Resumo

Título do Artigo

DTPB Review & Scope in the Study of Adoption os Dockless Shared E-scooters
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Tema

Inovação Sustentável

Autores

Nome
1 - José Joaquim Filho
UNINOVE – Universidade Nove de Julho -
2 - Claudia Brito Silva Cirani
UNINOVE – Universidade Nove de Julho -

Reumo

Objetivo do estudo
O objetivo deste artigo é, através de uma revisão de literatura, compartilhar novas descobertas sobre a adoção, utilização e impactos dos serviços de mobilidade dos patinetes elétricos. O presente estudo deseja apresentar uma alternativa, com base na Teoria do Comportamento Planejado Decomposto (TCPD), e na Teoria da Difusão de Inovações (TDI) para responder à seguinte pergunta de pesquisa: Quais são os motivadores determinantes que justificam a rápida adoção de patinetes elétricos compartilhadoas?
Relevância/originalidade
Muito pouco ou nenhum esforço foi dedicado à exploração do uso de serviços de compartilhamento de patinetes elétricos compartilhados (Aguilera-García, Gomez & Sobrino, 2020). Foram encontrados alguns relatórios não acadêmicos (Forbes, McKinsey) descrevendo o estado de implementação dos sistemas de patinetes elétricos compartilhados em todo o mundo (Ajao, 2019; Heineke, Kloss, Scurtu & Weig, 2019). Nenhum estudo utilizou a TCPD e TDI para entender os motivadores da adoção de patinetes elétricos compartilhados em ambientes urbanos.
Metodologia/abordagem
Uma revisão sistemática da literatura acessará o estado da arte na pesquisa compartilhada de patinetes elétricos comprtilhados. A TCPD e a TDI apoiarão nossa pesquisa para entender os fatores determinantes que justificam a rápida adoção do patinete elétrico compartilhado em ambientes urbanos.
Principais resultados
A revisão sistemática da literatura mostrou 11 artigos que apoiarão nossa pesquisa. Nenhum artigo usou o DTPC ou o IDT para avaliar a aceitação do usuário para justificar a rápida adoção do patinete elétrico compartilhado em ambientes urbanos.
Contribuições teóricas/metodológicas
A TCPD e a TDI têm sido teorias críticas no estudo da difusão de tecnologia nas últimas décadas. Nossa intenção de pesquisa é integrar essas teorias no estudo da micro-mobilidade compartilhada usando patinetes elétricos compartilhados para entender os motivadores da aceitação do usuário.
Contribuições sociais/para a gestão
Atualmente, o planejamento do transporte urbano e a formulação de políticas são uma tarefa desafiadora, considerando a velocidade atual da mudança e a evolução da tecnologia. O objetivo deste artigo é, através de uma revisão de literatura, compartilhar novas descobertas sobre a adoção, utilização e impactos dos serviços de mobilidade dos patinetes elétricos compartilhados. O presente estudo deseja apresentar uma alternativa, com base na Teoria Decomposta do Comportamento Planejado, para entender os fatores motivadores da rápida adoção dos patinetes elétricos compartilhados em ambientes urbanos, contribuindo com governos, órgãos reguladores, indústria e operadores do sistema.

Abstract

Study goals
The goal of this paper is, through a literature review, to share new findings on the adoption, utilization, and impacts of e-scooter mobility services. The present study wants to present an alternative, based on the Decomposed Theory of Planned Behavior, to answer the following research question: RQ1: What are the determinants that justify the quick adoption of dockless shared electric scooters?
Relevance / originality
Very little to none efforts have been dedicated to exploring the use of e-scooter-sharing services (Aguilera-García, Gomez, & Sobrino, 2020). Some non-academic reports (Forbes, McKinsey) were found describing the state of implementation of e-scooter systems worldwide (Ajao, 2019; Heineke, Kloss, Scurtu & Weig, 2019). No studies made use of DTPB & IDT to understand the drivers for the adoption of e-scooters in urban settings.
Methodology / approach
A systematic literature review will access the state of the art in dockless shared e-scooter research. The DTPB and IDT will support our research to understand the determinant factors that justify the quick adoption of dockless shared e-scooter in urban settings.
Main results
The systematic literature review showed 11 articles that will support our research. No article has used the DTPC or IDT to access user acceptance to justify the quick adoption of e-scooter in urban settings.
Theoretical / methodological contributions
The DTPB and the IDT have been critical theories in the study of technology diffusion in the past decades. Our research intent is to integrate these theories in the study of shared micro-mobility using e-scooters to understand the drivers of user acceptance.
Social / management contributions
Currently, urban transport planning and policy formulation is a challenging task, considering the current speed of change and the evolution of technology. The purpose of this article is, through a literature review, to share new findings on the adoption, use and impacts of mobility services for shared electric scooters. The present study wishes to present an alternative, based on the Decomposed Theory of Planned Behavior, to understand the motivating factors for the rapid adoption of shared electric scooters in urban environments, contributing to governments, regulators, industry and system operators.