Objetivo do estudo
Examinar como modelo visual Life Cycle Canvas® influencia na atuação da função de governança exercida pelo patrocinador do projeto no ciclo de vida de projetos de uma instituição pública de ensino.
Relevância/originalidade
A presente pesquisa demonstra-se relevante a partir do momento que os estudos relacionando governança de projetos e o patrocinador tem sido pouco explorado por pesquisadores, assim como não há evidências sobre a utilização de um modelo ou ferramenta que auxilia nesta relação
Metodologia/abordagem
Foi realizada uma pesquisa com procedimentos de estudo de caso e abordagem qualitativa. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas individuais semiestruturadas. A análise dos dados foi efetuada por meio da análise de conteúdo com auxílio do software ATLAS.ti.
Principais resultados
Enquanto resultado, foi identificado que o modelo visual Life Cycle Canvas® pode contribuir para atuação deste papel nas seis dimensões sugeridas por Crawford et al. (2008). Relações com as principais teorias de governança atreladas a gestão de projetos também foram identificadas.
Contribuições teóricas/metodológicas
Demonstra que o modelo Life Cycle Canvas® contribui para a função de governança do patrocinador, fornecendo indícios que a literatura está correta sobre sua função de governança (Hazard & Crawford, 2004; Crawford et al. 2008; Too & Weaver, 2014).
Contribuições sociais/para a gestão
Este trabalho sugere que o modelo visual Life Cycle Canvas® pode ser uma ferramenta importante para melhorar a atuação de governança que o patrocinador deve ter, possibilitando que ele enxergue seu papel durante todo o ciclo de vida de um projeto.