Resumo

Título do Artigo

Proposta para o Alinhamento entre o Plano Estratégico Institucional de um Laboratório Farmacêutico Oficial e o Departamento de TI
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Tema

Estratégia e Organizações

Autores

Nome
1 - Saulo Moura da Silva
Fundação Oswaldo Cruz - Farmanguinhos
2 - Tatiana Aragão Figueiredo
-
3 - Jorge Lima Magalhães
Fundação Oswaldo Cruz - Farmanguinhos - Instituto de Tecnologia em Fármacos

Reumo

Objetivo do estudo
Propor um modelo de alinhamento estratégico entre a área de Tecnologia da Informação e o núcleo do negócio de um Laboratório Farmacêutico Oficial. Da mesma forma, identificar, analisar e criar indicadores de acompanhamento para o alinhamento estratégico determinado.
Relevância/originalidade
As organizações, quer sejam públicas ou privadas, necessitam de estratégia de seus negócios bem definidas e com um plano de gestão de seus recursos Para o setor farmacêutico não é diferente, haja vista um setor que movimenta US$ 1,3 trilhões anualmente (IQVIA, 2019) Os LFO entram nesse contexto, com maior responsabilidade, pois gerenciam recursos públicos como devolutiva à Sociedade de medicamentos negligenciados pelas empresas farmacêuticas privadas Portanto, o planejamento estratégico nos LFO também deve ser considerado, uma vez que o LFO em estudo, passou a assumir um conjunto de compromissos estabelecido no Plano longo prazo do MS (PLP- 2022) Nota-se que a falta de alinhamento estratégico dentro de uma empresa acaba fazendo com que muitos recursos humanos e financeiros sejam empregados em projetos e iniciativas que não seriam as mais relevantes para o negócio Cabe destacar, que em paralelo as necessidades de alinhamento, a presença cada vez mais forte do conceito de Indústria 4 0 demonstra a importância das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no âmbito fabril Esse conceito é a quarta geração da era industrial e traz consigo o foco na utilização de sistemas inteligentes e tomada de decisões autônomas, de forma trazer um elevado grau de automação operacional Os avanços nas áreas de internet e objetos inteligentes proporcionou campo fértil para essa nova revolução industrial. Assim, o cotidiano nas empresas tem comprovado a teoria de que cada vez mais a área de Tecnologia da Informação está permeada ao negócio e sustenta o plano estratégico organizacional.
Metodologia/abordagem
A metodologia de pesquisa empregada foi limitada a proposição de solução para o problema de alinhamento da estratégia de TI com a estratégia de negócio do LFO. O trabalho caracteriza-se por natureza aplicada e objetivo exploratório, cuja a identificação das relações entre o planejamento estratégico institucional com o planejamento estratégico da Tecnologia da Informação e, consequentemente, através do alinhamento estratégico entre áreas. Por outro lado, também se classifica como quantitativa, pois busca-se através dos números obtidos a partir da aplicação de indicadores avaliar a ocorrência do alinhamento estratégico proposto. A natureza do estudo pode ser considerada aplicada, uma vez que o mesmo ocorre para verificar interesses locais, no presente caso o Laboratório Oficial Farmacêutico em questão. Foi realizada busca na literatura em bases de dados indexadas, tais como Scielo, Web of Science e SCOPUS sobre os laboratórios farmacêuticos Oficiais e Privados, sobre Planejamento estratégico, gestão estratégica e organizacional. Documentos internos foram consultados, bem como brainstorming com os gerentes do setor. A forma utilizada foi a matriz SWOT e as análises permitiu construir mapa estratégico com BSC.
Principais resultados
a) A organização possui Planejamento Estratégico e vem procurando revê-lo periodicamente. Entretanto, nota-se um descompasso com algumas áreas internas, como a TI. O fato parece estar relacionado com as demandas internas se sobreporem em terem suas próprias prioridades e, embora, procurem atingir a missão institucional, seguem os protocolos e procedimentos internos, não se coadunam, no total, com um Planejamento alinhado ao Planejamento macro institucional. b) O confronto com a literatura bibliográfica permitiu sedimentar conceitos e propor ações para o Departamento de TI da Instituição e alta gerência, no sentido de criar um Planejamento Estratégico do Departamento alinhado com o da Instituição. Este define proposições e etapas para o alcance macro de forma transversal com apoio a todos os setores da Instituição. c) Indicadores foram necessários utilizar para medir e acompanhar as etapas, confrontando-os com a performance anterior, de forma manter um aprimoramento contínuo. d) Os macroprocessos identificados e os documentos operacionais disponibilizados pela Instituição proporcionaram uma agilidade em analisar as questões inerentes ao alinhamento estratégico faltante. O fato da Instituição disponibilizar e permitir o trabalho, demonstrou a transparência e o engajamento institucional para a melhoria contínua. e) A etapa de tempos e movimentos para atendimento dos clientes x fornecedores internos foi identificada, porém, não trabalhada, uma vez que com o alinhamento estratégico construído com o Planejamento do departamento de TI com o Planejamento Estratégico da Instituição realizado, acredita-se que haverá melhor destreza e presteza dos atendimentos de TI.
Contribuições teóricas/metodológicas
Dentre vários, as referências na área em voga mostraram-se eficaz de forma a ratificar as teorias para implantação e alinhamento estratégico das organizações, tais como Mentzberg, Prahalad, Hamel, Porter etc. A utilização de indicadores para medir e analisar o respectivo alinhamento contribui para o monitoramento e antecipação de problemas na organização.
Contribuições sociais/para a gestão
A utilização da teoria em questão em estudo prático pôde evidenciar obtenção prática de caso para alinhar a estratégia da empresa com os departamentos. O trabalho em voga contribui socialmente para todas as demais empresas ou setores públicos para aplicarem o método e otimizarem seus processos e práticas gerenciais e estratégicas.

