Objetivo do estudo
Identificar se a consciência e a preocupação ambiental interferem diretamente na intenção de compra e na compra declarada de produtos sustentáveis
Relevância/originalidade
Estudos relacionados justificam a relevância de novas e mais detalhadas pesquisas voltadas a consciência ambiental e compra declarada de produtos verdes. Gorni et al., (2016) identificaram a necessidade de verificar a influência da consciência ambiental sobre o comportamento de compra. Também sugerem que seja feito mais trabalhos na área, ampliando o estudo para mais universidades e ampliando o quadro de diferenças entre idade e gênero.
Pode-se destacar também a relevância do estudo ao meio empresarial, pois as questões sustentáveis estão crescendo cada vez mais. De acordo com o Sebrae (2019) o consumidor está cada vez mais exigente, pois desenvolveram uma consciência ambiental e optam por produtos que garantem a sustentabilidade. Um exemplo seria a indústria de cosméticos, de acordo com pesquisas 41% dos brasileiros discordam com os testes feitos em animais, e extrações de plantas e matérias primas do meio ambiente, desse modo, foi necessário que esse setor se reinventasse a partir da consciência ambiental, pois seu público estava cada vez mais crítico. O mesmo pode acontecer aos demais setores, assim cabe as empresas investigar as atitudes de seus clientes e atender suas necessidades (SEBRAE, 2019).
Metodologia/abordagem
A pesquisa caracteriza-se como “teórica empírica”, com abordagem quantitativa e descritiva, por meio de uma “survey” junto aos consumidores. O questionário foi elaborado a partir das pesquisas de Braga e Silva (2013), que já foi validada e testada em diversas pesquisas. O instrumento de coleta de dados foi composto por dois blocos O bloco 1 é composto por questões sobre o perfil do consumidor; já o bloco 2 é composto por 16 itens sobre Preocupação Ambiental, 14 itens em Compra Declarada e 15 itens em Intenção de Compra. A escala do questionário é denominada de Likert (5 pontos), uma vez que as opções de respostas variaram entre 1 a 5, sendo que 1 significa “discordo totalmente”, e 5 “concordo totalmente” O envio dos questionários foi feito através de internet (via e-mail), por meio do software Google Forms. O período de aplicação da pesquisa foi entre junho e setembro de 2019. Portanto, a escolha dos sujeitos participantes se deu por meio da estratégia denominada “bola de neve”. Ou seja, através da rede de contatos das pesquisadoras. A amostra foi considerada o número de questionários válidos. Obteve-se um total de 304 respondentes válidos.
Principais resultados
Os resultados apontam que a preocupação ambiental não reflete em compra declarada para produtos verdes no varejo Porém, para uma grande parte da amostra, a relação entre preocupação ambiental e a intenção de compra se apresentou forte e este aspecto da intenção é reforçado por autores como, Blackwell, Miniard e Engel (2005) e Braga e Silva (2013) A preocupação ambiental é percebida principalmente como ações simples que requer reciclar ou reutilizar, aponta o descarte e uso excessivo de embalagens/produtos e mostra como as pessoas ficam incomodadas com tal situação É possível notar que essa preocupação reflete na intenção de compra onde as pessoas assumem suas preferencias por refis, ou produtos com poucas embalagens Contudo ao observar os itens de compra declarada, percebe-se uma fragilidade nessa relação, pois a intenção de compra não é transformada em compra declarada Através da análise dos resultados, foi possível evidenciar que os consumidores apresentam uma consciência ambiental, no entanto, ainda existe um baixo interesse do consumidor e pouca influência desta preocupação ambiental no ato da compra Os esforços de mudança de hábitos nas pessoas não é uma tarefa tão fácil e exige um esforço contínuo na busca pelos resultados Uma alternativa que pode ajudar neste processo seria as empresas investir no aumento da oferta de produtos verdes no mercado A análise empírica reforça a importância de incentivar e ensinar ao consumidor os benefícios de optar por produtos sustentáveis e ecologicamente corretos.
Contribuições teóricas/metodológicas
A presente pesquisa contribui para a literatura na medida em que fornece um panorama importante sobre o comportamento de consumo, abrindo espaço para debates sobre o porquê a compra declarada de produtos sustentáveis não ocorre de forma significativa, ou entender até aonde chega a preocupação ambiental e a atitude de compra ecológica de pessoas que buscam por alimentos saudáveis como forma de bem estar pessoal, mas acabam falhando quando o assunto é proteção ambiental.
Contribuições sociais/para a gestão
O estudo contribui ao campo empresarial a medida que pode ser uma fonte de análise para que as empresas repense os modelos de negócios por elas protagonizados e comecem a investir mais fortemente na redução do impacto de suas atividades e na busca de uma gestão mais verde. Pode gerar implicações para os profissionais de marketing, especialmente no que tange ao comportamento do consumidor em relação a produtos verdes.