Resumo

Título do Artigo

CARACTERÍSTICAS COMPORTAMENTAIS EMPREENDEDORAS EM EMPRESAS INTERNACIONALIZADAS
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Tema

Estratégia e Negócios Internacionais

Autores

Nome
1 - Inocencia Boita Dalbosco
UNOESC - Universidade do Oeste de Santa Catariina -
2 - Vanessa Bedin
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3 - Vanessa Nodari Meneghin
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4 - Carla de Almeida Martins Basso
UNOESC - Universidade do Oeste de Santa Catariina - CHAPECÓ

Reumo

Objetivo do estudo
Objetiva-se descrever as características empresariais pertinentes às empresas pesquisadas e identificar as características comportamentais das mulheres empreendedoras atuantes em empresas já consolidadas no mercado internacional conforme modelo proposto por McClelland (1972).
Relevância/originalidade
As mulheres vêm assumindo um papel cada vez mais ativo na sociedade, com particular destaque no empreendedorismo (Silveira & Gouvêa, 2008). Dados fornecidos pelo Global Entrepreneurship Monitor - GEM (2015) evidenciam a crescente participação das mulheres na criação de negócios. Os índices de empreendedorismo no Brasil, segundo o gênero, demonstram que 49% dos proprietários iniciais são mulheres. No entanto, falta compreender melhor a atuação das mulheres no mercado externo, como empreendedoras internacionais. Os estudos sobre empreendedorismo podem ser orientados a diversas áreas distintas, a exemplo cita-se a comportamental, área em que se situa esta pesquisa, a qual possui como foco os estudos realizados por pensadores como o psicólogo David McClelland (1972), direcionados ao comportamento do indivíduo empreendedor (Oliveira, 2010). McClelland (1972) buscou em suas pesquisas isolar fatores psicológicos e culturais do empreendedor e evidenciar que tais fatores são fundamentais para o desenvolvimento econômico (Boava & Macedo, 2006); (Oliveira, Silva, & Araújo, 2014). Ademais, a área comportamental é caraterizada como uma das áreas de pesquisa de maior destaque (Oliveira, 2010), entretanto, pouca atenção é dada às características comportamentais empreendedoras de indivíduos atuantes em empresas internacionalizadas.
Metodologia/abordagem
Utilizou-se o estudo de casos múltiplos, o que permitiu descrever cada um dos casos selecionados. Os estudos de múltiplos casos consistem em pesquisas realizadas de maneira profunda e detalhada do assunto que está sendo analisado e se utiliza de diferentes fontes de dados, como observação de ocorrências, situações e fatos, além de entrevistas, seja esta estruturada ou não, dentre outros meios (Rover et al., 2010). Para efeito desta pesquisa foram adotados os seguintes critérios: gestão realizada por mulheres, região, empresas internacionalizadas, bem como a seleção por acessibilidade. No que se refere ao primeiro critério de seleção, foram selecionados casos com mulheres de perfil empreendedor que são responsáveis pela gestão do negócio. Quanto ao segundo critério, optou-se por empresas localizadas na região oeste do estado de Santa Catarina. Em relação ao terceiro critério de seleção, recorreu-se por empresas atualmente consolidadas no mercado internacional e, por fim, no quarto e último critério, os casos foram selecionados por obterem acesso às informações necessárias por serem as entrevistadas mulheres proprietárias e/ou gestoras das empresas em questão.
Principais resultados
As principais contribuições que este estudo traz, consistem na constatação acerca da relevância da crescente e contínua participação das mulheres na sociedade enquanto empreendedoras e gestoras de negócios internacionalizados, as quais atuam promovendo a geração de empregos e renda, impulsionando o desenvolvimento econômico e social do ambiente em que estão inseridas, além de remeter a um movimento de valorização da mulher e de significativa mudança no ambiente organizacional, o que confirma os achados de Silveira e Gouvêa (2008) e Madruga et al. (2001). Além disso, a pesquisa qualitativa do estudo permitiu contribuir academicamente para a área de conhecimento do empreendedorismo a respeito das características comportamentais de empreendedoras inseridas no contexto internacional.
Contribuições teóricas/metodológicas
As principais contribuições que este estudo traz, consistem na constatação acerca da relevância da crescente e contínua participação das mulheres na sociedade enquanto empreendedoras e gestoras de negócios internacionalizados, as quais atuam promovendo a geração de empregos e renda, impulsionando o desenvolvimento econômico e social do ambiente em que estão inseridas, além de remeter a um movimento de valorização da mulher e de significativa mudança no ambiente organizacional, o que confirma os achados de Silveira e Gouvêa (2008) e Madruga et al. (2001).
Contribuições sociais/para a gestão
As principais contribuições que este estudo traz, consistem na constatação acerca da relevância da crescente e contínua participação das mulheres na sociedade enquanto empreendedoras e gestoras de negócios internacionalizados, as quais atuam promovendo a geração de empregos e renda, impulsionando o desenvolvimento econômico e social do ambiente em que estão inseridas, além de remeter a um movimento de valorização da mulher e de significativa mudança no ambiente organizacional, o que confirma os achados de Silveira e Gouvêa (2008) e Madruga et al (2001) Além disso, a pesquisa qualitativa do estudo permitiu contribuir academicamente para a área de conhecimento do empreendedorismo a respeito das características comportamentais de empreendedoras inseridas no contexto internacional Em relação às limitações decorrentes deste estudo tem-se primeiramente a dificuldade em localizar empresas internacionalizadas em que a gestão do negócio seja responsabilidade de mulheres com perfil empreendedor, que acabou por delimitar o acesso às três empresas pesquisadas Outra limitação identificada foi em decorrência da insuficiência de referencial teórico disponível quando se trata de conteúdos que abordam o estudo qualitativo das características comportamentais de mulheres empreendedoras atuantes em empresas internacionalizadas

