Objetivo do estudo
O presente trabalho tem como objetivo analisar o comportamento das fibras de borracha adicionadas em concreto a fim de definir as vantagens e desvantagens da adição destas, através da avaliação das propriedades de resistência à compressão axial, diametral e módulo de elasticidade.
Relevância/originalidade
No presente trabalho são apresentados resultados de ensaios laboratoriais para slump test, resistência à compressão axial, resistência à compressão diametral e módulo de elasticidade para concreto convencional e com adição de 2% em fibras de borracha em relação ao peso do cimento.
Metodologia/abordagem
A amostragem foi composta no total de 48 corpos de prova de 100 mm de diâmetro e 200 mm de altura, em conformidade com a norma ABNT NBR 5738 (2015), confeccionando 24 repetições para dois traços com as seguintes características: sem adição de fibras (CPS) e com adição de fibras de borracha (CPFB), considerando a mesma proporção de agregados (graúdos e miúdos) e relação a/c (água/cimento). A variação da amostragem com e sem fibra permitirá obter a contribuição mecânica ao concreto através do desempenho de cada tipo de fibra.
Os ensaios foram realizados em máquina hidráulica, seguindo as especificações de acordo norma brasileira (NBR 5739, 2018), sendo realizado para cada 12 amostras o ensaio de resistência à compressão (NBR 5739, 2018) e ensaio de resistência à tração por compressão diametral (NBR 7222, 2011). Sendo que a resistência característica à compressão do concreto (fck) calculado utilizando o desvio padrão igual a 4,0 MPa, devido aos materiais serem dosados em massa e a água de amassamento ser corrigida em função da correção da umidade dos agregados. Os corpos de prova foram instrumentados com extensômetros de resolução de 0,01 mm, para a determinação do módulo de elasticidade calculado de acordo com a norma brasileira (NBR 8522, 2017).
Principais resultados
Através da análise dos resultados obtidos nos ensaios realizados e comparando com estudos anteriores, pode-se observar que as fibras de borracha atuam de maneira satisfatória quando se deseja aumentar a resistência à tração do concreto. Pode-se verificar através dos ensaios que as fibras de borracha de modo geral previnem a ruptura repentina do concreto, auxiliando no espraiamento das tensões e aumentando em cerca de 11% a resistência à tração por compressão diametral em relação ao concreto simples.
Contribuições teóricas/metodológicas
O mercado da construção civil encontra-se em constante evolução e a utilização de materiais alternativos na composição do concreto está se tornando cada vez mais frequente. A adição de fibras pode evitar que patologias surjam ou que se propaguem ao longo da peça devido às tensões que não são distribuídas de maneira equilibrada, fazendo com que diminua a vida útil e comprometa toda a estrutura.
Contribuições sociais/para a gestão
A reutilização de pneus é de suma importância para o meio ambiente, já que se trata de um material cujo tempo de decomposição se encontra indeterminado e sua poluição se dá não só por seu descarte inadequado como por sua queima liberando toxinas altamente poluentes. A inserção de fibras de pneu em concretos é uma opção alternativa da utilização do material sem que haja a queima do mesmo, e podendo contribuir significantemente com o destino de pneus inservíveis, auxiliando também na redução do uso de materiais naturais para a produção de concreto. Sendo a indústria da construção civil uma das engrenagens da economia mundial, e a utilização de recicláveis em seu meio é fundamental para um equilíbrio sustentável.