Resumo

Título do Artigo

GEOLOCALIZAÇÃO DE ACIDENTES COM USO DE SOFTWARE LIVRE
Abrir Arquivo

Tema

Políticas e Gestão da Ciência, Tecnologia e Inovação

Autores

Nome
1 - Eric Amaral Ferreira
Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) - DECAM
2 - Paulo Cesar Moura da Silva
-
3 - Raimundo Alves de Carvalho Junior
Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) -
4 - Antonio Luiz Freitas Bezerra
-

Reumo

Objetivo do estudo
O objetivo consistiu em demonstrar as potencialidades do uso de um Sistema de Informação Geográfica - SIG como ferramenta de apoio a tomada de decisão através de uso de software livre e aberto. O projeto desenvolveu metodologia de criação de mapa georreferencia do município a partir de informações de mapas já existentes na web, bem como a consolidação dos dados referentes a acidentes de trânsito contidos em Boletins de Ocorrência de Acidentes de Trânsito – B.O. Desenvolvido a metodologia de obtenção de mapas e construída a plataforma para obtenção de dados de B.O. foram gerados os mapas georreferenciados relativos as acidentalidade. A análise dos dados permite ao gestor identificar visualmente as vias de maior acidente, horários e dias da semana, e características dos condutores tais como gênero, idade, escolaridade, tempo de carteira etc.
Relevância/originalidade
Trabalho mostra como obter mapas espaciais e banco de dados utilizando softwares livres e técnicas de computação de fácil uso por servidores e ou contratados de órgão públicos .
Metodologia/abordagem
METODOLOGIA PARA CRIAÇÃO DE MAPA GEORREFERENCIADO UTILIZANDO SOFTWARES LIVRES Como método para obtenção das vias urbanas de uma determinada cidade a partir de mapas digitais disponíveis na internet, foi feita uma busca dos dados junto a provedores de informações remotas que estavam disponíveis em programas SIG.
Principais resultados
Possibilidade de prefeitura e órgãos de governo desenvolverem a partir de softwares livres uma ferramenta de análise espacial que possibilite a tomada de decisão a partir de dados coletados de suas áreas de influência.
Contribuições teóricas/metodológicas
O método permite de forma expedita a obtenção de mapas digitais a custos reduzidos, desenvolve uma abordagem a partir de softwares livres que podem ser customizados pelas admistrações.
Contribuições sociais/para a gestão
O projeto pode ser escalável uma vez que os mapas estejam proontos e a os bancos de dados estruturados. Pode paritr de acidentes de trânsito e facilmente migrar para a área da saúde, mapeando doenças, por exemplo, pode desenvolver modulos para coleta de lixo, distribuiição de estudantes por colégio etc.

Abstract

Study goals
The main goal is demonstrate the potential of using a Geographic Information System - GIS as a tool to support decision making through the use of open source software. The project developed a methodology to create a geo-referencing map based on information from existing maps on the web, as well as the consolidation of data related to traffic accidents contained in Traffic Accident Reporting Bulletins - B.O. Developed the methodology of obtaining maps and constructed the platform for obtaining data from accidents reports, georeferenced maps of accidentality were generated. The analysis of the data allows the manager to visually identify the major accident spots, times and days of the week, and characteristics of the drivers such as gender, age, schooling, license driver time etc.
Relevance / originality
Work shows how to obtain spatial maps and databases using free software and computing techniques that are easy to use by servers and / or contractors from public agencies.
Methodology / approach
As a method for obtaining the urban roads of a given city from digital maps available on the internet, a search was made of the data with remote information providers that were available in GIS programs
Main results
Possibility of city hall and government agencies to develop, using free software, a spatial analysis tool that enables decision making based on data collected from their areas of influence.
Theoretical / methodological contributions
The method makes it possible to quickly obtain digital maps at reduced costs, develops an approach based on free software that can be customized by administrations.
Social / management contributions
The project can be scalable once the maps are ready and the databases are structured. You can paritr of traffic accidents and easily migrate to the health area, mapping diseases, for example, you can develop modules for garbage collection, distribution of students by school etc.