Objetivo do estudo
Entender a utilização das tecnologias digitais e das ferramentas da indústria 4.0 na promoção da Economia Circular no contexto específico da cadeia de embalagens dos produtos de consumo.
Relevância/originalidade
As embalagens de produtos de consumo, apesar de indispensáveis, são responsáveis por uma parcela significativa dos resíduos sólidos produzidos. A busca por soluções a esse problema de geração de resíduos, trazendo os processos de produção e consumo para dentro de modelos econômicos circulares é urgente.
Metodologia/abordagem
Foi realizada uma revisão sistemática da literatura usando as bases Scopus e Web of Science. Os estudos selecionados permitiram o agrupamento dos achados em 3 pontos focais.
Principais resultados
Os resultados encontrados nos estudos realizados nos últimos cinco anos convergiram para três focos: a Economia Circular e coleta de resíduos; os estudos que avaliam a aplicação da tecnologia de informação e das ferramentas da I4.0 como propulsores da Economia Circular e finalmente a inclusão da questão econômica através dos modelos de negócios circulares que consideram o envolvimento de toda a cadeia, com participação ativa da indústria, das instituições governamentais e do consumidor final.
Contribuições teóricas/metodológicas
Os modelos de negócios circulares estão começando a surgir e seu estudo é fundamental para o avanço da gestão de novos projetos que envolvam a economia circular.
Contribuições sociais/para a gestão
A tecnologia está afetando empregos, desigualdade, saúde, meio ambiente e segurança, e a transformação digital está mudando a forma como as empresas gerenciam seus relacionamentos com o mundo em geral. Estudar a gestão desses novos modelos de negocios que estão surgindo é um imperativo.