Resumo

Título do Artigo

ECONOMIA CIRCULAR, AS TECNOLOGIAS DA INDÚSTRIA 4.0 E AS EMBALAGENS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA
Abrir Arquivo

Tema

Economia Circular

Autores

Nome
1 - Maria Helena Costa Resnitzky
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Programa de Pós-Graduação em Gestão de Projetos – PPGP UNINOVE
2 - Luciano Ferreira da Silva
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Memorial
3 - Ernesto DR Santibanez Gonzalez
universidad de talca - dii
4 - Gustavo Grander
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - SP

Reumo

Objetivo do estudo
Entender a utilização das tecnologias digitais e das ferramentas da indústria 4.0 na promoção da Economia Circular no contexto específico da cadeia de embalagens dos produtos de consumo.
Relevância/originalidade
As embalagens de produtos de consumo, apesar de indispensáveis, são responsáveis por uma parcela significativa dos resíduos sólidos produzidos. A busca por soluções a esse problema de geração de resíduos, trazendo os processos de produção e consumo para dentro de modelos econômicos circulares é urgente.
Metodologia/abordagem
Foi realizada uma revisão sistemática da literatura usando as bases Scopus e Web of Science. Os estudos selecionados permitiram o agrupamento dos achados em 3 pontos focais.
Principais resultados
Os resultados encontrados nos estudos realizados nos últimos cinco anos convergiram para três focos: a Economia Circular e coleta de resíduos; os estudos que avaliam a aplicação da tecnologia de informação e das ferramentas da I4.0 como propulsores da Economia Circular e finalmente a inclusão da questão econômica através dos modelos de negócios circulares que consideram o envolvimento de toda a cadeia, com participação ativa da indústria, das instituições governamentais e do consumidor final.
Contribuições teóricas/metodológicas
Os modelos de negócios circulares estão começando a surgir e seu estudo é fundamental para o avanço da gestão de novos projetos que envolvam a economia circular.
Contribuições sociais/para a gestão
A tecnologia está afetando empregos, desigualdade, saúde, meio ambiente e segurança, e a transformação digital está mudando a forma como as empresas gerenciam seus relacionamentos com o mundo em geral. Estudar a gestão desses novos modelos de negocios que estão surgindo é um imperativo.

Abstract

Study goals
Understand how the technologies from industry 4.0 can be applied to promote Circular Economy in the specific context of the consumer product packaging chain.
Relevance / originality
Packaging of consumer products, although essential, are also responsible for a significant portion of waste produced. The search for solutions to this problem of waste generation, bringing production and consumption processes into circular economic models is urgent.
Methodology / approach
A systematic literature review was carried out using the Scopus and Web of Science databases. The selected studies allowed the grouping of the findings in 3 focal points.
Main results
The results from studies carried out in the last five years converged to three subjects: Circular Economy and waste collection; the studies that evaluate the application of information technology and I4.0 tools as drivers of the Circular Economy and finally the inclusion of the economic issue through circular business models that consider the involvement of entire supply chain, with the active participation of the industry, government institutions and the final consumer.
Theoretical / methodological contributions
Circular business models are emerging and their study is important for the improvement of management of new projects involving the circular economy.
Social / management contributions
Technology is affecting jobs, inequality, health, the environment and security, and the digital transformation is changing the way companies manage their relationships with the world at large. Studying the management of these new business models that are emerging is imperative.