Resumo

Título do Artigo

COMPORTAMENTO EMPREENDEDOR E ESTRATÉGIA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA E AGENDA PARA PESQUISA FUTURA
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Tema

Estratégia e Empreendedorismo

Autores

Nome
1 - Claudia Maria da Silva Bezerra
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Memorial
2 - Heidy Rodriguez Ramos
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Vergueiro

Reumo

Objetivo do estudo
Fornecer um levantamento atual da pesquisa relacionada ao comportamento empreendedor e sua influência na estratégia, estruturar o conhecimento existente, identificar as principais lacunas e fornecer insights para pesquisas futuras.
Relevância/originalidade
Comportamento empreendedor e estratégia, tem recebido crescente atenção nos campos da administração, negócios e economia. Diversos estudos foram realizados abordando aspectos destes fenômenos. Concentraram em diferentes teorias, fases e níveis metodológicos do processo empreendedor e de estratégias organizacionais.
Metodologia/abordagem
Estudo qualitativo, com abordagem descritivo exploratório, elaborado por meio de uma revisão sistemática apoiada pela ferramenta StArt de 10 artigos coletados nas bases de dados Scopus e Web of Science com as palavras chave: “entrepreunerial behavior” or “entrepreneurial behaviour” and “strategy”, identificando correntes de pensamento e teorias entre os diferentes níveis de pesquisas apontados.
Principais resultados
Comportamento empreendedor assim como estratégia é apresentado como um tópico no cruzamento de várias disciplinas, de modo que suas definições são particularmente fragmentadas. Há falta de perspectiva para capturar a complexidade do processo que envolve o comportamento empreendedor e sua influência na estratégia organizacional, contudo diversos estudos identificam relação positiva entre os dois constructos.
Contribuições teóricas/metodológicas
Espera-se contribuir para compreensão do tema, fornecer insights para pesquisas futuras e ajudar no desenvolvimento de uma forma de visão holística do comportamento empreendedor do ponto de vista do indivíduo e sua influência na estratégia.
Contribuições sociais/para a gestão
Discutiu-se os conceitos teóricos e fluxos de pensamento que contribuíram para a compreensão do fenômeno comportamento empreendedor e estratégia, espera-se contribuir para responder aos questionamentos acerca destes fenômenos e suas particularidades.

Abstract

Study goals
Provide a current survey of the research on the entrepreneur's performance and its influence on the organizational strategy, structure the existing knowledge, identify the main gaps and provide information for future research.
Relevance / originality
Entrepreneurial behavior and strategy, has received increasing attention in the fields of administration, business and economics in recent years. Several studies have been carried out addressing aspects of these phenomena. They focused on different theories, phases and methodological levels of the entrepreneurial process and organizational strategies.
Methodology / approach
Qualitative study with a descriptive exploratory approach, elaborated through a systematic review of 19 articles collected in the Scopus and Web of Science databases with the keywords: “entrepreunerial behavior” or “entrepreneurial behavior” and “strategy”, identifying currents of thinking and theories between the different levels of research indicated
Main results
Entrepreneurial behavior is presented as a topic at the crossroads of several disciplines, so its definition is particularly fragmented. There is a lack of perspective to capture the complexity of the process that involves entrepreneurial behavior and its influence on organizational strategy. A lack of consensus was identified in the definition of entrepreneurial behavior.
Theoretical / methodological contributions
It is expected to contribute to the understanding of the theme, to provide insights for future research and to help develop a form of holistic view of entrepreneurial behavior from the point of view of the individual and its influence on strategy.
Social / management contributions
The theoretical concepts and thought flows that contributed to the understanding of the phenomenon of entrepreneurship and strategy were discussed, it is expected to contribute to answer questions about these phenomena and their particularities.