Resumo

Título do Artigo

APLICAÇÃO DOS CONCEITOS DE ECONOMIA CIRCULAR EM INDÚSTRIAS CALÇADISTAS
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Tema

Economia Circular

Autores

Nome
1 - MARGARETE BLUME VIER
Universidade Feevale - Universidade Feevale
2 - Dusan Schreiber
Universidade Feevale - Mestrado em administração
3 - Vanusca Dalosto Jahno
Universidade Feevale - PPG em Qualidade ambiental
4 - Cristiane Froehlich
Universidade Feevale - Programa de Pós-Graduação Mestrado em Administração

Reumo

Objetivo do estudo
O estudo tem por objetivo analisar se as empresas do ramo calçadista estão aplicando, no processo de produção de calçado, os conceitos e as práticas que sustentam a Economia Circular.
Relevância/originalidade
A literatura sobre a economia circular é vasta, porém, estudos bibliométricos indicam que a produção científica, nesta área, se destaca em países como a China, o Reino Unido e os Estados Unidos; havendo a escassez de estudos no Brasil. Há também uma carência de estudos recentes sobre a economia circular na indústria calçadista, o que justifica a relevância do presente estudo, principalmente por ser um setor de grande geração de resíduos perigosos.
Metodologia/abordagem
O presente estudo é de natureza aplicada, quanto aos objetivos, a pesquisa é descritiva, e a abordagem do problema é qualitativa. Em relação aos procedimentos técnicos, o trabalho consiste na realização de pesquisa bibliográfica (Gil, 2002), e estudo de caso único (Yin, 2010).
Principais resultados
Os resultados apontam que a implantação de uma economia circular torna-se complexa em função dos diversos pilares que a sustentam. O que acontece, em grande parte das empresas, é que a economia circular está sendo aplicada de forma fragmentada, ou seja, apenas os conceitos que atendem aos interesses econômicos destas empresas. Além disso, a adoção de uma economia circular requer a mudança de toda a cadeia de valor, os princípios e as práticas sustentáveis devem ser implantadas em toda a cadeia de suprimentos. Sendo assim, para que haja o maior engajamento das empresas e da sociedade, possibilitando o fechamento do círculo dos produtos e a parceria entre diferentes segmentos, se faz necessário a intervenção do governo, por meio de legislação, políticas públicas, e campanhas de conscientização.
Contribuições teóricas/metodológicas
Portanto, o estudo contribuiu com a literatura sobre a Economia Circular no Brasil, e ainda, foi possível resgatar, de diferentes artigos, de forma a detalhar o conceito e melhorar o seu entendimento como um todo, os diversos pilares, práticas sustentáveis, benefícios e as dificuldades na implantação de economia circular nas empresas.
Contribuições sociais/para a gestão
O estudo possibilitou avaliar a gestão ambiental nas empresas do ramo calçadista, e identificar as dificuldades e as barreiras na adoção deste modelo econômico, o que é o primeiro passo para que haja mudanças no setor, e consequentemente, impactos positivos na sociedade e no meio ambiente.

Abstract

Study goals
The study aims to analyze whether footwear companies are applying, in the footwear production process, concepts and practices that support the Circular Economy.
Relevance / originality
The literature about circular economy is big, but bibliometric studies indicate that scientific production in this area in concentrated in countries such as China, the United Kingdom and the United States; there are few studies in Brazil. There is also a lack of recent studies on the circular economy in the footwear industry, which justifies the relevance of the present study, mainly because it is a sector of large generation of hazardous waste.
Methodology / approach
The present study may be considered of applied nature, and in relation to the objectives, the research is descriptive, and the approach to the problem is qualitative. Regarding the technical procedures, the work consists in the accomplishment of bibliographic research (Gil, 2002), and unique case study (Yin, 2010).
Main results
The results show that the implementation of a circular economy becomes complex due to the several pillars that support it. What happens in most companies is that the circular economy is being applied in a fragmented way, that is, only the concepts that serve the economic interests of these companies. In addition, adopting a circular economy requires changing the entire value chain, sustainable principles and practices must be implemented throughout the supply chain. Thus, in order to have greater engagement of companies and society, enabling the closing of the circle of products and the partnership between different segments, government intervention is required through legislation, public policies, and awareness campaigns.
Theoretical / methodological contributions
The study may be considered important to offer new perspectives to the literature about Circular Economy in Brazil, mainly because it was also possible to retrieve, from different articles, information that enable to detail the concept and improve its understanding as a whole, the various pillars, sustainable practices, benefits and the difficulties in implementing circular economy in companies.
Social / management contributions
The study allowed to evaluate the environmental management in the footwear companies, and to identify the difficulties and barriers in the adoption of this economic model; This is the first step towards a change in the sector and, consequently, positive impacts on society and the environment.