Abstract

Study goals
Propose a model of strategic alignment between the Information Technology area and the core business of an Official Pharmaceutical Laboratory. Likewise, identifying, analyzing and creating monitoring indicators for the determined strategic alignment
Relevance / originality
Organizations, whether public or private, need a well-defined business strategy and a resource management plan. For the pharmaceutical sector it is no different, considering a sector that moves US $ 1.3 trillion annually (IQVIA, 2019) LFO enters this context, with greater responsibility, as they manage public resources as a return to the Society of drugs neglected by private pharmaceutical companies. Therefore, strategic planning in LFO must also be considered, since the LFO under study, has assumed a set of commitments established in the MS long-term plan (PLP-2022) It is noted that the lack of strategic alignment within a company ends up causing many human and financial resources to be used in projects and initiatives that would not be the most relevant for the business It is worth mentioning that, in parallel with the alignment needs, the increasingly strong presence of the concept of Industry 4 0 demonstrates the importance of Information and Communication Technologies (ICT) in the manufacturing scope This concept is the fourth generation of the industrial era and brings with it the focus on the use of intelligent systems and autonomous decision making, in order to bring a high degree of operational automation. The advances in the areas of internet and smart objects provided a fertile field for this new revolution. industrial. Thus, everyday life in companies has proven the theory that more and more the Information Technology area is permeated by the business and supports the organizational strategic plan.
Methodology / approach
The research methodology employed was limited to proposing a solution to the problem of aligning the IT strategy with the LFO business strategy. The work is characterized by an applied nature and an exploratory objective, whose identification of the relations between the institutional strategic planning and the strategic planning of the Information Technology and, consequently, through the strategic alignment between areas. On the other hand, it is also classified as quantitative, because it is sought through the numbers obtained from the application of indicators to assess the occurrence of the proposed strategic alignment. The nature of the study can be considered applied, since the same occurs to verify local interests, in this case the Official Pharmaceutical Laboratory in question. Literature searches were carried out in indexed databases, such as Scielo, Web of Science and SCOPUS, about the official and private pharmaceutical laboratories, about strategic planning, strategic and organizational management. Internal documents were consulted, as well as brainstorming with sector managers. The form used was the SWOT matrix and the analyzes allowed to build a strategic map with BSC.
Main results
a) The organization has Strategic Planning and has been looking to review it periodically However, there is a mismatch with some internal areas, such as IT The fact seems to be related to the internal demands overlapping in having their own priorities and, although they seek to achieve the institutional mission, they follow the internal protocols and procedures, they do not fit, in total, with a Planning aligned with the Macro institutional Planning b) The comparison with the bibliographic literature allowed to consolidate concepts and propose actions for the Institution's IT Department and top management, in order to create a Strategic Planning for the Department aligned with that of the Institution This defines propositions and steps for the macro scope in a transversal way with support to all sectors of the Institution c) Indicators were necessary to use to measure and monitor the stages, comparing them with the previous performance, in order to maintain continuous improvement d) The macro processes identified and the operational documents made available by the Institution provided an agility in analyzing the issues inherent to the missing strategic alignment The fact that the Institution made available and allowed the work, demonstrated transparency and institutional engagement for continuous improvement e) The stage of times and movements for serving customers x internal suppliers was identified, however, not worked, since with the strategic alignment built with the Planning of the IT department with the Institutional Strategic Planning carried out, it is believed that there will be better dexterity and
Theoretical / methodological contributions
Among several, the references in the current area proved to be effective in order to ratify the theories for the implantation and strategic alignment of organizations, such as Mentzberg, Prahalad, Hamel, Porter etc. The use of indicators to measure and analyze the respective alignment contributes to the monitoring and anticipation of problems in the organization.
Social / management contributions
The use of the theory in question in a practical study was able to demonstrate the practical acquisition of a case to align the company's strategy with the departments. The work in vogue contributes socially to all other companies or public sectors to apply the method and optimize their managerial and strategic processes and practices.