Resumo

Título do Artigo

Marketing e Empreendedorismo: Um Estudo Bibliométrico
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Tema

Estratégia e Empreendedorismo

Autores

Nome
1 - Daniela Menezes Garzaro
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Barra Funda
2 - Marcelo Carvalho
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Barra Funda
3 - Samara de Carvalho Pedro
UNINOVE – Universidade Nove de Julho -
4 - Luís Fernando Varotto
UNINOVE – Universidade Nove de Julho -

Reumo

Objetivo do estudo
O objetivo deste artigo é analisar, de modo abrangente, a literatura que forma o arcabouço teórico sobre o campo de estudos conjunto entre Marketing e Empreendedorismo.
Relevância/originalidade
Este estudo apresenta pontos de interseção entre marketing e empreendedorismo, sendo os principais: inovação, sustentabilidade e internacionalização das empresas.
Metodologia/abordagem
Foi realizado um estudo bibliométrico no qual foram realizadas análises de citação, cocitação e pareamento em 430 artigos.
Principais resultados
As análises demonstram uma tendência de crescimento nos estudos sobre Marketing e Empreendedorismo. A internacionalização das empresas, a inovação e a cocriação podem ser consideradas, nesta amostra, com os principais pontos de interseção entre os dois campos de estudo.
Contribuições teóricas/metodológicas
Este artigo apresenta um mapeamento das pesquisas que formam a base estrutural teórica sobre os campos de pesquisa sobre Marketing e Empreendedorismo.
Contribuições sociais/para a gestão
Este artigo pode auxiliar os gestores a compreender os pontos de interseção entre Marketing e Empreendedorismo, facilitando o acesso às pesquisas comuns.

Abstract

Study goals
The objective of this article is to comprehensively analyze the literature that forms the theoretical framework on the field of joint studies between Marketing and Entrepreneurship.
Relevance / originality
This study presents points of intersection between marketing and entrepreneurship, the main ones being: innovation, sustainability and internationalization of companies.
Methodology / approach
A bibliometric study was carried out in which citation, cocitation and pairing analyzes were carried out on 430 articles.
Main results
The analyzes show a growth trend in studies on Marketing and Entrepreneurship. The internationalization of companies, innovation and co-creation can be considered, in this sample, with the main points of intersection between the two fields of study.
Theoretical / methodological contributions
This article presents a mapping of the researches that form the theoretical structural base on the fields of research on Marketing and Entrepreneurship.
Social / management contributions
This article can help managers understand the points of intersection between Marketing and Entrepreneurship, facilitating access to common surveys.