Resumo

Título do Artigo

ESTRUTURA INTELECTUAL DO COMPORTAMENTO EMPREENDEDOR: UMA ANÁLISE DE CITAÇÃO E CO-CITAÇÃO
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Tema

Estratégia e Empreendedorismo

Autores

Nome
1 - SIMONE GRECCO SANCHES SUEIRO
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Memorial
2 - Tainá Alves dos Santos
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Memorial
3 - Stefano Maleski
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Barra Funda
4 - Vânia Maria Jorge Nassif
UNINOVE – Universidade Nove de Julho -

Reumo

Objetivo do estudo
Este estudo teve o objetivo de compreender a estrutura intelectual relacionado ao comportamento empreendedor, pela análise da produção acadêmica na área da Administração.
Relevância/originalidade
Uma consulta preliminar à base ISI Web of Science mostrou que muito tem se falado sobre comportamento empreendedor, o volume de publicações tem aumentado anualmente e novos estudos tem sido desenvolvido sob diversas perspectivas. Assim, se faz necessário ter uma visão geral sobre tudo que foi estudado até hoje e identificar em quais direções os estudos desse tema estão sendo direcionados, visto que não foram localizados outros estudos que tenham apresentado tal perspectiva.
Metodologia/abordagem
Foi avaliada a contribuição da pesquisa sobre comportamento empreendedor a partir de estudo bibliométrico de citação e cocitação. Além disso, buscou-se analisar os principais temas nos estudos de comportamento empreendedor por meio da análise fatorial exploratória (AFE).
Principais resultados
Na AFE foram identificados 3 fatores que refletem os assuntos que vêm sendo explorados no âmbito do comportamento empreendedor. O primeiro fator diz respeito às questões dos modelos de intenção e autoeficácia. O segundo fator se relaciona à orientação empreendedora e ao ambiente em que os empreendedores atuam. O terceiro fator remete ao esforço encontrado na literatura para explicar a ação do empreendedor.
Contribuições teóricas/metodológicas
Além das análises, cada fator demonstrou o que e como o comportamento do empreendedor vem sendo explorado na literatura, permitindo que outros pesquisadores possam partir desta estrutura intelectual para geração de novos conhecimentos científicos.
Contribuições sociais/para a gestão
Os achados corroboram com o direcionamento de estudos futuros que possam continuar investigando como o comportamento podem impactar os resultados do empreendedor e em quais contextos.

Abstract

Study goals
This study aimed to understand the intellectual structure related to entrepreneurial behavior, by analyzing academic production in the area of Business Administration.
Relevance / originality
A preliminary consultation with the ISI Web of Science database showed that much has been talked about entrepreneurial behavior, the volume of publications has increased annually and new studies have been developed from a variety of perspectives. Thus, it is necessary to have an overview of everything that has been studied to date and identify in which directions the studies of this theme are being directed, since no other studies have been found that have presented such perspective.
Methodology / approach
The contribution of the research on entrepreneurial behavior was evaluated from a bibliometric study of citation and cocitation. In addition, we sought to analyze the main themes in the studies of entrepreneurial behavior through exploratory factor analysis (EFA).
Main results
In the EFA, 3 factors were identified that reflect the issues that have been explored in the context of entrepreneurial behavior. The first factor concerns the issues of the models of intent and self-efficacy. The second factor relates to entrepreneurial guidance and the environment in which entrepreneurs operate. The third factor refers to the effort found in the literature to explain the action of the entrepreneur.
Theoretical / methodological contributions
In addition to the analyses, each factor demonstrated what and how the behavior of the entrepreneur has been explored in the literature, allowing other researchers to start from this intellectual structure to generate new scientific knowledge.
Social / management contributions
The findings corroborate the direction of future studies that may continue to investigate how behavior can impact the results of the entrepreneur and in what contexts.