Resumo

Título do Artigo

A GESTÃO DE PROJETOS NO DESENVOLVIMENTO DE UM PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL NO BRASIL
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Tema

Métodos de Pesquisa e Ensino em Gestão de Projetos

Autores

Nome
1 - Gabriel Barroso de Azevedo
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Memorial
2 - Emerson Antonio Maccari
UNINOVE – Universidade Nove de Julho -

Reumo

Objetivo do estudo
Entender o quanto a gestão de projetos tem contribuído no desenvolvimento dos programas de mestrado profissional no Brasil.
Relevância/originalidade
O crescente número de programas stricto sensu profissional no Brasil, sendo um total de 17,29% programas ativos na CAPES comparado ao total de programas (acadêmico e profissional), fez com que buscássemos entender o uso da gestão de projetos no desenvolvimento dos programas.
Metodologia/abordagem
Revisão sistemática da literatura com 28 artigos avaliados de 271 artigos encontrados antes das análises e rejeições.
Principais resultados
Foi diagnosticado 3 principais características nos artigos encontrados: Pedagogia (com 21 artigos), política (2 artigos) e inovação (com 5 artigos). Além dessas características, foram constatados que, mesmo com a utilização da gestão de projetos para o desenvolvimento de um programa de stricto sensu profissional no Brasil, como: Mudanças constantes no processo de avaliação da CAPES, que dificulta as avaliações a cada quadrienal; e os aportes financeiros pela CAPES às universidades vem diminuindo a cada ano.
Contribuições teóricas/metodológicas
A revisão sistemática da literatura (RSL), demonstrou os desafios da pós-graduação brasileira, mas deixou evidente que ainda há poucos estudos, onde se fala da gestão de projetos no desenvolvimento de programas de pós-graduação stricto sensu no Brasil.
Contribuições sociais/para a gestão
A gestão de projetos contribui significativamente, desde o processo de planejamento estratégico, organização do projeto, à condução e controle da atividades no decorrer dos meses até à avaliação quadrienal.

Abstract

Study goals
Understand how project management has contributed to the development of professional master's programs in Brazil.
Relevance / originality
The growing number of stricto sensu professional programs in Brazil, being a total of 17.29% active programs at CAPES compared to the total number of programs (academic and professional), made us seek to understand the use of project management in program development.
Methodology / approach
Systematic literature review with 28 articles evaluated from 271 articles found before analysis and rejection.
Main results
Three main characteristics were diagnosed in the articles found: Pedagogy (21 articles), Politics (2 articles) and Innovation (5 articles). In addition to these characteristics, it was found that, even with the use of project management for the development of a stricto sensu professional program in Brazil, such as: Constant changes in the CAPES evaluation process, which makes evaluations difficult every four years; and CAPES financial contributions to universities have been decreasing every year.
Theoretical / methodological contributions
The systematic literature review (RSL) demonstrated the challenges of Brazilian postgraduate studies, but made it clear that there are still few studies on project management in the development of stricto sensu postgraduate programs in Brazil.
Social / management contributions
Three main characteristics were diagnosed in the articles found: Pedagogy (21 articles), Politics (2 articles) and Innovation (5 articles). In addition to these characteristics, it was found that, even with the use of project management for the development of a stricto sensu professional program in Brazil, such as: Constant changes in the CAPES evaluation process, which makes evaluations difficult every four years; and CAPES financial contributions to universities have been decreasing every year.