Resumo

Título do Artigo

O Efeito Mediador da Inovatividade na Relação entre Sustentabilidade e Intenção De Compra: Um Estudo com Consumidores de Cosméticos Ecologicamente Corretos
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Tema

Tópicos especiais em Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Vivian Dinorá Furlan
Universidade Ibirapuera - Chacará Flora
2 - Davi Lucas Arruda de Araújo
Universidade Ibirapuera - Chacará Flora

Reumo

Objetivo do estudo
O objetivo central dessa pesquisa consiste em analisar a relação entre as dimensões da sustentabilidade por meio do modelo Triple Bottom Line (TBL) mediada pela inovatividade na intenção de compra de consumidores que aderem a cosméticos ecologicamente corretos.
Relevância/originalidade
Os efeitos das dimensões do TBL sobre a inovatividade dos consumidores em comprar cosméticos ecologicamente corretos derivou-se da necessidade das empresas entenderem a relação dos consumidores com estes produtos, através das interferências das dimensões ambientais, sociais e econômicas, e, com isso, poderem colocar no mercado cosméticos inovadores e sustentáveis, de acordo com o que o consumidor possa utilizar e comprar.
Metodologia/abordagem
Levantamento teórico
Principais resultados
Desenvolvimento de um modelo conceitual que contemple as dimensões social, ambiental e econômica do TBL e sua relação com a inovatividade do consumidor, bem como a relação entre inovatividade e intenção de compra.
Contribuições teóricas/metodológicas
Desenvolvimento de um modelo conceitual alicerçado em quatro hipóteses a ser testada.
Contribuições sociais/para a gestão
Esta pesquisa busca contribuir com as empresas de cosméticos sustentáveis para que tenham o conhecimento do que é necessário para produzir estes tipos de produtos a fim de que conheçam o comportamento do consumidor que busca por cosméticos sustentáveis.

Abstract

Study goals
The main objective of this research is to analyze a relationship between the dimensions of sustainability through the Triple Bottom Line (TBL) model mediated by innovation in the purchase intention of consumers who adhere to environmentally friendly cosmetics.
Relevance / originality
The effects of the dimensions of the TBL on the innovativeness of consumers in buying environmentally friendly cosmetics was derived from the need for companies to understand the relationship of consumers with these products, through the interference of the environmental, social and economic dimensions, and, with that, they can place on the market innovative and sustainable cosmetics, according to what the consumer can use and buy.
Methodology / approach
Theoretical development
Main results
Development of a conceptual model that contemplates the social, environmental and economic dimensions of TBL and its relationship with consumer innovativeness, as well as the relationship between innovativeness and purchase intention.
Theoretical / methodological contributions
Development of a conceptual model based on four hypotheses to be tested.
Social / management contributions
This research seeks to contribute with sustainable cosmetics companies so that they have the knowledge of what is necessary to produce these types of products in order to know the behavior of the consumer who searches for sustainable cosmetics.