Objetivo do estudo
O estudo tem como objetivo verificar quais são as principais relações a respeito do comportamento empreendedor, além de analisar e identificar a evolução do tema no cenário intelectual do comportamento empreendedor.
Relevância/originalidade
A relevância deste estudo está em combinar métodos, como análise de conteúdo que gerou uma amostra resultando em fatores de frequência mostrando a evolução dos estudo e a tendência no campo do comportamento empreendedor.
Metodologia/abordagem
Optou-se pela realização de um estudo bibliométrico por meio da análise de pareamento, além da análise de conteúdo dos resumos dos artigos identificados na base de dados Web of Science.
Principais resultados
Identificamos quatro grupos por meio da análise de conteúdo, que são um grupo de conceitos de frameworks, o segundo grupo de intenção, atitude e autoeficácia, o terceiro elementos que se relacionam com o ambiente e as estratégias e o quarto a relação de estudos com comportamento empreendedor com investimentos financeiros e tecnológicos, riscos, oportunidades, conflitos, financeiros e tipos de investimentos. Foi gerada também a matriz de pareamento identificando as referências mais compartilhadas entre os autores que publicam sobre comportamento empreendedor, além de contribuir na identificação das tendências e dos possíveis caminhos para um campo de pesquisa do comportamento do empreendedor.
Contribuições teóricas/metodológicas
Como contribuição teórica, esse estudo pode auxiliar novos estudos quanto às tendências e caminhos de pesquisa sobre o comportamento empreendedor.
Contribuições sociais/para a gestão
Considera-se que entender melhor como o comportamento do empreendedor pode ser usado para melhorar o desempenho do negócio é uma contribuição que esse estudo traz para a sociedade.