Resumo

Título do Artigo

APLICAÇÃO DO PRINCIPIO DE PARETO E MAPA DE CALOR NA ANÁLISE DE ACIDENTES DE TRÂNSITO
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Tema

Inovação na Administração Pública

Autores

Nome
1 - Antonio Luiz Freitas Bezerra
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2 - Eric Amaral Ferreira
Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) - DECAM
3 - Paulo Cesar Moura da Silva
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Reumo

Objetivo do estudo
O trânsito tem se tornado um assunto cada vez mais discutido não só pelas autoridades competentes, mas também pela própria sociedade. O Brasil, por sua vez, está entre os países com um dos trânsitos mais violentos do mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde, ocupando o quinto lugar no número de mortes por acidentes de trânsito. A utilização de um Sistema de Informação Geográfica (SIG na sigla em inglês) pode representar um importante avanço na análise de dados geoespaciais, propiciando maior rapidez na correlação de diversas variáveis em poucos cliques, a criação de mapas temáticos de interesse das autoridades de trânsito, etc. O emprego dessas ferramentas, portanto, agilizam e otimizam a alocação de recursos onde eles se fazem realmente necessários. O artigo propõe a utilização de uma metodologia de execução simples para identificar pontos de maior incidência de acidentes de trânsito ao longo do dia utilizando dados referentes a 4 anos.
Relevância/originalidade
O sistema desenvolvido permite que os dados referentes aos acidentes de trânsito possam ser facilmente acessados e os atributos relativos aos acidentes podem ser manipulados de forma a orientar os gestores das cidades a decidir onde e quando intervir para mitigar fatores relacionados à severidade ou não dos acidentes de trânsito. A plataforma desenvolvida em software aberto é escalável e permite que outros setores da administração pública e/ou sociedade civil possam acessar e analisar os dados.
Metodologia/abordagem
A metodologia parte da criação de um banco de dados contendo todas as informações colhidas nos Boletins de Ocorrência. O banco de dados escolhido foi um banco de dados nâo relacional o qual poderia, nas etapas seguintes do projeto, agregar dados de outras fontes de onformaçõa, como por exem´plo: IML, companhia de seguros, fichas hospitalares etc., aumentando assim o poder de análise. Para uso de Sistemas de Informações Geográficas foi inserido nos B.Os a localização geográfica de cada acidente, quando não havia a informação georrefenciada foi utilizada uma API da Google integrada ao software de captura das infomações do B.O. De posse do banco de dados e conversão dos banco de dados em arquivos shapefile procedeu-se a análise dos sinistros utilizando um software livre denominado QGIS. Ferramentas de análise consagradas como o Princípio de Pareto e Mapas de Calor permitiram uma análise expedita dos principais locais por faixa horária de acidentes em uma cidade.
Principais resultados
Permite a vizualização e classificação de acidentes de trânsito por quaisquer que sejam as características escolhidas pelo analista. No estudo em questão foram os objetivos eram a classificação dos pontos de maior acidentalidade por faixa horária de acidentes com e sem vítimas. De posse dessa análise quantitativa, o poder público e os órgãos de trânsito locais poderão direcionar estudos mais detalhados quanto aos pontos listados nas tabelas finais. Para a Secretaria de Mobilidade Urbana e sua Gerência de Trânsito uma abordagem quantitativa pode ser um bom ponto de início para o direcionamento dos recursos. Sabendo quais locais apresentam uma recorrência maior de acidentes, tais autoridades poderão alocar as equipes de fiscalização e de engenharia para estudos mais aprofundados sobre as características físicas e ambientais que contribuem para ocorrência desses acidentes.
Contribuições teóricas/metodológicas
Princípio de Pareto e Mapas de Calor são ferrmentas conhecidas e de fácil aplicação tanto pela comunidade acadêmica quanto por profissionais das diversas áreas. O junção dessas ferramentas associada a um Sistema de Informação Geográfica permite que análises expeditas sejam realizadas e visualizadas por técnicos de empresas públicas e privadas quem trabalhem com dados de trânsito.
Contribuições sociais/para a gestão
O sistema desenvolvido permite que os dados referentes aos acidentes de trânsito possam ser facilmente acessados e os atributos relativos aos acidentes podem ser manipulados de forma a orientar os gestores das cidades a decidir onde e quando intervir para mitigar fatores relacionados à severidade ou não dos acidentes de trânsito. A plataforma desenvolvida em software aberto é escalável e permite que outros setores da administração pública e/ou sociedade civil possam acessar e analisar os dados.

Abstract

Study goals
Traffic has become an issue increasingly discussed not only by the competent authorities, but also by society itself. Brazil, in turn, is among the countries with one of the most violent transits in the world, according to the World Health Organization, occupying the fifth place in the number of deaths from traffic accidents. The use of a Geographic Information System (GIS) can represent an important advance in the analysis of geospatial data, providing greater speed in the correlation of several variables in a few clicks, the creation of thematic maps of interest to the traffic authorities, etc. The use of these tools, therefore, streamlines and optimizes the allocation of resources where they are really needed. The article proposes the use of a simple execution methodology to identify points of higher incidence of traffic accidents throughout the day using data referring to 4 years.
Relevance / originality
499/5000 The developed system allows data related to traffic accidents to be easily accessed and the attributes related to accidents can be manipulated in order to guide city managers to decide where and when to intervene to mitigate factors related to the severity or not of traffic accidents. Traffic. The platform developed in open software is scalable and allows other sectors of public administration and / or civil society to access and analyze the data.
Methodology / approach
The methodology starts from the creation of a database containing all the information collected in the Police Reports. The database chosen was a non-relational database which could, in the following stages of the project, aggregate data from other sources of information, such as: IML, insurance company, hospital records etc., thus increasing the analysis power. For the use of Geographic Information Systems, the geographic location of each accident was inserted in the B.Os, when there was no georeferenced information, a Google API integrated with the B.O's information capture software was used. With the database in hand and converting the databases to shapefile files, the claims were analyzed using free software called QGIS. Well-known analysis tools such as the Pareto Principle and Heat Maps have enabled an expeditious analysis of the main locations by accident time band in a city.
Main results
It allows visualization and classification of traffic accidents by whatever characteristics are chosen by the analyst. In the study in question, the objectives were to classify the most accidental points by time range of accidents with and without victims. With this quantitative analysis in place, the government and local transit agencies will be able to direct more detailed studies on the points listed in the final tables. For the Secretariat of Urban Mobility and its Traffic Management, a quantitative approach can be a good starting point for targeting resources. Knowing which locations have a higher recurrence of accidents, these authorities will be able to allocate inspection and engineering teams for further studies on the physical and environmental characteristics that contribute to the occurrence of these accidents.
Theoretical / methodological contributions
Pareto's Principle and Heat Maps are well-known tools and easy to apply both by the academic community and by professionals from different areas. The combination of these tools associated with a Geographic Information System allows expeditious analysis to be performed and viewed by technicians from public and private companies who work with traffic data.
Social / management contributions
O sistema desenvolvido permite que os dados referentes aos acidentes de trânsito possam ser facilmente acessados e os atributos relativos aos acidentes podem ser manipulados de forma a orientar os gestores das cidades a decidir onde e quando intervir para mitigar fatores relacionados à severidade ou não dos acidentes de trânsito. A plataforma desenvolvida em software aberto é escalável e permite que outros setores da administração pública e/ou sociedade civil possam acessar e analisar os dados.