Resumo

Título do Artigo

A TRANSFERÊNCIA DO CONHECIMENTO EM EQUIPES TERCEIRIZADAS NO CONTEXTO DE GESTÃO DE PROJETOS
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Tema

Gestão do Conhecimento e Aprendizagem em Projetos

Autores

Nome
1 - Anderson da Ramada Isabella
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Memorial
2 - Isabel Cristina Scafuto
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - PPGP - Programa de Pós Graduação em Gestão de Projetos
3 - Luciano Ferreira da Silva
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Memorial

Reumo

Objetivo do estudo
Analisar a transferência de conhecimento em equipes terceirizadas no contexto de gestão de projetos.
Relevância/originalidade
O presente estudo se propõe a identificar as abordagens a respeito da transferência de conhecimento e a terceirização no contexto de gestão de projetos; os riscos, os desafios e impedimentos decorrentes da adoção de equipes terceirizadas como estratégia para o sucesso do negócio.
Metodologia/abordagem
Foi realizada uma pesquisa exploratória, com abordagem qualitativa, utilizando-se das bases Web of Science (WOS) e Scopus contemplando o período de 1996 a 2019. A amostra resultou em 132 artigos e depois da aplicação de filtros e validação por parte dos revisores, doutores na área de gestão de projetos, a amostra total para análise resultou em 54 artigos.
Principais resultados
Não há uma abordagem padrão a ser seguida, no entanto, foram identificadas inúmeras e diferentes técnicas e procedimentos para se realizar de forma mais efetiva a transferência de conhecimento, assim como, razões variadas a respeito dos motivos e da importância de se implementar a terceirização em projetos.
Contribuições teóricas/metodológicas
A apresentação detalhada das diversas abordagens e pontos de atenção pertinentes ao tema contribui para construção do conhecimento técnico-científico.
Contribuições sociais/para a gestão
As informações obtidas nos remetem à importância e compreensão sobre uma provável tendência a ser observada pelas empresas no gerenciamento de seus projetos. Como se diferenciar no mercado e o quanto trocar conhecimento e agregar valor utilizando-se de recursos terceirizados pode ser um caminho estratégico para obter vantagem competitiva.

Abstract

Study goals
To analyze knowledge transfer in outsourced teams in the context of project management.
Relevance / originality
The purpose of this study was to identify approaches to knowledge transfer and outsourcing in the context of project management; the risks, challenges and impediments of adopting outsourced teams as a strategy for business success.
Methodology / approach
An exploratory research was carried out, with a qualitative approach, using the Web of Science (WOS) and Scopus databases covering the period from 1996 to 2019. One sample resulted in 132 articles and after the application of filters and validation by reviewers, masters and PhD in the project management, a total sample for analysis resulting in 54 articles.
Main results
There is no standard approach to follow, however a number of different techniques and procedures have been identified for more effective knowledge transfer, as well as a variety of reasons on the grounds and the importance of implementing outsourcing in projects.
Theoretical / methodological contributions
The detailed presentation of the various approaches and points of attention relevant to the theme contributes to the construction of technical and scientific knowledge.
Social / management contributions
The information obtained brings us to the importance and understanding of a likely tendency to be observed by companies in the management of their projects. How to differentiate in the market and how to exchange knowledge and add value using outsourced resources can be a strategic way to gain competitive advantage.