Objetivo do estudo
Propor um modelo de alinhamento estratégico entre a área de Tecnologia da Informação e o núcleo do negócio de um Laboratório Farmacêutico Oficial. Da mesma forma, identificar, analisar e criar indicadores de acompanhamento para o alinhamento estratégico determinado.
Relevância/originalidade
As organizações, quer sejam públicas ou privadas, necessitam de estratégia de seus negócios bem definidas e com um plano de gestão de seus recursos Para o setor farmacêutico não é diferente, haja vista um setor que movimenta US$ 1,3 trilhões anualmente (IQVIA, 2019) Os LFO entram nesse contexto, com maior responsabilidade, pois gerenciam recursos públicos como devolutiva à Sociedade de medicamentos negligenciados pelas empresas farmacêuticas privadas Portanto, o planejamento estratégico nos LFO também deve ser considerado, uma vez que o LFO em estudo, passou a assumir um conjunto de compromissos estabelecido no Plano longo prazo do MS (PLP- 2022) Nota-se que a falta de alinhamento estratégico dentro de uma empresa acaba fazendo com que muitos recursos humanos e financeiros sejam empregados em projetos e iniciativas que não seriam as mais relevantes para o negócio Cabe destacar, que em paralelo as necessidades de alinhamento, a presença cada vez mais forte do conceito de Indústria 4 0 demonstra a importância das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no âmbito fabril
Esse conceito é a quarta geração da era industrial e traz consigo o foco na utilização de sistemas inteligentes e tomada de decisões autônomas, de forma trazer um elevado grau de automação operacional Os avanços nas áreas de internet e objetos inteligentes proporcionou campo fértil para essa nova revolução industrial.
Assim, o cotidiano nas empresas tem comprovado a teoria de que cada vez mais a área de Tecnologia da Informação está permeada ao negócio e sustenta o plano estratégico organizacional.
Metodologia/abordagem
A metodologia de pesquisa empregada foi limitada a proposição de solução para o problema de alinhamento da estratégia de TI com a estratégia de negócio do LFO. O trabalho caracteriza-se por natureza aplicada e objetivo exploratório, cuja a identificação das relações entre o planejamento estratégico institucional com o planejamento estratégico da Tecnologia da Informação e, consequentemente, através do alinhamento estratégico entre áreas. Por outro lado, também se classifica como quantitativa, pois busca-se através dos números obtidos a partir da aplicação de indicadores avaliar a ocorrência do alinhamento estratégico proposto. A natureza do estudo pode ser considerada aplicada, uma vez que o mesmo ocorre para verificar interesses locais, no presente caso o Laboratório Oficial Farmacêutico em questão.
Foi realizada busca na literatura em bases de dados indexadas, tais como Scielo, Web of Science e SCOPUS sobre os laboratórios farmacêuticos Oficiais e Privados, sobre Planejamento estratégico, gestão estratégica e organizacional. Documentos internos foram consultados, bem como brainstorming com os gerentes do setor. A forma utilizada foi a matriz SWOT e as análises permitiu construir mapa estratégico com BSC.
Principais resultados
a) A organização possui Planejamento Estratégico e vem procurando revê-lo periodicamente. Entretanto, nota-se um descompasso com algumas áreas internas, como a TI. O fato parece estar relacionado com as demandas internas se sobreporem em terem suas próprias prioridades e, embora, procurem atingir a missão institucional, seguem os protocolos e procedimentos internos, não se coadunam, no total, com um Planejamento alinhado ao Planejamento macro institucional.
b) O confronto com a literatura bibliográfica permitiu sedimentar conceitos e propor ações para o Departamento de TI da Instituição e alta gerência, no sentido de criar um Planejamento Estratégico do Departamento alinhado com o da Instituição. Este define proposições e etapas para o alcance macro de forma transversal com apoio a todos os setores da Instituição.
c) Indicadores foram necessários utilizar para medir e acompanhar as etapas, confrontando-os com a performance anterior, de forma manter um aprimoramento contínuo.
d) Os macroprocessos identificados e os documentos operacionais disponibilizados pela Instituição proporcionaram uma agilidade em analisar as questões inerentes ao alinhamento estratégico faltante. O fato da Instituição disponibilizar e permitir o trabalho, demonstrou a transparência e o engajamento institucional para a melhoria contínua.
e) A etapa de tempos e movimentos para atendimento dos clientes x fornecedores internos foi identificada, porém, não trabalhada, uma vez que com o alinhamento estratégico construído com o Planejamento do departamento de TI com o Planejamento Estratégico da Instituição realizado, acredita-se que haverá melhor destreza e presteza dos atendimentos de TI.
Contribuições teóricas/metodológicas
Dentre vários, as referências na área em voga mostraram-se eficaz de forma a ratificar as teorias para implantação e alinhamento estratégico das organizações, tais como Mentzberg, Prahalad, Hamel, Porter etc. A utilização de indicadores para medir e analisar o respectivo alinhamento contribui para o monitoramento e antecipação de problemas na organização.
Contribuições sociais/para a gestão
A utilização da teoria em questão em estudo prático pôde evidenciar obtenção prática de caso para alinhar a estratégia da empresa com os departamentos. O trabalho em voga contribui socialmente para todas as demais empresas ou setores públicos para aplicarem o método e otimizarem seus processos e práticas gerenciais e estratégicas.