Objetivo do estudo
Fornecer um levantamento atual da pesquisa relacionada ao comportamento empreendedor e sua influência na estratégia, estruturar o conhecimento existente, identificar as principais lacunas e fornecer insights para pesquisas futuras.
Relevância/originalidade
Comportamento empreendedor e estratégia, tem recebido crescente atenção nos campos da administração, negócios e economia. Diversos estudos foram realizados abordando aspectos destes fenômenos. Concentraram em diferentes teorias, fases e níveis metodológicos do processo empreendedor e de estratégias organizacionais.
Metodologia/abordagem
Estudo qualitativo, com abordagem descritivo exploratório, elaborado por meio de uma revisão sistemática apoiada pela ferramenta StArt de 10 artigos coletados nas bases de dados Scopus e Web of Science com as palavras chave: “entrepreunerial behavior” or “entrepreneurial behaviour” and “strategy”, identificando correntes de pensamento e teorias entre os diferentes níveis de pesquisas apontados.
Principais resultados
Comportamento empreendedor assim como estratégia é apresentado como um tópico no cruzamento de várias disciplinas, de modo que suas definições são particularmente fragmentadas. Há falta de perspectiva para capturar a complexidade do processo que envolve o comportamento empreendedor e sua influência na estratégia organizacional, contudo diversos estudos identificam relação positiva entre os dois constructos.
Contribuições teóricas/metodológicas
Espera-se contribuir para compreensão do tema, fornecer insights para pesquisas futuras e ajudar no desenvolvimento de uma forma de visão holística do comportamento empreendedor do ponto de vista do indivíduo e sua influência na estratégia.
Contribuições sociais/para a gestão
Discutiu-se os conceitos teóricos e fluxos de pensamento que contribuíram para a compreensão do fenômeno comportamento empreendedor e estratégia, espera-se contribuir para responder aos questionamentos acerca destes fenômenos e suas particularidades.