gerenciamento de projetos e desenvolvimento e aplicação de ferramentas visuais. A pesquisa piloto foi aplicada entre agosto e setembro de 2019. A pesquisa foi entregue em mãos aos CEOs das empresas e, ao longo dos processos de resposta, os pesquisadores estavam disponíveis para responder a quaisquer perguntas dos entrevistados, dada a complexidade técnica e organizacional em torno do tópico (Whyte, Stasis & Lindkvist, 2016).
Principais resultados
Como resultado do estudo, várias áreas-chave para o gerenciamento de projetos foram identificadas em cada empresa incubada, como: a) reconhecimento internacional do mercado e expansão de redes; b) Treinamento em gestão do conhecimento na incubadora de empresas; c) Adaptação do processo produtivo e comercial ao processo internacional; d) Desenvolvimento de canais internacionais de vendas; e) Treinamento em gestão da inovação na incubadora de empresas. Várias dessas áreas têm um alto potencial de compartilhamento de projetos, o que pode resultar em melhor cooperação entre incubadoras de empresas e empresas incubadas.
Contribuições teóricas/metodológicas
A idéia de projetos compartilhados em empresas incubadas foi levantada e percebeu-se que o modelo LCC poderia funcionar como uma ferramenta para convergir idéias de projetos que duas ou mais empresas podem compartilhar, sendo o ponto focal de esforços compartilhados. O conceito de projetos compartilhados não é claro nem explorado na literatura especializada (Kerzner, 2017; Dinsmore; Cabanis-Brewin, 2014; Hanisch; Wald, 2011; Morris; Pinto; Söderlund, 2011; Köster, 2010; Judgve, 2010) o que abriria um novo e considerável campo de estudo que poderia potencialmente ir além das empresas incubadas, incorporando outras organizações que possam pretender usar uma abordagem de gerenciamento de projetos para expansão internacional.
Contribuições sociais/para a gestão
Com base nos resultados, existem algumas idéias que podem ser exploradas para apoiar ainda mais a estratégia de internacionalização das empresas incubadas, como: a) A possibilidade de atividades de projetos compartilhados entre as empresas; b) A criação de um processo de gerenciamento de portfólio de projetos nas incubadoras de empresas; e c) O desenvolvimento de um Balance Score Card para Internacionalização, explorando a opção de escolher os projetos mais críticos em cada empresa e colocá-los em um mapa estratégico, seguindo um modelo BSC para internacionalização. Os resultados podem ajudar as incubadoras de empresas a desenvolver uma estratégia mais robusta para auxiliar as empresas incubadas em seu processo de internacionalização, aumentando suas vantagens competitivas e criando mais valor para a sociedade como um todo.

Abstract

Study goals
The present research was developed in order to support the utilization of visual project management tools, specifically the LCC Model (Veras, 2016) to promote the internationalization process of incubated companies through a technique that prioritize the choice of key areas for project management based on the most relevant constructs found in the business literature on internationalization strategies and barriers, business incubators and international competitiveness (Costa et al, 2019a). Its main endeavour is to analyse the results of the application of a project prioritization tool for internationalization planning previously developed by Costa et al (2019a) in order to assess its usefulness as well as the likely new developments that its application may suggest for entrepreneurs and business incubators alike.
Relevance / originality
No significant studies focused on project management within incubated business and business incubators, especially concerning internationalization, which results in a theoretical gap that can be further explored (Costa et al; 2019a; Luiz et al, 2017; Vanderstraeten and Matthyssens, 2010, Bruneel et al. 2012, Engelman, Zen and Fracasso, 2015); the internationalization process can be approached from a project management perspective in order to optimize the utilization of resources and maximize results, becoming an alternative tool to meet international market demands and create global competitive advantage into four fundamental categories: a) regulatory, legal or social requirements; b) stakeholders’ requests; c) business or technological strategies; d) products, processes or services changes (Costa et al, 2019a; Luiz et al, 2017; Kerzner, 2017; Carvalho & Rabechini, 2017; PMI, 2017; Kerzner, 2017).
Methodology / approach
The present study is a three stages business oriented research of qualitative and quantitative nature (Costa et al, 2019; Costa et al 2019a; Saunders et al, 2016) it has taken place between March 2017 and November 2019 focusing on the study of internationalization, project management and development and application of visual tools. The pilot survey was applied between August and September, 2019. The survey was given in hands to the companies’ CEOs and throughout the processes of response the researchers were available to address any queries from the respondents, given the technical and organizational complexity revolving around the topic (Whyte, Stasis & Lindkvist, 2016).
Main results
As a result of the study, several key areas for project management were identified in each incubated company, such as: a) International market reconnaissance and networking expansion; b) Knowledge management training within the business incubator; c) Adaptation of production and commercial process to international process; d) Development of international sales channels; and e)Innovation management training within business incubator. Several of those areas have a high project sharing potential, which may result in better cooperation amongst business incubators and incubated companies alike.
Theoretical / methodological contributions
The idea of shared projects in incubated companies was conceptualised and it was noticed that The LCC model could potentially work as a tool for converging ideas from projects that two or more companies may share, being the focal point of shared efforts. The concept of shared projects is not clear neither explored in the specialized literature (Kerzner, 2017; Dinsmore; Cabanis-Brewin, 2014; Hanisch; Wald, 2011; Morris; Pinto; Söderlund, 2011; Köster, 2010; Judgve, 2010) which would open a considerable new field of study that could potentially go beyond incubated companies, incorporating other organizations that may intend to use a project management approach for international expansion.
Social / management contributions
Based on the results, there are some insights that can be explored to further support the internationalization strategy of those incubated companies, such as: a) The possibility of shared project efforts amongst the companies; b) The creation of a project portfolio management process across business incubators; and c) The development of a Balance Score Card for Internationalization - It is also possible to explore the option to choose the most critical projects in each company and lay them out on a strategic map following a BSC model for internationalization. The results may support business incubators to develop a more robust strategy to assist incubated businesses in their internationalization process, increasing their competitive advantages and creating more value for society as a whole.