Objetivo do estudo
Entender o quanto a gestão de projetos tem contribuído no desenvolvimento dos programas de mestrado profissional no Brasil.
Relevância/originalidade
O crescente número de programas stricto sensu profissional no Brasil, sendo um total de 17,29% programas ativos na CAPES comparado ao total de programas (acadêmico e profissional), fez com que buscássemos entender o uso da gestão de projetos no desenvolvimento dos programas.
Metodologia/abordagem
Revisão sistemática da literatura com 28 artigos avaliados de 271 artigos encontrados antes das análises e rejeições.
Principais resultados
Foi diagnosticado 3 principais características nos artigos encontrados: Pedagogia (com 21 artigos), política (2 artigos) e inovação (com 5 artigos). Além dessas características, foram constatados que, mesmo com a utilização da gestão de projetos para o desenvolvimento de um programa de stricto sensu profissional no Brasil, como: Mudanças constantes no processo de avaliação da CAPES, que dificulta as avaliações a cada quadrienal; e os aportes financeiros pela CAPES às universidades vem diminuindo a cada ano.
Contribuições teóricas/metodológicas
A revisão sistemática da literatura (RSL), demonstrou os desafios da pós-graduação brasileira, mas deixou evidente que ainda há poucos estudos, onde se fala da gestão de projetos no desenvolvimento de programas de pós-graduação stricto sensu no Brasil.
Contribuições sociais/para a gestão
A gestão de projetos contribui significativamente, desde o processo de planejamento estratégico, organização do projeto, à condução e controle da atividades no decorrer dos meses até à avaliação quadrienal.