Resumo

Título do Artigo

A EVOLUÇÃO INTELECTUAL DO COMPORTAMENTO EMPREENDEDOR: UMA ANÁLISE DE PAREAMENTO
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Tema

Estratégia e Empreendedorismo

Autores

Nome
1 - Stefano Maleski
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Barra Funda
2 - Tainá Alves dos Santos
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Memorial
3 - SIMONE GRECCO SANCHES SUEIRO
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Memorial

Reumo

Objetivo do estudo
O estudo tem como objetivo verificar quais são as principais relações a respeito do comportamento empreendedor, além de analisar e identificar a evolução do tema no cenário intelectual do comportamento empreendedor.
Relevância/originalidade
A relevância deste estudo está em combinar métodos, como análise de conteúdo que gerou uma amostra resultando em fatores de frequência mostrando a evolução dos estudo e a tendência no campo do comportamento empreendedor.
Metodologia/abordagem
Optou-se pela realização de um estudo bibliométrico por meio da análise de pareamento, além da análise de conteúdo dos resumos dos artigos identificados na base de dados Web of Science.
Principais resultados
Identificamos quatro grupos por meio da análise de conteúdo, que são um grupo de conceitos de frameworks, o segundo grupo de intenção, atitude e autoeficácia, o terceiro elementos que se relacionam com o ambiente e as estratégias e o quarto a relação de estudos com comportamento empreendedor com investimentos financeiros e tecnológicos, riscos, oportunidades, conflitos, financeiros e tipos de investimentos. Foi gerada também a matriz de pareamento identificando as referências mais compartilhadas entre os autores que publicam sobre comportamento empreendedor, além de contribuir na identificação das tendências e dos possíveis caminhos para um campo de pesquisa do comportamento do empreendedor.
Contribuições teóricas/metodológicas
Como contribuição teórica, esse estudo pode auxiliar novos estudos quanto às tendências e caminhos de pesquisa sobre o comportamento empreendedor.
Contribuições sociais/para a gestão
Considera-se que entender melhor como o comportamento do empreendedor pode ser usado para melhorar o desempenho do negócio é uma contribuição que esse estudo traz para a sociedade.

Abstract

Study goals
The study aims to verify what are the main relationships regarding entrepreneurial behavior, besides analyzing and identifying the evolution of the theme in the intellectual scenario of entrepreneurial behavior.
Relevance / originality
The relevance of this study is to combine methods, such as content analysis that generated a sample resulting in frequency factors showing the evolution of the study and the trend in the field of entrepreneurial behavior.
Methodology / approach
We chose to conduct a bibliometric study through the paring analysis, in addition to the content analysis of the abstracts of the articles identified in the Web of Science database.
Main results
We identified four groups through content analysis, which are a group of concepts of frameworks, the second group of intent, attitude and self-efficacy, the third elements that relate to the environment and strategies and the fourth the relationship of studies with entrepreneurial behavior with financial and technological investments, risks, opportunities, conflicts, financial and types of investments. The pairing matrix was also generated identifying the most shared references among the authors who publish on entrepreneurial behavior, besides contributing to the identification of trends and possible paths to a research field of the behavior of the entrepreneur.
Theoretical / methodological contributions
As a theoretical contribution, this study can help new studies on trends and research pathways on entrepreneurial behavior.
Social / management contributions
It is considered that a better understanding of how the entrepreneur's behavior can be used to improve business performance is a contribution that this study brings to society.