Resumo

Título do Artigo

ATUAÇÃO DO PATROCINADOR NA GOVERNANÇA DE PROJETOS COM BASE NO MODELO DE GESTÃO VISUAL DE PROJETOS LIFE CYCLE CANVAS®: EVIDÊNCIAS DE UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA DE ENSINO
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Tema

Tópicos Emergentes em Gestão de Projetos

Autores

Nome
1 - João Paulo Oliveira Lucena
Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN - PPGA
2 - Josué Vitor de Medeiros Júnior
Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN - Departamento de Ciências Administrativas
3 - Manoel Veras de Sousa Neto
Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN - PPGA
4 - André Morais Gurgel
Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN - Departamento de Ciências Administrativas

Reumo

Objetivo do estudo
Examinar como modelo visual Life Cycle Canvas® influencia na atuação da função de governança exercida pelo patrocinador do projeto no ciclo de vida de projetos de uma instituição pública de ensino.
Relevância/originalidade
A presente pesquisa demonstra-se relevante a partir do momento que os estudos relacionando governança de projetos e o patrocinador tem sido pouco explorado por pesquisadores, assim como não há evidências sobre a utilização de um modelo ou ferramenta que auxilia nesta relação
Metodologia/abordagem
Foi realizada uma pesquisa com procedimentos de estudo de caso e abordagem qualitativa. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas individuais semiestruturadas. A análise dos dados foi efetuada por meio da análise de conteúdo com auxílio do software ATLAS.ti.
Principais resultados
Enquanto resultado, foi identificado que o modelo visual Life Cycle Canvas® pode contribuir para atuação deste papel nas seis dimensões sugeridas por Crawford et al. (2008). Relações com as principais teorias de governança atreladas a gestão de projetos também foram identificadas.
Contribuições teóricas/metodológicas
Demonstra que o modelo Life Cycle Canvas® contribui para a função de governança do patrocinador, fornecendo indícios que a literatura está correta sobre sua função de governança (Hazard & Crawford, 2004; Crawford et al. 2008; Too & Weaver, 2014).
Contribuições sociais/para a gestão
Este trabalho sugere que o modelo visual Life Cycle Canvas® pode ser uma ferramenta importante para melhorar a atuação de governança que o patrocinador deve ter, possibilitando que ele enxergue seu papel durante todo o ciclo de vida de um projeto.

Abstract

Study goals
Examining how the Life Cycle Canvas® visual model influences the role of the governance role played by the project sponsor in the life cycle of projects at a public educational institution.
Relevance / originality
This research proves to be relevant from the moment that studies relating project governance and the sponsor have been little explored by researchers, as well as there is no evidence on the use of a model or tool that helps in this
Methodology / approach
A research was carried out with case study procedures and a qualitative approach. Data collection was performed through individual semi-structured interviews. Data analysis was performed through content analysis using the ATLAS.ti software.
Main results
As a result, it was identified that the Life Cycle Canvas® visual model can contribute to the performance of this role in the six dimensions suggested by Crawford et al (2008) Relationships with the main governance theories linked to project management were
Theoretical / methodological contributions
It demonstrates that the Life Cycle Canvas® model contributes to the sponsor's governance role, providing evidence that the literature is correct about its governance role (Hazard & Crawford, 2004; Crawford et al. 2008; Too & Weaver, 2014).
Social / management contributions
This work suggests that the Life Cycle Canvas® visual model can be an important tool to improve the role of governance that the sponsor must have, enabling him to see his role throughout the life cycle of a project.