Resumo

Título do Artigo

DESENVOLVIMENTO DE UMA ÁRVORE MÍNIMA GERADORA POR MEIO DE ALGORITMOS DE SIMULAÇÃO
Abrir Arquivo

Tema

Simulação e Modelagem (Digital Twin) e Integração de Sistemas (Equipment Integration)

Autores

Nome
1 - Clarissa Maria Rodrigues de Oliveira
Universidade Federal do Piauí - UFPI - Campus Ministro Petrônio Porttella
2 - Matheus Lopes Bittencourt
Universidade Federal do Piauí - UFPI - Campus Ministro Petrônio Portella
3 - Paula Cristina de Amorim Andrade
Universidade Federal do Piauí - UFPI - Campus Ministro Petrônio Portela

Reumo

Objetivo do estudo
O presente artigo tem o objetivo de demonstrar o processo de definição da menor rota de distribuição de um produto para uma rede de clientes, procedendo com determinação da árvore mínima geradora por meio do algoritmo de Kruskal e de Prim.
Relevância/originalidade
Assim, contribui com a evolução da pesquisa quanto ao tema, auxiliando pesquisadores da área na compreensão e entendimento de algoritmos de simulação operacional, permitindo a verificação do desenvolvimento de uma simulação de forma clara, simples e prática.
Metodologia/abordagem
Logo, configura-se como uma pesquisa básica e experimental, no qual as etapas de desenvolvimento iniciam com um levantamento bibliográfico, seguido da definição de parâmetros para a realização da simulação, finalizando com a aplicação dos algoritmos e a interpretação dos dados.
Principais resultados
Nos resultados, revela-se que por intermédio dos algoritmos de Kruskal e Prim, é possível definir rotas mínimas de transporte em uma rede de distribuição, auxiliando no gerenciamento operacional, na tomada de decisão e no desenvolvimento de estratégias para a solução de problemas.
Contribuições teóricas/metodológicas
Além disso, demostra-se que método de Prim manifesta uma maior morosidade de aplicação manual do algoritmo, uma vez que o desenvolvimento da árvore mínima segue dependências.
Contribuições sociais/para a gestão
Portanto, com as simulações é possível elaborar um levantamento dos tempos relacionados ao transporte, o qual consiste em uma cronoanálise dos tempos de deslocamento entre os percursos, assim, as mesmas podem demonstrar o impacto causado pela diminuição dos lead times de entrega.

Abstract

Study goals
This article aims to demonstrate the process of defining the shortest distribution route of a product to a customer network, proceeding with the determination of the minimum spanning tree using the Kruskal and Prim algorithm.
Relevance / originality
Thus, it contributes to the evolution of research on the subject, helping researchers in the area to understand and understand operational simulation algorithms, allowing the verification of the development of a simulation in a clear, simple and practical way.
Methodology / approach
Therefore, it is configured as a basic and experimental research, in which the development stages start with a bibliographic survey, followed by the definition of parameters for the simulation, ending with the application of algorithms and data interpretation.
Main results
In the results, it is revealed that through the Kruskal and Prim algorithms, it is possible to define minimum transport routes in a distribution network, helping in operational management, decision making and the development of strategies for solving problems.
Theoretical / methodological contributions
Furthermore, it is shown that Prim's method shows a greater delay in the manual application of the algorithm, since the development of the minimum tree follows dependencies.
Social / management contributions
280 / 5000 Resultados de tradução Therefore, with the simulations it is possible to prepare a survey of the times related to transport, which consists of a chronoanalysis of the travel times between the routes, thus, they can demonstrate the impact