Objetivo do estudo
O presente artigo tem como objetivo identificar quais são os arquétipos de cinco das marcas mais valiosas do mundo, realizada anualmente pela Interbrand , sob a ótica do jovem da Geração Z.
Relevância/originalidade
O uso dos arquétipos é um tema pouco abordado no Brasil, o que torna a proposta de pesquisa relevante visto que acarretará em contribuições no aspecto teórico-científico. Ao relacionar a temática dos arquétipos com a Geração Z, que também carece de estudos teóricos-empíricos, a pertinência do tema é ainda mais evidenciada.
Metodologia/abordagem
Através de pesquisa quantitativa, dados foram coletados mediante utilização de questionários enviados a 250 respondentes de 18 a 24 anos, e analisados pelos testes ANOVA e Tukey, a fim de apresentar diferenças estatísticas nos resultados.
Principais resultados
Estabeleceu-se que as marcas Google, Microsoft e Samsung estão relacionadas com maior expressividade aos arquétipos do Sábio e Criador. A Apple está mais associada ao Fora-da-Lei e Criador, apresentando destaque em relação às demais marcas no que diz respeito ao Governante. E a Coca-Cola, tem sua imagem mais voltada ao Inocente e Bobo-da-Corte.
Contribuições teóricas/metodológicas
O estudo deixa algumas contribuições ao campo do Marketing, como a importância de serem trabalhados na publicidade estímulos relacionados aos arquétipos, uma vez que auxiliam na formação de uma imagem forte e concisa na mente do consumidor.
Contribuições sociais/para a gestão
Os resultados poderão, ainda, proporcionar maior eficácia na comunicação direcionada ao público jovem.