Objetivo do estudo
O estudo tem por objetivo analisar se as empresas do ramo calçadista estão aplicando, no processo de produção de calçado, os conceitos e as práticas que sustentam a Economia Circular.
Relevância/originalidade
A literatura sobre a economia circular é vasta, porém, estudos bibliométricos indicam que a produção científica, nesta área, se destaca em países como a China, o Reino Unido e os Estados Unidos; havendo a escassez de estudos no Brasil. Há também uma carência de estudos recentes sobre a economia circular na indústria calçadista, o que justifica a relevância do presente estudo, principalmente por ser um setor de grande geração de resíduos perigosos.
Metodologia/abordagem
O presente estudo é de natureza aplicada, quanto aos objetivos, a pesquisa é descritiva, e a abordagem do problema é qualitativa. Em relação aos procedimentos técnicos, o trabalho consiste na realização de pesquisa bibliográfica (Gil, 2002), e estudo de caso único (Yin, 2010).
Principais resultados
Os resultados apontam que a implantação de uma economia circular torna-se complexa em função dos diversos pilares que a sustentam. O que acontece, em grande parte das empresas, é que a economia circular está sendo aplicada de forma fragmentada, ou seja, apenas os conceitos que atendem aos interesses econômicos destas empresas. Além disso, a adoção de uma economia circular requer a mudança de toda a cadeia de valor, os princípios e as práticas sustentáveis devem ser implantadas em toda a cadeia de suprimentos. Sendo assim, para que haja o maior engajamento das empresas e da sociedade, possibilitando o fechamento do círculo dos produtos e a parceria entre diferentes segmentos, se faz necessário a intervenção do governo, por meio de legislação, políticas públicas, e campanhas de conscientização.
Contribuições teóricas/metodológicas
Portanto, o estudo contribuiu com a literatura sobre a Economia Circular no Brasil, e ainda, foi possível resgatar, de diferentes artigos, de forma a detalhar o conceito e melhorar o seu entendimento como um todo, os diversos pilares, práticas sustentáveis, benefícios e as dificuldades na implantação de economia circular nas empresas.
Contribuições sociais/para a gestão
O estudo possibilitou avaliar a gestão ambiental nas empresas do ramo calçadista, e identificar as dificuldades e as barreiras na adoção deste modelo econômico, o que é o primeiro passo para que haja mudanças no setor, e consequentemente, impactos positivos na sociedade e no meio ambiente.