Resumo

Título do Artigo

Um estudo de caso em trajetória de inovação e ambidestria organizacional
Abrir Arquivo

Tema

Mercado, Comportamento de Consumo e Inovação

Autores

Nome
1 - Vinicius Oliveira do Carmo
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Vergueiro
2 - Carlos Leite de Souza
-

Reumo

Objetivo do estudo
Identificar elementos de ambidestria organizacional na empresa multinacional brasileira WEG.
Relevância/originalidade
Este artigo interessa a estudantes de economia e administração e a empreendedores no geral. O texto é completamente original.
Metodologia/abordagem
A metodologia adotada é o estudo de caso sob abordagem neoinstitucionalista.
Principais resultados
Verificamos haver elementos que comprovem ambidestria organizacional na empresa WEG e este é um dos elementos explicativos para seu sucesso comercial.
Contribuições teóricas/metodológicas
Este trabalho propõe o encontro da literatura de inovação da teoria schumpeteriana com a literatura de inovação tecnológica.
Contribuições sociais/para a gestão
Neste artigo podem ser encontradas informações sobre estrategia de negócios úteis para empreendedores e estudantes.

Abstract

Study goals
Identify elements of organizational ambidexterity in the Brazilian multinational company WEG.
Relevance / originality
This article is of interest to economics and business students and entrepreneurs in general. The text is completely original.
Methodology / approach
The methodology adopted is the case study and the approach is neoinstitutionalist.
Main results
We verified that there are elements that prove organizational ambidexterity in the company WEG and this is one of the explanatory elements for its commercial success.
Theoretical / methodological contributions
This work proposes the meeting of the innovation literature of the Schumpeterian theory with the literature of technological innovation.
Social / management contributions
In this article you can find information on business strategy useful for entrepreneurs and students.