Objetivo do estudo
Demonstrar a importância das reuniões de lições aprendidas enquanto mecanismos de identificação de pontos de alavancagem em um projeto de planejamento estratégico de uma instituição federal do ensino superior.
Relevância/originalidade
A relevância e originalidade desta pesquisa se dá a partir de uma nova perspectiva de análise de projetos a partir da lógica de sistema e identificação de pontos de alavancagem nas lições aprendidas de um projeto de planejamento estratégico de uma instituição federal de ensino superior (IFES).
Metodologia/abordagem
A presente pesquisa caracteriza-se de natureza qualitativa e descritiva; do ponto de vista de sua abordagem, a pesquisa trata de um estudo de caso do projeto de planejamento estratégico de uma Instituição Federal de Ensino Superior; para o registro e coleta dos dados e informações pertinentes à pesquisa foi desenvolvida a Observação Participante e para o tratamento foram utilizadas a Análise de Conteúdo e análise dinâmica no modelo e as estruturas de enlaces de feedback.
Principais resultados
Variáveis como o engajamento dos gestores, o envolvimento da equipe técnica e os ajustes no plano foram identificadas e um diagrama de enlace causal foi elaborado para se entender como se deu a dinâmica desse sistema no projeto. Cada uma dessas variáveis influenciou no sistema com feedbacks de reforço positivo, resultando no desenvolvimento do projeto.
Assim, o ponto de alavancagem identificado, ou seja, local neste sistema em que pequenas intervenções podem resultar em grandes mudanças é na variável participação dos gestores. Esse resultado alicerça a elaboração de estratégicas e ações que potencializem as mudanças nesse sistema, produzindo grandes mudanças no todo especificamente na gestão de projetos dessa natureza.
Contribuições teóricas/metodológicas
Enriquecimento da literatura sobre o uso de novas metodologias em gestão de projetos, alicerçando o conhecimento e aprendizagem em projetos.
Contribuições sociais/para a gestão
A contribuição prática se dá a partir do uso dessa metodologia em gestão de projetos para se identificar os pontos de alavancagem que podem ser gerenciados, tornando pequenas mudanças em grandes transformações e alcance do sucesso de projetos.