Resumo

Título do Artigo

Modelo de avaliação de fornecedores em gestão de programas internacionais
Abrir Arquivo

Tema

Estratégia e Gestão de Portfólio

Autores

Nome
1 - Jenilson Audi Ribeiro Campos
Proconsel Engenharia e Consultoria - Belém

Reumo

Objetivo do estudo
Demonstrar o desenvolvimento e aplicação de um modelo de avaliação da qualidade dos serviços de fornecedores adotado no gerenciamento de programa de expansão de rede elétrica de média tensão e baixa tensão de concessionária pública no Paraguai
Relevância/originalidade
O setor de prestação de serviços incluindo o serviço de distribuição de energia é carente de padronização e mensuração de qualidade em sua cadeia de suprimentos, este estudo contribui com padronização e metodologias incrementando as ferramentas da gestão estratégica da cadeia de suprimentos no setor de distribuição de energia elétrica em implementações de programas com alto grau de investimento internacional.
Metodologia/abordagem
Entendimento do modelo de concessão do mercado de energia no Paraguai, pesquisa de satisfação com a qualidade dos serviços prestados pelas principais fornecedoras da concessionária, estudo do modelo de contratações públicas no Paraguai, verificação das interfaces na gestão de contratos de longo prazo, análise dos indicadores de qualidade no fornecimento de energia no Paraguai, estabelecimento de prioridade de demandas do cliente junto aos fornecedores, construção de padrões desejáveis de nível de serviço e comunicação aos fornecedores, aprovação do modelo junto aos níveis gerenciais da concessionária de energia, cálculo e reporte periódico do índice de avaliação dos fornecedores.
Principais resultados
Estabelecimento de modelo de avaliação de fornecedores na construção de redes elétricas, construção de ferramenta para cálculo e aferição do indicador de avaliação da qualidade dos serviços prestados pelos fornecedores, aumento na transparência do processo de comunicação das demandas de qualidade da concessionária de energia, cliente na implementação do programa
Contribuições teóricas/metodológicas
metodologia de calculo de indice de avaliação da qualidade dos serviços de fornecedores na construção de redes elétricas agrupadas em programas de interesse social e financiamento internacional, seleção de prioridades de gestão, montagem de equações para cálculo conforme padrões de níveis de serviço estabelecidos pela concessionária
Contribuições sociais/para a gestão
Com o estabelecimento da metodologia de cálculo de avaliação de fornecedores na gestão de contratos públicos do mercado de energia elétrica damos transparência no processo de reportar as vantagens competitivas e deficiências de cada fornecedor a implementação de programas de grande envergadura e diversidade de stakeholders, provendo ferramentas à alta gestão em pleitos identificáveis de melhoria na gestão dos contratos.

Abstract

Study goals
Demonstrate the development and application of a model for evaluating the quality of supplier services adopted in the management of a public utility concessionaire expansion program for medium voltage and low voltage in Paraguay
Relevance / originality
The service provision sector including the energy distribution service lacks standardization and measurement of quality in its supply chain, this study contributes to standardization and methodologies by increasing the tools of strategic management of the supply chain in the energy distribution sector implementation of programs with a high degree of international investment.
Methodology / approach
Understanding of the concession model for the energy market in Paraguay, satisfaction survey with the quality of services provided by the main suppliers of the concessionaire, study of the public procurement model in Paraguay, verification of interfaces in the management of long-term contracts, analysis of indicators of quality in the supply of energy in Paraguay, priority setting of customer demands with suppliers, construction of desirable service level standards, approval of the model with the management levels of the energy utility, communication and training of suppliers, calculation and reporting periodic evaluation of the suppliers' index.
Main results
Establishment of a model for evaluating suppliers in the construction of electrical networks, construction of a tool for calculating and measuring the indicator for evaluating the quality of services provided by suppliers, increasing the transparency of the process for communicating the quality demands of the energy utility, customer in program implementation
Theoretical / methodological contributions
methodology for calculating the index of quality assessment of supplier services in the construction of electrical networks grouped into programs of social interest and international financing, selection of management priorities, assembly of equations for calculation according to service level standards established by the concessionaire.
Social / management contributions
With the establishment of the methodology for calculating the assessment of suppliers in the management of public contracts in the electricity market, we provide transparency in the process of reporting the competitive advantages and deficiencies of each supplier, the implementation of large programs and diversity of stakeholders, providing tools to the senior management in identifiable claims for improvement in contract management.