Resumo

Título do Artigo

Identificando Pontos de Alavancagem em Lições Aprendidas de Projetos: uma Perspectiva Sistêmica
Abrir Arquivo

Tema

Gestão do Conhecimento e Aprendizagem em Projetos

Autores

Nome
1 - THIAGO DE OLIVEIRA
Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN -

Reumo

Objetivo do estudo
Demonstrar a importância das reuniões de lições aprendidas enquanto mecanismos de identificação de pontos de alavancagem em um projeto de planejamento estratégico de uma instituição federal do ensino superior.
Relevância/originalidade
A relevância e originalidade desta pesquisa se dá a partir de uma nova perspectiva de análise de projetos a partir da lógica de sistema e identificação de pontos de alavancagem nas lições aprendidas de um projeto de planejamento estratégico de uma instituição federal de ensino superior (IFES).
Metodologia/abordagem
A presente pesquisa caracteriza-se de natureza qualitativa e descritiva; do ponto de vista de sua abordagem, a pesquisa trata de um estudo de caso do projeto de planejamento estratégico de uma Instituição Federal de Ensino Superior; para o registro e coleta dos dados e informações pertinentes à pesquisa foi desenvolvida a Observação Participante e para o tratamento foram utilizadas a Análise de Conteúdo e análise dinâmica no modelo e as estruturas de enlaces de feedback.
Principais resultados
Variáveis como o engajamento dos gestores, o envolvimento da equipe técnica e os ajustes no plano foram identificadas e um diagrama de enlace causal foi elaborado para se entender como se deu a dinâmica desse sistema no projeto. Cada uma dessas variáveis influenciou no sistema com feedbacks de reforço positivo, resultando no desenvolvimento do projeto. Assim, o ponto de alavancagem identificado, ou seja, local neste sistema em que pequenas intervenções podem resultar em grandes mudanças é na variável participação dos gestores. Esse resultado alicerça a elaboração de estratégicas e ações que potencializem as mudanças nesse sistema, produzindo grandes mudanças no todo especificamente na gestão de projetos dessa natureza.
Contribuições teóricas/metodológicas
Enriquecimento da literatura sobre o uso de novas metodologias em gestão de projetos, alicerçando o conhecimento e aprendizagem em projetos.
Contribuições sociais/para a gestão
A contribuição prática se dá a partir do uso dessa metodologia em gestão de projetos para se identificar os pontos de alavancagem que podem ser gerenciados, tornando pequenas mudanças em grandes transformações e alcance do sucesso de projetos.

Abstract

Study goals
Demonstrate the importance of lessons learned meetings as mechanisms for identifying leverage points in a strategic planning project of a federal higher education institution.
Relevance / originality
The relevance and originality of this research is based on a new perspective of project analysis based on the system logic and identification of leverage points in the lessons learned from a strategic planning project of a federal institution of higher education.
Methodology / approach
This research is characterized by a qualitative and descriptive nature; from the point of view of its approach, the research deals with a case study of the strategic planning project of a Federal Institution of Higher Education; Participant Observation was developed for the registration and collection of data and information relevant to the research and for the treatment Content Analysis and dynamic analysis were used in the model and the structures of feedback links.
Main results
Variables such as the engagement of managers, the involvement of the technical team and adjustments to the plan were identified and a causal link diagram was elaborated to understand how the dynamics of this system took place in the project. Each of these variables influenced the system with positive reinforcement feedbacks, resulting in the development of the project. Thus, the identified leverage point, that is, location in this system where small interventions can result in major changes is in the variable participation of managers. This result supports the development of strategies and actions that enhance the changes in this system, producing major changes in the whole specifically in the management of projects of this nature.
Theoretical / methodological contributions
Enrichment of the literature on the use of new methodologies in project management, underpinning knowledge and learning in projects.
Social / management contributions
The practical contribution comes from the use of this methodology in project management to identify the leverage points that can be managed, making small changes into major transformations and achieving project success.