Resumo

Título do Artigo

COMO AS MARCAS MAIS VALIOSAS DO MUNDO SÃO PERCEBIDAS PELO JOVEM DA GERAÇÃO Z: UM ESTUDO BASEADO NOS ARQUÉTIPOS DE JUNG
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Tema

Estratégia e Marketing

Autores

Nome
1 - Jessica Longo
Universidade de Passo Fundo - Faculdade de Artes e Comunicação
2 - Ciro Eduardo Gusatti
Universidade de Passo Fundo -

Reumo

Objetivo do estudo
O presente artigo tem como objetivo identificar quais são os arquétipos de cinco das marcas mais valiosas do mundo, realizada anualmente pela Interbrand , sob a ótica do jovem da Geração Z.
Relevância/originalidade
O uso dos arquétipos é um tema pouco abordado no Brasil, o que torna a proposta de pesquisa relevante visto que acarretará em contribuições no aspecto teórico-científico. Ao relacionar a temática dos arquétipos com a Geração Z, que também carece de estudos teóricos-empíricos, a pertinência do tema é ainda mais evidenciada.
Metodologia/abordagem
Através de pesquisa quantitativa, dados foram coletados mediante utilização de questionários enviados a 250 respondentes de 18 a 24 anos, e analisados pelos testes ANOVA e Tukey, a fim de apresentar diferenças estatísticas nos resultados.
Principais resultados
Estabeleceu-se que as marcas Google, Microsoft e Samsung estão relacionadas com maior expressividade aos arquétipos do Sábio e Criador. A Apple está mais associada ao Fora-da-Lei e Criador, apresentando destaque em relação às demais marcas no que diz respeito ao Governante. E a Coca-Cola, tem sua imagem mais voltada ao Inocente e Bobo-da-Corte.
Contribuições teóricas/metodológicas
O estudo deixa algumas contribuições ao campo do Marketing, como a importância de serem trabalhados na publicidade estímulos relacionados aos arquétipos, uma vez que auxiliam na formação de uma imagem forte e concisa na mente do consumidor.
Contribuições sociais/para a gestão
Os resultados poderão, ainda, proporcionar maior eficácia na comunicação direcionada ao público jovem.

Abstract

Study goals
This article aims to identify which are the five models of the most valuable brands in the world, held annually by Interbrand, under the perspective of Generation Z youth.
Relevance / originality
The use of archetypes in advertisement is a topic rarely addressed in Brazil, which makes this research proposal relevant, since it will lead to theoretical contributions to the field. By relating the theme of archetypes with Generation Z, which also lacks theoretical-empirical studies, the relevance of this research is even more evident.
Methodology / approach
Through quantitative research, data were collected using questionnaires sent to 250 respondents from 18 to 24 years, and analyzed by ANOVA and Tukey tests, in order to present statistical differences in the results.
Main results
It was established that the brands Google, Microsoft and Samsung are related with greater expressiveness to the archives of Wise and Creator. Apple is more associated with Rebel and Creator, standing out from other brands when it comes to the Ruler. And Coca-Cola has its image more focused on the Innocent and Jester.
Theoretical / methodological contributions
The study leaves some contributions to the Marketing field, such as the importance of working on advertising stimuli related to archetypes, since they help to form a strong and concise image in the consumer's mind.
Social / management contributions
The results may also provide greater efficiency in communication directed to young people.