Resumo

Título do Artigo

A GESTÃO DE PROJETOS APLICADA COMO UMA FERRAMENTA ESTRATÉGICA NAS HAMBURGUERIAS DE PEQUENO E MÉDIO PORTE
Abrir Arquivo

Tema

Metodologias e Ferramentas de Gestão de Projetos

Autores

Nome
1 - Luíza Santos da Silva
UNASP - Centro Universitário Adventista de São Paulo - São Paulo
2 - Andreza Sobrinho dos Santos Focas
-
3 - Wanderley Carneiro
-
4 - Fabio Bergamo
-

Reumo

Objetivo do estudo
A pesquisa teve como objetivo geral avaliar quais processos da gestão de projetos são utilizadas pelos gestores das hamburguerias.
Relevância/originalidade
A realização da presente pesquisa foi relevante, pois, a mesma contribuiu para verificar que a gestão de projetos é de fato importante para o desenvolvimento das pequenas e médias empresas e que quando aplicada nas hamburguerias pode gerar um maior crescimento e uma melhor organização nos processos, seja na iniciação do processo de abertura do negócio ou no decorrer do desenvolvimento da empresa.
Metodologia/abordagem
É classificada como uma pesquisa qualitativa, do tipo aplicada, sendo utilizado o método de pesquisa exploratório.
Principais resultados
Um dos principais resultados encontrados foi à necessidade da gestão de projetos no ambiente organizacional, uma vez que, utilizando está ferramenta novas estratégias de negócio podem ser elaboradas e executadas.
Contribuições teóricas/metodológicas
Para estudos futuros sugere-se uma comparação entre empresas que aplicam os processos da gestão de projetos com as que não aplicam, para verificar na prática o que foi apresentado na presente pesquisa, contribuindo, assim, para novas teorias e metodologias.
Contribuições sociais/para a gestão
A gestão de projetos é uma ferramenta utilizada como instrumento de controle dos planos, considerando-se então muito importante para o desenvolvimento das organizações. O presente artigo discorre sobre como a aplicação das cinco ferramentas da gestão de projetos classificadas como: iniciação, planejamento, execução, monitoramento e controle, e por fim, o encerramento podem contribuir com o desenvolvimento das organizações de pequeno e médio porte no ramo da alimentação denominadas hamburguerias.

Abstract

Study goals
The research had as general objective to evaluate which processes of the project management are used by the managers of the hamburgers.
Relevance / originality
The realization of this research was relevant, because the same contributed to verify that project management is important for the development of small and medium companies and when applied to hamburgers can generate greater growth and better organizations processes, whether in the initiation of the project, business opening business process or company development.
Methodology / approach
It is used as a qualitative research, of the applied type, being used or the exploratory research method.
Main results
One of the main results found was the need for project management in the organizational environment, since the use of new business tools can be designed and executed.
Theoretical / methodological contributions
For future studies, a comparison between companies that apply project management processes with those that do not apply is suggested, in order to verify in practice what was presented in this research, thus contributing to new theories and methodologies.
Social / management contributions
Project management is a tool used as an instrument to control the plans, and it is considered as a very important for the organization development. This article discusses how the application of the five tools of project management classified as: initiation, planning, execution, monitoring and control, and, finally, closure can contribute to the small and medium organization development in the food sector named as hamburgers.