Abstract

Study goals
The objective is to describe the business characteristics relevant to the companies surveyed and to identify the behavioral characteristics of women entrepreneurs operating in companies already consolidated in the international market according to the model proposed by McClelland (1972).
Relevance / originality
omen have been assuming an increasingly active role in society, with particular emphasis on entrepreneurship (Silveira & Gouvêa, 2008). Data provided by the Global Entrepreneurship Monitor - GEM (2015) show the increasing participation of women in the creation of businesses. Entrepreneurship rates in Brazil, according to gender, show that 49% of the initial owners are women. However, it remains to better understand the role of women in the foreign market, as international entrepreneurs. The studies on entrepreneurship can be oriented to several different areas, for example the behavioral one is mentioned, area in which this research is located, which focuses on the studies carried out by thinkers such as the psychologist David McClelland (1972), directed to behavior of the entrepreneurial individual (Oliveira, 2010). McClelland (1972) sought in his research to isolate psychological and cultural factors from the entrepreneur and to show that such factors are fundamental for economic development (Boava & Macedo, 2006); (Oliveira, Silva, & Araújo, 2014). Furthermore, the behavioral area is characterized as one of the most prominent research areas (Oliveira, 2010), however, little attention is paid to the entrepreneurial behavioral characteristics of individuals working in internationalized companies.
Methodology / approach
The study of multiple cases was used, which allowed to describe each of the selected cases. Multiple case studies consist of in-depth and detailed research on the subject under analysis and use of different data sources, such as observation of occurrences, situations and facts, in addition to interviews, whether structured or not, among others. means (Rover et al., 2010). For the purpose of this research, the following criteria were adopted: management carried out by women, region, internationalized companies, as well as accessibility selection. With regard to the first selection criteria, cases were selected with women of entrepreneurial profile who are responsible for managing the business. As for the second criterion, companies located in the western region of the state of Santa Catarina were chosen. Regarding the third selection criterion, companies currently consolidated in the international market were used and, finally, in the fourth and last criterion, the cases were selected because they had access to the necessary information because the interviewees were women owners and / or managers of the companies. concerned.
Main results
The main contributions that this study brings, consist of the finding about the relevance of the increasing and continuous participation of women in society as entrepreneurs and managers of internationalized businesses, which work promoting the generation of jobs and income, boosting the economic and social development of the environment in which they are inserted, in addition to referring to a movement of valorization of women and significant change in the organizational environment, which confirms the findings of Silveira and Gouvêa (2008) and Madruga et al. (2001). In addition, the qualitative research of the study allowed to contribute academically to the area of knowledge of entrepreneurship regarding the behavioral characteristics of female entrepreneurs inserted in the international context.
Theoretical / methodological contributions
560/5000 The main contributions that this study brings, consist of the finding about the relevance of the increasing and continuous participation of women in society as entrepreneurs and managers of internationalized businesses, which work promoting the generation of jobs and income, boosting the economic and social development of the environment in which they are inserted, in addition to referring to a movement of valorization of women and significant change in the organizational environment, which confirms the findings of Silveira and Gouvêa (2008) and Madruga et al. (2001).
Social / management contributions
The main contributions that this study brings, consist of the finding about the relevance of the increasing and continuous participation of women in society as entrepreneurs and managers of internationalized businesses, which work promoting the generation of jobs and income, boosting the economic and social development of the environment in which they are inserted, in addition to referring to a movement of valorization of women and significant change in the organizational environment, which confirms the findings of Silveira and Gouvêa (2008) and Madruga et al (2001). In addition, the qualitative research of the study allowed to contribute academically to the area of ​​knowledge of entrepreneurship regarding the behavioral characteristics of female entrepreneurs inserted in the international context In relation to the limitations resulting from this study, there is primarily the difficulty in locating internationalized companies where business management is the responsibility of women entrepreneurs with an entrepreneurial profile, which ended up limiting access to the three companies surveyed Another limitation identified was due to the lack of available theoretical framework when it comes to content that addresses the qualitative study of the behavioral characteristics of women entrepreneurs working in internationalized companies