Resumo

Título do Artigo

ANÁLISE DA PRODUÇÃO ACADÊMICA SOBRE STAKEHOLDERS E COMPETITIVIDADE NAS ÁREAS DA HOSPITALIDADE, TURISMO, LAZER E ESPORTES: REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA
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Tema

Estratégia Corporativa e Competitiva

Autores

Nome
1 - Anderson Antônio de Lima
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Memorial
2 - Benny Kramer Costa
UNINOVE – Universidade Nove de Julho -

Reumo

Objetivo do estudo
O objetivo do pr estudo é identificar os principais interesses de pesquisa sobre stakeholders e competitividade nas áreas da hospitalidade, turismo, lazer e esportes e propor uma agenda para estudos futuros.
Relevância/originalidade
A pesquisa se justifica, pois quando nos deparamos com estudos sobre stakeholders e competitividade nas áreas da hospitalidade, turismo, lazer e esportes observamos que os estudos iniciais foram publicados recentemente, mas especificamente o primeiro estudo foi publicado em 2000, nas últimas duas décadas a evolução dos estudos sobre stakeholders e competitividade nestas áreas focou investigar o papel dos stakeholders do desenvolvimento de destinos turísticos competitivos ou na busca em identificar os impactos dos stakeholders na competitividade de empreendimentos hoteleiros, contudo estes estudos são esforços preliminares na formação de correntes teóricas robustas.
Metodologia/abordagem
O estudo foi elaborado através de uma revisão sistemática da literatura, as publicações foram levantadas nas bases de dados Scopus e Web of Science, o software Start (Lapes/Ufscar) foi utilizado como ferramenta para análise das publicações selecionadas como base para o presente estudo.
Principais resultados
Os resultados deste estudo possibilitam identificar os principais estudos e os objetivos das pesquisas publicadas nas áreas de hospitalidade, turismo, lazer e esportes sobre stakeholders e competitividade, além de fornecer uma agenda de estudos futuros sobre a temática.
Contribuições teóricas/metodológicas
A principal contribuição do estudo consiste na apresentação de um inventário de estudos importantes que investigaram stakeholders e competitividade nas áreas da hospitalidade turismo, lazer e esportes, além de contribuir para o avanço do conhecimento sobre a temática que investiga a influência dos stakeholders na competitividade.
Contribuições sociais/para a gestão
Este estudo fornece recomendações importantes para os gestores de empreendimentos turísticos, hoteleiros, de lazer e de esportes sobre o papel dos stakeholders na competitividade e demonstra a importância de manter um bom relacionamento com os stakeholders.

Abstract

Study goals
The purpose of the study is to identify the main research interests on stakeholders and competitiveness in the areas of hospitality, tourism, leisure and sports and to propose an agenda for future studies.
Relevance / originality
The research is justified, because when we come across studies on stakeholders and competitiveness in the areas of hospitality, tourism, leisure and sports we observe that the initial studies were published recently, but specifically the first study was published in 2000, in the last two decades the evolution the studies on stakeholders and competitiveness in these areas focused on investigating the role of stakeholders in the development of competitive tourist destinations or in the search to identify the impacts of stakeholders on the competitiveness of hotel developments, however these studies are preliminary efforts in the formation of robust theoretical currents.
Methodology / approach
The study was carried out through a systematic review of the literature, the publications were collected in the Scopus and Web of Science databases, the Start software (Lapes / Ufscar) was used as a tool for the analysis of the publications selected as the basis for the present study.
Main results
The results of this study make it possible to identify the main studies and the objectives of research published in the areas of hospitality, tourism, leisure and sports on stakeholders and competitiveness, in addition to providing an agenda for future studies on the subject.
Theoretical / methodological contributions
The main contribution of the study is the presentation of an inventory of important studies that investigated stakeholders and competitiveness in the areas of hospitality, tourism, leisure and sports, in addition to contributing to the advancement of knowledge on the theme that investigates the influence of stakeholders on competitiveness.
Social / management contributions
This study provides important recommendations for managers of tourism, hotel, leisure and sports enterprises on the role of stakeholders in competitiveness and demonstrates the importance of maintaining a good relationship with stakeholders.